21 de maio de 2009

Seleção Brasileira: Convocação

Dunga convocou nesta quinta-feira 23 jogadores para os jogos contra Uruguai (07/06) e Paraguai (10/06) pelas Eliminatórias, e para, no mínimo, as três partidas da Copa das Confederações, que começa no dia 14/06. Caso chegue até a final, os jogadores ficarão com a seleção até o dia 28/06.


Antes da lista, fica a minha revolta para muitas pessoas que estão bravinhas porque o Dunga convocou jogadores dos times brasileiros que estão em fase final de Copa do Brasil e Libertadores. Que culpa ele tem que o calendário brasileiro e sul-americano fede a merda? Se a Copa do Brasil e a Libertadores durassem o ano inteiro, como Champions League e as Copas Nacionais dos países europeus, não teria esse problema ridículo. Agora, é justo com quem joga no futebol brasileiro ser prejudicado por causa do calendário e perder uma puta chance de garantir seu lugar na Copa do Mundo, ainda mais agora, a um ano dela?

Goleiros:
Júlio César (Inter de Milão-ITA) - Inquestionável.
Gomes (Tottenham-ING) - Questionável, ainda mais porque deve ser o reserva imediato, além da temporada com mais baixos do que altos.
Victor (Grêmio-BRA) - Justíssima convocação, o melhor goleiro brasileiro em atividade, chega a ser piada pedirem o Bruno...

Laterais:
Maicon (Inter de Milão-ITA) - Um dos 3 grandes jogadores da Inter nessa temporada, ao lado de J.César e Ibrahimovic
Daniel Alves (Barcelona-ESP) - Justíssimo, porém, noticiou-se hoje uma lesão em D.Alves, resta saber se não haverá mudança.
Kléber (Internacional-BRA) - É bom jogador, mas já viveu momentos melhores. Fábio Aurélio seria melhor opção.
André Santos (Corinthians-BRA) - Também já esteve em melhor fase, e está com uma máscara de dar nojo. Mas vale a aposta, fez por merecer.

Zagueiros:
Juan (Roma-ITA) - Um problemão. Juan passou - e terminou - grande parte da temporada lesionado. Em condições ideais, é titular absoluto.
Lúcio (Bayern de Munique-ALE) - Temporada com altos e baixos, mas tem crédito.
Alex (Chelsea-ING) - Se firmou, mesmo com Ricardo Carvalho voltando de lesão, não saiu mais do time. Tem que ser a primeira opção de banco.
Luisão (Benfica-POR) - Piada de péssimo gosto.

Volantes:
Josué (Wolfsburg-ALE) - Quem assiste Campeonato Alemão sabe o quão muito bem vem jogando o volante, não à toa é o capitão da equipe, posto que, na Europa, tem muito valor.
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE) - Compete com Luisão pra ver qual a piada de mais mau gosto.
Felipe Melo (Fiorentina-ITA) - Justa por ter aproveitado suas oportunidades, mas é um jogador bem mediano, não o vejo numa Copa do Mundo.

Meias:
Anderson (Manchester United-ING) - Boa convocação, e se tornou nessa temporada um jogador que acrescentará muitas opções táticas ao time.
Ramires (Cruzeiro-BRA) - Excelente convocação, outro que é taticamente importante.
Elano (Manchester City-ING) - Pelo que joga na seleção, convocação justa; pelo que (não) joga no Man City, convocação estranha.
Júlio Baptista (Roma-ITA) - Não gosto, mas vem fazendo boa temporada, e costuma aparecer bem em jogos decisivos. É justa a convocação.
Kaká (Milan-ITA) - Inquestionável.

Atacantes:
Luis Fabiano (Sevilla-ESP) - Não vive grande fase, mas tem futebol de sobra pra ser convocado e titular, fez por merecer tal condição.
Robinho (Manchester City-ING) - Deu uma melhoradinha na reta final da Premier League, mas ainda muito abaixo do investido. Dunga prega tanto não haver cadeiras cativas na seleção, mas esta parece ser uma.
Alexandre Pato (Milan-ITA) - Inquestionável.
Nilmar (Internacional-BRA) - Merecidíssimo, mas tem que jogar, não adianta ir pra só treinar.


Ausências relevantes:
Ronaldinho Gaúcho - Pela primeira vez consegui acreditar que quem faz a convocação é o Dunga, e não a CBF.
Grafite - Não dá pra entender sua ausência. Artilheiro do Camp. Alemão com incríveis 26 gols, merece muito mais do que Robinho, por exemplo.
Fábio Aurélio - A posição mais carente da seleção não será ocupada pelo jogador que melhor agrega as qualidades defensivas e ofensivas, ao contrário dos convocados Kléber e André Santos, que são muito mais ofensivos.
Miranda - Não dá pra entender...
Hernanes - Não vinha jogando por onde ser convocado. Decisão correta.
Diego - Parece sofrer do mesmo mal que Riquelme. No Werder Bremen, onde tem toda confiança da comissão técnica, jogadores e torcedores, consegue desenvolver um futebol de primeiro nível, mas na seleção, onde ele não é o principal jogador, não consegue. Resta a dúvida: Diego não joga bem na seleção por não ter respaldo ou não tem respaldo porque não joga bem? De todo modo, eu o convocaria.
Adriano - Só faltava ser convocado...


Provável time titular: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Kléber; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano, Kaká e Robinho; Luis Fabiano.


Nada mais irritante do que 'brasileirinhos' que não concordam com três ou quatro nomes dizendo que essa seleção é um lixo, uma palhaçada ou sei lá mais o que. Nenhuma pessoa - nem mesmo os tais 'brasileirinhos' - conseguiriam fazer uma lista que 100% das pessoas pegassem e dissessem: "É, essa é a minha lista também". Então, por favor, parem de encher o saco. E quem está escrevendo isso é uma pessoa que torce contra a seleção.

Nenhum comentário: