24 de novembro de 2009

Dia 1 da penúltima rodada da Liga dos Campeões

Nesta terça-feira realizou-se oito jogos da Champions League, válidos pela quinta rodada. A média de gols foi impressionante: 1,12 - ou nove gols em oito jogos. Um dia tão bizarro que só houve um mísero gol nos 45 minutos finais de todas as partidas.

Começando pelo Grupo E, onde a Fiorentina recebeu o Lyon, num Artemio Franchi lotadíssimo. E o time não decepcionou, vencendo por 1 x 0, gol do peruano Vargas, de pênalti. A vitória valeu a classificação da Viola para as oitavas-de-final, ao lado do Lyon.

Assim sendo, de nada adiantou a vitória do eliminado Liverpool sobre o Debrecen, na Hungria, por 1 x 0, gol de Ngog. Os Reds se classificaram pra Liga Europa, mas isso é quase um castigo, não um prêmio de consolação. Já o Debrecen segue firme, sem oscilar em nenhum momento da competição, somando sua quinta derrota em cinco jogos.

Pelo Grupo F, o Barcelona se impôs de forma até constrangedora diante de uma tosca Inter de Milão, no Camp Nou. O 2 x 0 (gols de Piqué e Pedro) saiu barato. Não dá pra jogar de igual pra igual com o Barcelona, que teve no menino Pedro e em Daniel Alves atuações espetaculares.

No outro jogo do grupo, o Rubin Kazan recebeu o Dynamo Kiev e não saiu do zero. Embalado pela conquista do Camp. Russo no último final de semana e com todos titulares disponíveis (Noboa, Semak, Alejandro Domínguez, Karadeniz e Bukharov), se esperava mais da equipe russa.

No Grupo G, o Sevilla perdeu a primeira de duas oportunidades de garantir a primeira colocação do grupo, ao ser derrotado por 1 x 0 diante do Unirea Urziceni, na Romênia, num gol contra divertido de Dragutinovic, deslocando o goleiro Javi Varas que, com esse nome, tem sorte de não ter nascido no Brasil.

Outrora temido no Ibrox Stadium, o Rangers conseguiu hoje sua terceira derrota nos três jogos que fez diante de sua torcida. Coube ao Stuttgart, com gols de Rudy e Kuzmanovic, deixar os Gers sem qualquer chance nem de vaga na Liga Europa.

- Unirea com 8 pontos, Stuttgart tem 6, e se enfrentam na última rodada, na Alemanha. Imperdível.

Pelo Grupo H, o Arsenal participou de um treino coletivo, que teve como convidado o Standard Liège, da Bélgica. Com gols de Nasri e Denílson, os Gunners garantiram a primeira colocação e vão embalados pro superclássico de domingo, diante do Chelsea, também no Emirates Stadium.

No outro jogo, o AZ Alkmaar jogava sua última chance de classificação no lixo, ao apenas empatar com o Olympiacos por 0 x 0, na Holanda. Restará ao AZ ir a Liege e vencer a partida, valendo vaga na Liga Europa. Para os belgas uma vitória é crucial, mas será inútil caso o Arsenal não vença o Olympiacos, na Grécia. E não, não vou falar que Olympiacos é o time do Zico, não aguento mais ouvir isso (ok, falei, mas falei pra falar que não ia falar, certo?).


* Clique sobre os grupos para ver as fichas das partidas e classificação


Duas análises paralelas, uma sobre o Liverpool e outra sobre a Inter:

Rafa Benítez tem uma competência tática enorme, isso é indiscutível. Mas mexe MUITO mal no mercado de transferências: não dá pra ter Fernando Torres num jogo e Ngog no outro, ou ter Carragher num jogo e Kyrgiakos no outro. Aliás, pra contratar o zagueiro grego que ficasse com Hyypiä então.
Em termos de elenco, se não fosse a presença de Reina, Gerrard e Torres, o do Liverpool estaria no mesmo nível de Aston Villa ou Tottenham. O Villa ora tem Carew, ora tem Heskey no banco, enquanto os Spurs ora tem Pavlyuchenko, ora tem... Pavlyuchenko. É, ele não sai do banco, mas é opção mais válida que Ngog, que mais parece o som de alguém engasgando.

Não dá pra jogar de igual pra igual com o Barcelona, mas a Inter foi letárgica hoje. Ou tenta surpreender, num 4-3-3 que pegaria Guardiola de surpresa e que certamente impediria 50% das subidas de Daniel Alves, ou joga num 4-5-1 bem sem vergonha. O ponto forte do Barça é o meio de campo, e a Inter tinha um homem a menos nesse setor deixando Eto'o e Diego Milito no ataque, anulado pelo trio Puyol-Piqué-Abidal (que é lateral esquerdo, mas é um zagueiro na prática, sai dele a liberdade pra Daniel Alves jogar). Era jogo pra deixar um atacante lá na frente e tentar ganhar do Barcelona o seu ponto forte.

8 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Andre, entao cara, me surpreendeu muito e eliminação do Liverpool, não pela sua atual fase que é pessima mas sim por toda a tradição que tem a equipe inglesa na Liga, e tambem me surpreendeu a facilidade da vitoria do Barcelona contra a Inter, quando lembrei que tinha esse jogo, já estava 2x0.
HAUHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUA, sorte mesmo do cara não ter nascido no Brasil, a gozação seria enorme.
Excelente sua analise sobre a atuação de Barcelona e Inter, voce seria um bom tecnico, pelo menos melhor que o Celso Roth eu garanto, ahuahuahuahuahua, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Fernando Gonzaga disse...

o que se passa com o Liverpool???? eliminado na primeira fase...

o time do Barça passeou diante da Inter, e mesmo sem seus dois principais jogadores....a que ponto está chegando o futebol italiano???

o Arsenal está brincando apenas nesta fase grupos, enquanto o tal do Unirea parece disposto a se classificar...

abraço!!

Rodrigo Garcia disse...

Realmente não esperava a eliminação do Liverpool,realmente foi surpreendente.
Acho o time inglês muito forte fisicamente e que nunca se entrega durante o jogo.


Acho que ainda teremos algumas surpresas nesta liga André.

**************************

Eu estou torcendo descarademente para o Milan.

Stéfano disse...

"Já o Debrecen segue firme, sem oscilar em nenhum momento da competição, somando sua quinta derrota em cinco jogos."
hehe. Muito boa!

A apatia da Inter contra o Barça NOS DOIS JOGOS impressionou. E o Barcelona nem teve Messi e Ibra ontem...
O Liverpool realmente foi decepcionante. Aliás, o time dos Reds está muito mal. Só tem dois craques, Torres e Gerrard, o banco um lixo. Foda assim. Precisa de uma renovação urgente.

Jefferson freire disse...

Esperava mais do Inter contra o Barcelona. Sabia que seria um jogo em q o barcelona poderia vencer, mas esperava uma maior resistência do Inter.

Abços

Cadê Meu Camisa 10? disse...

Meu querido Liverpool fora, é um absurdo... Você falou tudo, Andre, o Rafa Benitez confia demais na sua tática, ao ponto de achar que qualquer jogador sirva para o time...

Acessem: Cadê Meu Camisa 10?

Claudio Henrique disse...

Cara que momento ruim do Liverpool. Já esperava que fosse eliminado da Champions League. Veremos se vai brigar por vaga na Champions do ano que vem.

Abraços

Flávio Santos disse...

André,

A vitória do Barceloa só comprova minha tese: o Ibra não acrescenta nada ao time... o clube catalão fez uma péssima troca com o Inter no começo da temporada. Não vejo maneiras do sueco jogar numa equipe com o estilo de jogo do clube catalão!