27 de janeiro de 2008

Escândalo Futebol Interior

Um dos maiores escândalos do jornalismo esportivo brasileiro

Uma vergonha. Não tem outra palavra que descreva o que se seguirá abaixo.

O texto abaixo foi publicado no Blog do Paulinho e republicado no Blog do Juca. Trata-se de uma vergonhosa política do site Futebol Interior de extorquir presidentes de clubes, técnicos e jogadores.

A política do site: quem não quiser matérias negativas no site, que pague. Quem quiser matérias positivas, que pague. É como se chegassem no Dunga e dissessem: "Dunga, a gente pode argumentar em nosso site que você foi uma boa escolha para o cargo, mas queremos uma determinada quantia por isso".

Abaixo alguns e-mails dos donos do site para os seus funcionários, com recomendações expressa sobre quem 'queimar' e quem fazer boa imagem nas matérias veinculadas no site. Entre parênteses, comentários deste blogueiro:


From: Artur Eugênio Mathias
Sent: Friday, April 13, 2007 9:54 AM
Subject: Pautas Importantes - Jornalismo e Comercial


Caíram na A1:- América, São Bento, Rio Branco e Santo André.
Caíram na A2:- Palmeiras B, Nacional, Taubaté e Osvaldo Cruz.

Dos oito rebaixados, NENHUM é parceiro. NENHUM. Sendo que apenas o Santo André foi em determinado momento e, talvez, agora na Série B, volte a ser.

Então temos que pautar matérias jornalísticas para queimar a administração destes clubes, mas com FOTO dos presidentes. Coisa que a gente não tem feito.

Presidente de clube parceiro tem que ser valorizado, massageado a vaidade. Presidente de clube não parceiro e que ainda leva o time ao
rebaixamento, tem que ser queimado.

(Parece piada, mas é verdade este último parágrafo).


De Artur Eugênio Mathias

Senhores, hoje vamos ouvir o pessoal da EMS no caso "time biônico". Esta semana, cada dia, teremos matéria nova e com fatos novos. Quero atingir,primeiro, o laboratório EMS e, depois, a Prefeitura de Hortolândia.

Depois, quando a matéria entrar no ar - COM FOTO DO COSME - é bom lembrar que uma pessoa morreu em uma competição realizada em Campinas com patrocínio da Energil C.

O objetivo é fazer com que este COSME seja marcado negativamente na EMS e que haja desgaste na imagem deste laboratório.

(Brilhante jornalismo...)


From: Artur Eugênio Mathias
Sent: Wednesday, September 12, 2007 9:49 AM
Subject: Posição do Futebol Interior - Eleições do Guarani

Atenção, senhores!

O candidato do Futebol Interior nas eleições para presidente do Guarani é CID FERREIRA.

Pode até ser que eu mude de idéia, o que não acredito, mas o candidato do Futebol Interior é CID FERREIRA.

Então, a partir da presente data, quero somente matérias positivas do CID FERREIRA e negativas da atual gestão. Caso haja demais candidatos, matérias neutras até segunda ordem.

("Então, a partir da presente data, quero somente matérias positivas do CID FERREIRA e negativas da atual gestão." Uma das frases mais nojentas destes e-mails...)


From: Artur Eugênio Mathias

Senhores, o Futebol Interior, assim como todos os veículos de comunicação, tem uma linha editorial . Obviamente que cada um dos senhores tem um conceito pessoal de fatos e de pessoas, mas a linha editorial da empresa tem que ser respeitada sempre e de qualquer maneira.

Caso algum dos senhores tenha um ponto de vista diverso da linha editorial do Futebol Interior, este ponto de vista tem que ser respeitado, mas jamais veiculado nas mídias do FUTEBOL INTERIOR. Ou seja, se a linha editorial do Futebol Interior for, por exemplo, contrária a atual administração do Vila Formosa Esporte Clube, qualquer um dos senhores poderá discordar desta linha editorial internamente, mas o material a ser feito tem que seguir a esta linha editorial.

Este aviso é impessoal, já que não tivemos nenhum fato concreto, mas é importante deixar consignado este recado parta evitar problemas futuros.
Importante, também, os senhores sempre acompanharem o noticiário para sentir a nossa LINHA EDITORIAL e, havendo dúvida ou questionamento, falar diretamente com o Élcio ou com o Artur.

Atualmente alguns pontos são importantes, por exemplo:

1- Estádio do Corinthians - É absurdo a FPF quer fazer um estádio agora.
Temos que pegar pesado nisto.

2- Citadini (política do Corinthians) não é amigo.

3- SEV/Biônico - É imoral para o futebol paulista este time estar na A-3.

4- Guarani - Somos contrários à administração Leonel Martins.

5- FPF - Administração negativa para os times do interior de São Paulo. 69 equipes paradas é um absurdo!

E temos que ir moldando esta nossa LINHA EDITORIAL para que o ponto de vista do FUTEBOL INTERIOR tenha amplitude e uma repercussão cada vez maior.

(Ou seja, os jornalistas deste site não tinham direito a expressar sua opinião no site, tinha que ser a opinião corrupta da Linha Editorial).


De: AEM Advocacia
Data: 09/12/2005 10:55:20
Assunto: Votuporanga - Ruddy


Conversei demoradamente com o GILBERTO PITARELLI, presidente do Votuporanga e deixei claro que não quero que o Ruddy seja o treinador dele.

Disse clara e textualmente que se for mantido o RUDDY eu farei tudo o que for possível para prejudicar o time dele, seja pessoalmente, seja através do Futebol Interior.

Ele ficou chocado e pediu um tempo. Dei uma semana. Se ele mantiver o Ruddy,inimigo. Se dispensar, amigo.

(Uma das mais nojentas de todas. Provavelmente esse Ruddy não quis pagar algo para o site, então foram ao presidente do Votuporanga e fizeram tal ameaça... Incrível...).


Data: 12/12/2005 21:01:55
Assunto: Linha Editorial


Porra!, nem linha editorial vocês se ligam. TODO mundo sabe que eu detesto o Cuca. E vocês chamam ele com elogios na home. VTC, PORRA!

artur

(Forma simpática de tratar os funcionários...)


Data: 22/05/2006 01:27:07
Anexo: ver anexo(s)
Assunto: Ferroviária - Matéria Importante!



Quero matéria arrebentando com a diretoria da Ferroviária, principalmente o presidente. Jogar toda a responsabilidade no presidente, que ficou falando para todo mundo que a Ferroviária já tinha subido e isto motivou os adversários.

Quero matéria fodendo com esta diretoria, inclusive com foto do presidente.

artur

(Mais uma brilhante demonstração de profissionalismo)


É impressionante como uma pessoa pode fazer cerca de 4 anos do curso de jornalismo e se prestar a fazer algo do gênero. E imaginar que tem muita gente qualificada, honesta, que não consegue uma oportunidade.

Nenhum comentário: