6 de setembro de 2009

Giro pelo mundo das eliminatórias

Após relato das eliminatórias pela América do Sul, agora um giro pelo mundo, começando pela Europa, onde apenas o líder dos nove grupos se classifica, enquanto os oito melhores segundos colocados disputarão repescagem.

Grupo 1: Portugal já não depende mais de si, após empatar, fora, com a Dinamarca, por 1 x 1, gols de Bendtner (42') e do estreante Liédson (86').
Já a Suécia foi a Budapeste e venceu a vice-líder Hungria por 2 x 1. Mellberg abriu o placar para os visitantes, mas Huszti empatou na segunda etapa. Já no fim da partida, aos 49 minutos, Ibrahimovic marcou, meio sem querer, um gol vital pros anseios suecos na competição.

Class.: Dinamarca 17, Hungria 13, Suécia 12, Portugal 10, Albânia 6 e Malta 1

Próxima rodada: Hungria x Portugal, Malta x Suécia e Albânia x Dinamarca

Hungria x Portugal, o grande jogo do Grupo 1 desta quarta-feira. Se perder, Portugal está 99,9% fora da Copa. O jogo é em Budapeste.


Grupo 2: A Suíça conseguiu grande vitória sobre a Grécia, em casa, com gols de Grichting (84') e Padalino (88'), e assumiu a liderança do grupo. Já os gregos estão em segundo, acompanhados da Letônia, que bateu Israel, fora, por 1 x 0.

Class.: Suíça 16, Grécia 13, Letônia 13, Israel 9, Luxemburgo 5 e Moldávia 2

Próxima rodada: Israel x Luxemburgo, Letônia x Suíça e Moldávia x Grécia

Estranho pensar que três dos cinco pontos de Luxemburgo vem de uma vitória sobre a líder Suíça, em plena Zürich.


Grupo 3: A Eslováquia perdeu grande oportunidade de praticamente garantir classificação nesse sábado, ao apenas empatar, em casa, com a Rep. Tcheca, por 2 x 2. Sestak (60') e Hamsik (73') fizeram para os eslovacos, enquanto Pudil (68') e Baros (84') descontaram para os tchecos.
Na outra partida, Polônia e Irlanda do Norte ficaram no 1 x 1, na Polônia. Os britânicos são vice-líderes, mas com um jogo a mais que seus rivais.

Class.: Eslováquia 16, Irlanda do Norte 14, Polônia 11, Eslovênia 11, Rep. Tcheca 9 e San Marino 0

Próxima rodada: Rep. Tcheca x San Marino, Irlanda do Norte x Eslováquia e Eslovênia x Polônia

Grupo muito interessante. E o bônus de ainda enfrentar San Marino - também já com 8 jogos - é da Eslovênia.


Grupo 4: Com gols de Vasili Berezutskiy (17') e Pavlyuchenko (40' e 45'), a Rússia bateu Liechtenstein por 3 x 0, em casa, e segue pressionado a líder Alemanha, que folgou na rodada.
Na outra partida, a Finlândia venceu o Azerbaijão por 2 x 1, e manteve chances matemáticas.

Class.: Alemanha 19, Rússia 18, Finlândia 13, País de Gales 9, Azerbaijão 1 e Liechtenstein 1

Próxima rodada: Liechtenstein x Finlândia, País de Gales x Rússia e Alemanha x Azerbaijão

Se Alemanha e Rússia vencerem quarta-feira, a rodada do dia 10/10 marca um espetacular confronto entre ambos, em Moscou, pra decidir o líder do grupo.


Grupo 5: Espanha segue 100% ao bater a Bélgica por 5 x 0, gols de David Silva (41' e 68'), David Villa (49' e 85') e Piqué (50').
Já a Bósnia, atuando fora de casa, venceu a Armênia por 2 x 0, e segue na vice-liderança, ameaçada pela Turquia, que bateu a Estônia por 4 x 2, em casa.

Class.: Espanha 21, Bósnia 15, Turquia 11, Bélgica 7, Estônia 5 e Armênia 1

Próxima rodada: Espanha x Estônia, Armênia x Bélgica e Bósnia x Turquia

Bósnia x Turquia é um dos grandes jogos da quarta-feira, imperdível. Se os donos da casa vencerem, estão garantidos na repescagem. Para os turcos, a vitória é crucial, pois os bósnios ainda enfrentarão a Espanha, coisa que a Turquia já não faz mais.


Grupo 6: Com um magro 1 x 0, a Croácia - que tem um jogo a mais - se manteve na vice-liderança do grupo, ao bater a Bielo-rússia, gol de Rakitic (24').
No outro jogo, a Ucrânia goleou Andorra por 5 x 0, sendo três gols de pênalti, convertidos por Shevchenko (72'), Milevskiy (91') e Seleznov (95'). Os gols "normais" foram marcados por Yarmolenko (18') e Milevskiy (45+2') mais uma vez.

Class.: Inglaterra 21, Croácia 17, Ucrânia 14, Bielo-rússia 9, Cazaquistão 3 e Andorra 0

Próxima rodada: Inglaterra x Croácia, Bielo-rússia x Ucrânia e Andorra x Cazaquistão

Pergunto: alguma tv no mundo transmitirá Andorra x Cazaquistão?
Se a Inglaterra bater a Croácia, estará matematicamente classificada.


Grupo 7: Outra que deixou de depender só de si é a França, que apenas empatou com a Romênia, em Paris. Henry (48') abriu o placar, mas Escudé (56'), contra, jogou a França pra uma situação delicadíssima.
Na outra partida, a Áustria manteve suas chances ao fazer 3 x 1 nas Ilhas Faroe.

Class.: Sérvia 18, França 14, Áustria 10, Lituânia 9, Romênia 8 e Ilhas Faroe 1

Próxima rodada: Ilhas Faroe x Lituânia, Romênia x Áustria e Sérvia x França

Sérvia x França, que jogo! Uma vitória sérvia e a França não tem mais chances de vaga direta. E correriam risco de perder o segundo lugar caso a Áustria não tivesse conseguido empatar com as Ilhas Faroe.


Grupo 8: A Itália contou com o "italiano" Kaladze, jogador do Milan, para superar a seleção da Geórgia, por 2 x 0, fora de casa. O zagueirão conseguiu marcar dois gols contra (57' e 67') e manteve seu país na lanterna do grupo.
Já a Irlanda suou para bater o Chipre por 2 x 1, fora, mas graças a um gol de Robbie Keane (83') segue na cola da Itália, porém com um jogo a mais.
No mais, a Bulgária fez 4 x 1 em Montenegro, e mantém alguma esperança.

Class.: Itália 17, Irlanda 16, Bulgária 11, Chipre 5, Montenegro 4 e Geórgia 3

Próxima rodada: Itália x Bulgária e Montenegro x Chipre

A Itália joga com obrigação da vitória, pois igualará os mesmos oito jogos da Irlanda e, caso não vença, a rodada do dia 10/10 marca Irlanda x Itália, em Dublin.


Grupo 9: Scott Brown (56') e McFadden (81') deram aos escoceses uma importante vitória sobre a Macedônia, em Glasgow, e se benificiaram do empate da Noruega com a Islândia, fora. Porém, deve sair desse grupo o pior dos segundos classificados, posto que não vale nem repescagem. Só pra não parecer injusto, pois esse grupo tem menos times, os resultados de todos os outros segundos colocados contra os lanternas de seus respectivos grupos serão descartados, pra todos os segundos terem oito jogos.

Class.: Holanda 21, Escócia 10, Noruega 7, Macedônia 7 e Islândia 5

Próxima rodada: Escócia x Holanda e Noruega x Macedônia

É a última rodada do grupo, e se quiser ter alguma chance de não ser a pior segunda colocada, a Escócia precisa vencer a já classificada Holanda.


CONCACAF

Honduras 4 x 1 Trinidad e Tobago
Estados Unidos 2 x 1 El Salvador (Dempsey 41' e Altidore 45'; Castillo 32')
Costa Rica 0 x 3 México (Giovani dos Santos 45', Franco 52' e Guardado 71')

Class.: Honduras 13, Estados Unidos 13, México 12, Costa Rica 12, El Salvador 5 e Trinidad e Tobago 5

Próxima rodada: El Salvador x Costa Rica, México x Honduras e Trinidad e Tobago x Estados Unidos

Contando com a rodada acima, faltam mais três para o fim. Três seleções se classificam diretamente, enquanto a quarta colocada enfrenta o quinto da América do Sul.


Ásia

Playoff da repescagem:
Bahrain 0 x 0 Arábia Saudita

A próxima partida acontece na quarta-feira, na Arábia Saudita. O vencedor enfrentará a Nova Zelândia, campeã da Oceania.


África

Grupo A: Gabão 0 x 2 Camarões (Emana 66' e Eto'o 68').

Class.: Gabão 6, Camarões 4, Togo 4 e Marrocos 2

Próxima rodada: Togo x Marrocos e Camarões x Gabão

Faltam três rodadas.


Grupo B:
Class.:
Tunísia 7, Nigéria 5, Quênia 3 e Moçambique 1

*Domingo: Nigéria x Tunísia e Moçambique x Quênia

Próxima rodada: Nigéria x Moçambique e Tunísia x Quênia

Contando a rodada desse domingo, faltam três.


Grupo C: Ruanda 0 x 1 Egito (Ahmed Hassan 67')

*Domingo: Argélia x Zâmbia

Class.: Argélia 7, Egito 7, Zâmbia 4 e Ruanda 1

Próxima rodada: Zâmbia x Egito e Argélia x Ruanda

Após o jogo de domingo, restarão mais duas rodadas.


Grupo D
Class.: Gana 9, Mali 4, Benin 3 e Sudão 1

* Domingo: Benin x Mali e Gana x Sudão

Próxima rodada: Mali x Sudão e Benin x Gana

Contanto a rodada de domingo, faltam três. Se Gana vencer e Benin e Mali empatarem, Gana estará matematicamente classificada.

Grupo E: Malawi 2 x 1 Guiné e Costa do Marfim 5 x 0 Burkina Faso (Panandetiguiri(contra) 12', Drogba 48' e 65', Yaya Touré 55' e Kader Keitá 68')

Class.: Costa do Marfim 12, Burkina Faso 6, Guiné 3 e Malawi 3

Próxima rodada: Malawi x Costa do Marfim e Guiné x Burkina Faso

Faltando duas rodadas para o fim, só algo atípico até no futebol pra tirar a Costa do Marfim de sua segunda Copa do Mundo consecutiva.

9 comentários:

Lucho Cláudio disse...

Puxa vida em Dedé Renatovski! Tu fez um trabalho melhor que o site da UEFA, E TUDO ISSO SEM RECEBER NENHUM MÍSERO MILHÃO DE EUROS...hehe

As informações são muito completas, meus parabéns! E se algum dia eu entrar em contato com alguém do Trivela vou te indicar, sério mesmo! Ae tu me indica pra trabalhar com curiosidades e estatísticas...UAquacQCAuCAuqCAQ

Abraço!

Lucho Cláudio disse...

Há um boato na praça, de que o sucesso "Pitaquinhos" foi criado pelo grande comentarista da rede bobo: CAIO RIBEIRO(ou Kaká)!

kkkkkkk

Leonardo disse...

Oxi, a concacaf esta disputadíssima! E da-lhe Costinha!!

Futebol ao Cubo disse...

Hahaha, pois é, que mundo injusto (já diria Boça), nem um milhãozinho eu ganho por post.
Acho que devíamos fundar a nossa própria imprensa, tipo fundar a "Revista Três Dedos", concorrente da Trivela!


Sobre a CONCACAF, quem tá muito de olho é a Argentina, seria desesperador saberem que enfrentarão o México ou os EUA. Mas seria engraçado vê-los viajando até Honduras.

Lucho Cláudio disse...

Cê viu que o protagonista dos vídeos do teu blog, é o destaque do "Gênios do Game' dessa semana?


Andrezinho Renatão, tu anda sumido por que?!

Lucho Cláudio disse...

Sobre a revista, estou de acordo!

Lucho Cláudio disse...

hehe !

Lucho Cláudio disse...

Lembrei agora que mudei o título do post. Agora é "Lendas do Game", mas tá legal do mesmo jeito!

E antes que tu pergunte, eu não estou achando que o espaço dos comentários é chat..jeje!

Futebol ao Cubo disse...

Opa, vi seus comentários aqui já tendo comentando sobre seu post do Batistuta! haha
Entro com frequência lá.

Hahahaha, juro que me assustei quando vi "8 comentários", foi legal, faça mais vezes! haha
Abraços!!