13 de maio de 2009

Corneta ao Cubo (3)

Mais um time a ser analisado/cornetado: Essa foi, sem dúvida, a maior decepção do Calcio nessa temporada, terminando a 35ª Rodada já sem chances sequer matemáticas de chegar a próxima Champions League, e vai precisar lutar bastante para conseguir uma vaga na Liga Europa. Falemos sobre a Roma.



As principais mudanças no time precisam ser na defesa, onde a equipe já sofreu 54 gols, sendo 36 gols fora de casa em 18 partidas, dando uma média exata de dois gols sofridos quando atua como visitante. Absurdo pra uma equipe que nessa mesma temporada jogou Champions League como atual vice-campeã italiana.

Vamos lá:

Azul - Jogador-chave para uma nova equipe
Verde - Jogador útil
Laranja - Sinal de alerta ligado. Última temporada pra mostrar que deve permanecer
Vermelho - Dispensável


Goleiros:
Doni - Vem sendo muito criticado nessa temporada, e com razão. Mas possui créditos, evoluiu bastante desde que chegou na equipe, criticá-lo é quase o hobby de muita gente, tal qual criticar o Belletti.
Arthur - Se Doni recuperar sua forma, Arthur pode ser um bom reserva, mas não mostrou condições de ser titular nas chances que teve.
Júlio Sérgio - Apareceu como um goleiro promissor no Santos, mas estagnou sua carreira, é apesar o 3º goleiro da Roma, só tem a ganhar se sair de lá, mesmo que pra um time menor.

Defensores:
Mexes - Não vai dar pra elogiar nenhum defensor da Roma nessa temporada. Mas Mexes é bom zagueiro.
Juan - Um zagueiraço, sem dúvida, mas preocupa o tempo em que ficou machucado essa temporada.
Panucci - Se resolveu seus atritos com Luciano Spalletti, fica; se não resolveu, sai, pois de ambiente pesado já não basta essa temporada.
Cassetti - Útil pela versatilidade. E só.
Tonetto - Tchau, o mais rápido possível.
Loria - Hahahahahaha.
Diamoutene - Nível Siena.
Riise - Muito útil a equipe, especialmente quando se tem nela zagueiros fraquíssimos, fazendo com que o norueguês, de características ofensivas, atuasse na zaga.
Cicinho - Vinha conquistando o espaço dele, mas teve uma séria lesão no joelho (segundos depois de marcar um gol). Precisa provar o investimento feito nele, coisa que ainda não fez.
Marco Motta - Bom valor. Panucci pode jogar na zaga tendo Motta pela direita.

Meias:

De Rossi - Indiscutível.
Brighi - Temporada surpreendente desse jogador que era, até então, de mediano pra baixo. Resta conseguir manter o nível na próxima temporada.
Perrotta - Supervalorizado, não acrescenta nada ao time.
Aquilani - Ótimo jogador. Tirando quando não esteve lesionado, era incompreensível Spalletti deixá-lo no banco.
Pizarro - Útil como profundidade no elenco, mas titular não.
Taddei - Idem Pizarro.
Menez - Muito habilidoso, vai evoluir ainda (apenas 22 anos), caso tenham paciência com ele.

Atacantes:
Totti - Indiscutível.
Vucinic - Alterna momentos espetaculares e decisivos com momentos bizonhos e decisivos pro lado negativo. Mas manteria na equipe.
Júlio Baptista - Ótima temporada. Fica.
Montella - Tem uma história enorme na Roma, mas caso a equipe da capital pretenda evoluir na próxima temporada, não pode contar com gols dele.

Sendo eu o presidente da AS Roma, contrataria:

3 Defensores (sendo: um zagueiro titular (dependendo das condições físicas de Juan), um lateral direito titular e um lateral esquerdo como opção)
2 Meias (sendo: um meia armador titular e um winger)
2 Atacantes (sendo: um centroavante titular e um segundo atacante como opção)

Desse modo, teríamos uma Roma assim (optando pelo atual 4-3-1-2, apesar da Roma variar essa tática):
Doni; Lateral 1, Mexes, Juan (Zagueiro 1) e Riise; De Rossi, Brighi e Aquilani; Meia Armador 1; Totti e Centroavante 1

Nessa tática, o winger não seria tão fundamental, mas variando para o 4-2-3-1, aí passa a ser fundamental alguém melhor que Taddei.

Tudo depende do tamanho que a Roma pretende ter na próxima temporada. Se estiver satisfeita em brigar por Liga Europa, não precisa mudar muita coisa. Caso queira voltar a botar medo nos adversários e almejar títulos, então muita coisa precisa mudar, talvez começando pelo técnico, do qual sou fã, mas parece estar desgastado dentro da equipe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny