10 de outubro de 2009

Sábado de Eliminatórias (IV): Épico em Buenos Aires

O que aconteceu na partida Argentina 2 x 1 Peru é até difícil explicar. Gols perdidos pelo lado argentino, bola na trave pelo lado peruano, uma tempestade pra todos os lados, um gol impedido... Um dos melhores jogos do ano.

A Argentina teve algumas boas chances no primeiro tempo, mas terminou 0 x 0.

No segundo tempo, Maradona tirou o meia Enzo Pérez e colocou Palermo. E de cara já levou um susto, quando o meia peruano Vargas acertou o travessão do bom goleiro argentino Romero.

O gol da Argentina veio na jogada seguinte: Aimar, mostrando-se perfeito na função de 'enganche', deixou Gonzalo Higuaín na cara do gol, e o jogador do Real Madrid marcou na sua estreia. Depois do gol, a Argentina não deixou de atacar, mas pouco a pouco foi ficando nítido o medo de sofrer o empate.

Maradona tirou o autor do gol e colocou o zagueiro Demichelis. Normal, pois naquele instante o time atuava com Aimar, Di María, Messi, Palermo e Higuaín. O problema veio depois, quando sacou Aimar e colocou Federico Insúa. A partir daí, a Argentina passou a dar chutões pra frente, o único com característica pensante e de segurar a bola era Aimar.

E então veio a tempestade, e mal se via o campo. E mal se via o lanterna Peru começar a pressionar a bicampeã mundial Argentina, em pleno Monumental de Nuñez. Mas o gol se viu. O gol de empate, aos 44 minutos do 2º tempo: o suplente Rengifo, de cabeça, no contrapé de Romero. O empate praticamente mataria a Argentina, que foi pra cima, passando a utilizar a tática 'sem tática'.

E foi num escanteio, onde literalmente só não havia o goleiro Romero na área, que a Argentina venceu: bate-rebate, a bola sobra pra Federico Insúa chutar feito um fraldinha, mas graças ao chute errado a bola caiu nos pés de Palermo, impedido, marcar o gol do triunfo antológico da Argentina.
E sim, impedido. Imagens mostraram que o goleiro Butrón estava à frente de Palermo, então o zagueiro que dava condições não era suficiente pra não ser marcado impedimento. O que, de forma alguma, tira os méritos da vitória argentina.

Pra finalizar o drama, na saída de bola, um jogador do Peru que confesso não saber quem, chutou do meio campo, carimbando o travessão de Romero.

Nem num roteiro pensado sairia tão dramática a vitória argentina.




Ficha Técnica:

Argentina 2 x 1 Peru

Local: Monumental de Nuñez, Buenos Aires
Árbitro: Rene Ortube(Bolívia)

Argentina: Romero; Jonás Gutiérrez, Schiavi, Heinze e Emiliano Insúa; Mascherano, Enzo Pérez(Palermo), Aimar(Federico Insúa) e Di María; Messi e Higuaín(Demichelis).
Téc.: Maradona.

Peru: Butrón; Prado, Zambrano, Alberto Rodríguez e Vílchez; Ballón, Rainer Torres, Solano(Palacios), Vargas e Luis Ramírez(Valverde) ; Fano(Rengifo).
Téc.: José del Solar.

Quarta-feira, às 21h de Brasília, Uruguai x Argentina jogarão a vida.

3 comentários:

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Me arrepiei com este jogo.

Não quero a Argentina fora do Mundial por nada neste mundo.

Claudio Henrique disse...

Que jogo foi esse hein? Não esperava que fosse terminar daquele jeito. Que a tensão da Argentina iria se tornar desespero.


Abraços

Flávio Santos disse...

André,

Nem um roteirista de cinema pensaria em algo tão dramático...rs...

Quem diria, o Peru deu trabalho! (em parte pela fraqueza da Argentina)...

E tinha que ser com um gol impedido do mitológico Palermo!

Abraços