26 de julho de 2007

Jogos Panamericanos 2007 (4)

O Brasil é o país do futebol. Até ai nenhuma novidade. Mas qualquer pessoa ao ouvir isso automaticamente só pensa no futebol masculino, em Pelé, Garrincha, Zico. Mas vamos ficar na esperança que isso mais uma vez mude, porque o que essas garotas brasileiras jogaram nesse Pan é algo fabuloso, algo que não se vê mais no futebol masculino, um futebol onde a ordem é "preencher espaços". Um futebol completamente vistoso, um futebol ao qual sempre sonhei em ver, um futebol até certo ponto sem compromisso, irreverente, um futebol alegre. Brasileiro gosta disso, brasileiro precisa disso. Essas meninas, especialmente a gênia Marta, nos proporciona isso.

Marta, a primeira jogadora a entrar para a calçada da fama do Maracanã, é especial, espetacular, confesso ter ficado emocionado com as jogadas dela, ela me fez sorrir tal qual Ronaldinho fazia no seu auge no Barcelona. E só um dado levantado por Paulo Vinícius Coelho hoje: a Marta já atuou mais vezes no Maracanã que Ronaldinho, Ronaldo e Kaká.

Marta é a melhor jogadora do mundo (ela não pediu dispensa do Pan), ela certamente vai reinar tal qual fez a americana Mia Ham por vários e vários anos. Marta é um fenômeno.

Mas não tem como destacar apenas uma jogadora nessa seleção. Cristiane é um talento fora do comum também, é uma jogadora imprevisível. Elaine é uma excelente volante. Daniela Alves fez uma final impecável. Aline é uma baita zagueira. Tudo isso mesclado a experiência de jogadoras como Formiga, Pretinha e Kátia Cilene. Essa seleção enche os olhos, essa seleção orgulha o povo brasileiro, levou 60 mil pessoas ao Maracanã hoje. É um futebol ao qual jamais veremos no masculino novamente.

Campanha brasileira:

1ª fase
Brasil 4 x 0 Uruguai
Brasil 5 x 0 Jamaica
Brasil 10 x 0 Equador
Brasil 7 x 0 Canadá

Semifinal
Brasil 2 x 0 México

Final
Brasil 5 x 0 EUA

Nenhum comentário: