10 de maio de 2009

Corneta ao Cubo (2)

Seguindo a ótima atividade de cornetar elencos: o escolhido de hoje será um clube que tem simplesmente uma partida, amanhã, tão ou mais valiosa que uma final de Champions League: Newcastle United.



A tradicionalíssima equipe do nordeste inglês tem uma batalha de proporções dramáticas, em casa, contra o Middlesbrough. Ambas as equipes estão com 31 pontos, na zona de rebaixamento, três pontos atrás do Hull City, primeiro dos que se salvam. O empate é tudo que o Hull quer.

Caso não vença, o Newcastle passa a depender de triunfos mais complicados nas duas últimas rodadas, contra Fulham (casa) e Aston Villa (fora).


Relembrando a coloração:

Azul - Jogador-chave para uma nova equipe
Verde - Jogador útil
Laranja - Sinal de alerta ligado. Última temporada pra mostrar que deve permanecer
Vermelho - Dispensável

Vamos lá:

Goleiro:
Harper - Identificado com o clube, onde joga há mais de uma década. Porém, nem se compara ao seu antecessor, Shay Given. Não chega a comprometer, mas...

Defensores:
Coloccini - Muito em breve aparecerá num time argentino. Só o Newcastle mesmo para contratá-lo...
Caçapa - Mais tempo machucado do que jogando. Não fará falta se sair.
Jose Enrique - Convocado pela seleção sub-21 da Espanha, esperava-se mais dele. Ou não se adaptou ao futebol inglês, ou não era o que se esperava. De todo modo, não tem porque abrir mão de um jogador jovem e que custou mais de 6 milhões de euros.
Bassong - Fraco tecnicamente, mas como é jovem, pode evoluir.
Ryan Taylor - Tchau.
Beye - Tchau. E nem o argumento sobre jovialidade o ajudaria, pois tem 31 anos já.
Steven Taylor - Havendo um zagueiro de melhor nível ao seu lado, pode formar uma boa dupla, apesar de ter jogado de lateral direito boa parte da temporada.
David Edgar - Promissor. Não havendo sobre ele a responsabilidade de ser o zagueiro titular, pode evoluir.

Meias:
Barton - Se ao menos compensasse tecnicamente suas idiotices fora do campo... Vai começar a ajudar o Newcastle quando for embora.
Butt - Se o time cair, pode sair; se permanecer na 1ª divisão, fica.
Nolan - Era uma ótima contratação, mas lesões o atrapalharam. Mas é bom jogador.
Guthrie - Revelado pelo Liverpool, é um meia muito promissor, pode render alguns milhões pros cofres da equipe no futuro.
Geremi - Hora de renovar. Tchau.
Jonas Gutiérrez - Algumas vezes até titular da seleção argentina, mas não mostrou grandes qualidades que o credencie a ficar na equipe. De todo modo, mais uma temporada no clube.
Duff - Como profundidade no elenco, tem espaço na equipe, mas como titular não.

Atacantes:
Martins - Ridículo.
Owen - Owen atingiu um status em que nem em forma física ideal - o que é muito raro - ele vem jogando bem. Deve ganhar fortunas pra pouco futebol. Sai.
Alan Smith - Joga muito mais de meia do que de atacante. Esforçado, tem seu valor no elenco.
Viduka - Outro que deve ter um grande salário pra quase nulo futebol. Sai.
Lovenkrands - Jogou apenas 7 partidas, difícil analisá-lo. Analisando o Lovenkrands dos tempos de Rangers, fica. O dos tempos de Schalke, sai.
Andrew Carroll - De todos os jovens jogadores do elenco, Carroll é, sem dúvida, o de maior futuro. Jogador alto (1,91m), seria titular tranquilamente não houvesse nomes - e apenas nomes - fortes no time titular. Formado nas categorias de base do próprio clube.

Sendo eu o presidente do Newcastle United, contrataria:

3 Defensores (sendo: dois zagueiros titulares e um lateral direito como opção)
3 Meias (sendo: um volante titular, um meia armador titular e um winger como opção)
2 Atacantes (sendo: um segundo atacante pra ser titular e outro como opção)

Desse modo, teríamos um Newcastle assim (mantendo o 4-4-2):
Harper; Steven Taylor, Zagueiro 1, Zagueiro 2 e Jose Enrique; Volante 1 (ou Nolan), Meia Armador 1, Jonas Gutiérrez e Duff (ou Winger 1); Atacante 1 e Andrew Carroll.

Evidente que falar é fácil, até por isso estou falando, mas o Newcastle precisa fazer algo diferente do que sair contratando as sobras de outros times, como Martins e Coloccini. Investir em jogadores jovens, como Guthrie e Carroll, que certamente terão mais a mostrar do que Vidukas da vida, podem salvar a equipe da segunda divisão. Do contrário, corre-se o risco de mais uma equipe de tradição na Inglaterra, como o Leeds United e o Nottingham Forest, viver do passado.


Comente, opine, concorde, discorde, cornete um time, sugira um time a ser cornetado, pois cornetar é bom demais!

Nenhum comentário: