23 de julho de 2009

Formações Táticas: Leonardo vai ter trabalho

Conforme prometido, uma análise sobre como o Milan deve jogar. Porém, não foi possível montar apenas uma tática, pois não fazemos ideia ainda do que pensa o novo - literalmente - treinador Leonardo.

Em sua estreia, contra o Los Angeles Galaxy, esboçou um 4-3-3; já na partida contra o América do México, um 4-3-1-2.

Vejamos:



Na meta, a dúvida fica entre Abbiati e Dida, mas particularmente prefiro o italiano.

A defesa não deve ser outra, no máximo Oddo no lugar de Zambrotta. Mas ficará sempre a dúvida sobre as condições físicas de Nesta, que passou grande parte da temporada passada machucado. Kaladze fica como boa opção pro setor, tal qual o norte-americano Onyewu.

No meio de campo, ficaria a opção entre Ambrosini e Seedorf. Indo bem direto ao ponto, Ambrosini é quem mais atrapalha a formar o time. É tido como o sucessor de Maldini com a braçadeira de capitão, fato que praticamente o coloca no time titular. Pirlo e Gattuso não podem sair do time, por mais que o primeiro já não esteja convencendo muito. Nesse esquema, sobraria pra Seedorf, apesar de achar que esse trio aí deixa o meio campo muito pesado. Dá pra se cogitar a entrada de Flamini.

No ataque, Ronaldinho jogaria onde mais fez sucesso na carreira, em seus tempos de Barcelona.


Alternativa 2:



Foi assim (não com esses jogadores) que o Milan perdeu de 2 x 1 para o América do México.

Eu adoraria poder falar que jogar com Ronaldinho centralizado não é das melhores opções, mas com o que vem jogando o brasileiro não sei onde seria. Teve atuação discreta, aparecendo apenas em cobranças de falta.

Nessa formação, Seedorf precisa entrar no time, pra ser o companheiro de Ronaldinho na armação.
Zambrotta
precisaria ser um lateral bastante ofensivo, tal qual é Jankulovski, mas o que também é um problema, não vejo condições do italiano subir ao ataque toda hora, com 32 anos isso é quase impossível.


Alternativa 3:



O "esquema Ancelotti".
Foi assim que o Milan jogou boa parte da temporada passada.

Nesse esquema, é mais viável um centroavante como Inzaghi ou Borriello do que Pato, que funciona melhor com dois atacantes.
Ronaldinho teria a dupla função de criar e se juntar a Inzaghi, enquanto Seedorf teria mais a função de armar.

Sinceramente, essa formação é pra garantir vaga na Champions League, brigar por título não dá. Ainda que Ronaldinho não renda tudo que pode jogando centralizado, o esquema que parece ter mais chances de sucesso é o 4-3-1-2.
Uma alternativa, válida pra todas as táticas, seria trocar as posições de Gattuso por Pirlo, pois o segundo tende a acrescer mais com menos obrigação de marcação do que costuma ter.

Enfim, resolva isso, Leonardo!

Nenhum comentário: