6 de novembro de 2009

Resuminho da Liga Europa

A quarta rodada da Liga Europa definiu seus três primeiros classificados: Galatasaray, Shakhtar Donetsk e Werder Bremen.

Ligeiros comentários dos 12 grupos:

No Grupo A, o Ajax visitou e venceu o Dinamo Zagreb por 2 x 0, gols de Pantelic e Demy de Zeeuw. No outro jogo, o Anderlecht fez 3 x 1 sobre os romenos do Timisoara. Ajax e Anderlecht estão virtualmente classificados.

- Esse grupo apresenta uma situação curiosa: o Dinamo Zagreb foi punido com a perda de 3 pontos, devido ao mau comportamento de sua torcida na visita ao Timisoara, deixando os croatas sem nenhum ponto. A decisão cabe recurso, mas, se for mantida, o Anderlecht irá se classificar. A curiosidade? O Andelecht é vice-líder da chave, enquanto o Ajax, líder, não se classificaria ainda, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto, onde os holandeses poderiam ser superados pelo Timisoara.

Um bizarro caso de 2º colocado se classificando antes do 1º colocado.

No Grupo B, com um gol de Sculli aos 48 do 2º tempo, o Genoa fez 3 x 2 no Lille, vitória crucial. Os argentinos Palacio e Crespo marcaram os outros gols, enquanto Frau e Gervinho fizeram os do Lille. Na outra partida, Slavia Praga e Valencia ficaram no 2 x 2.

No Grupo C, o Rapid Viena foi derrotado em casa pelo surpreendente líder Hapoel Tel-Aviv, por 3 x 0. No outro jogo, o Hamburg recebeu o Celtic e não saiu do zero.

No Grupo D, o Sporting perdeu a chance de garantir vaga antecipada ao apenas empatar com o Ventspils, da Letônia, por 1 x 1. Na outra partida, o Hertha Berlin visitou e venceu o Heerenveen por 3 x 2, com destaque para Domovchiyski, autor de dois gols.

No Grupo E, a Roma fez 2 x 1 no Fulham, atuando no Estádio Olímpico. Diomansy Kamara abriu o placar para os londrinos, mas Riise e Okaka Chuka viraram para os italianos. Palminhas para Nevland, atacante do Fulham, que entrou no intervalo e foi expulso depois de quatro honrosos minutos em campo.
Na outra partida, o líder Basel fez 3 x 1 no CSKA Sofia, com dois gols de Alexander Frei.

No Grupo F, o Galatasaray foi à Romênia e venceu o Dinamo Bucareste por 3 x 0, gols de Kewell, Shabani Nonda e Mehmet Topal, classificando-se com sobras. Na outra partida, o Panathinaikos fez 1 x 0 sobre o Sturm Graz, e está virtualmente classificado.

No Grupo G, o Villarreal fez 4 x 1 na Lazio, gols de Pires (2x), Cani e Rossi, enquanto Zárate descontou para os italianos. Baronio, volante da Lazio, também merece palminhas: foi expulso aos quatro minutos de jogo - ainda que tenha sido rigorosa de mais a decisão.
Na outra partida, o Red Bull Salzburg manteve o 100% de aproveitamento ao fazer 1 x 0 sobre o Levski Sofia, fora. Mesmo com a campanha perfeita, os austríacos ainda não estão classificados.

No Grupo H, o Fenerbahçe/Brasil fez 3 x 1 no Steaua Bucareste, gols de André Santos, Fábio Bilica e Alex, enquanto Kapetanos fez o gol romeno. Na outra partida, com dois gols do eslovaco Miroslav Stoch, o Twente bateu o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, por 2 x 1.

No Grupo I, o Benfica venceu novamente o Everton, dessa vez em Liverpool, pelo placar de 2 x 0, gols de Saviola e (em impedimento) Óscar Cardozo. No outro jogo, o AEK Atenas recebeu o BATE Borisov e ficou no 2 x 2. AEK do goleiro argentino Saja e do brasileiro Manduca (?), autor de um gol.

No Grupo J, o impressionante Shakhtar Donetsk fez 2 x 0 no Toulouse, no sul francês, gols de Luiz Adriano e Gai, chegando aos 12 pontos, melhor ataque e classificação mais do que assegurada. Na outra partida, o Partizan segue campanha inversa: quarta derrota em quatro jogos, dessa vez para o Club Brugge, na Sérvia, por 4 x 2.

No Grupo K, o Copenhagen recebeu o PSV Eindhoven e ficou no 1 x 1, gols de Gronkjaer e Dzsudzsák, respectivamente. Na outra partida, o Cluj, que na temporada passada jogou a Champions League, recebeu e perdeu para o Sparta Praga por 3 x 2, 'assumindo' a lanterna.

No Grupo L, o Werder Bremen fez 2 x 0 no Austria Viena, na Alemanha, gols de Borowski e Hugo Almeida, ambos depois dos 35 da etapa final. A vitória classificou o time alemão. Na outra partida, o Athletic Bilbao foi à Ilha da Madeira e conseguiu um importante empate diante do Nacional: Edgar, ex-Joinville e São Paulo, fez o gol dos anfitriões, mas o interminável Joseba Etxeberria empatou para os bascos.


* Clique sobre os grupos para ver as fichas das partidas e classificação

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Cara nunca é demais elogiar um excelente trabalho, isso que voce faz nos blogs com relação as torneios europeus é incrivel, parabens.

No minimo curioso esse lance do segundo colocado se classificar antes do primeiro, rsrs.
Pow cara o Saja passou pelo Grêmio em 2007, nem lembrava mais onde ele estava.
Putz cara, o Grêmio é fregues de carteirinha do Cruzeiro, não dá sorte nunca contra o time mineiro, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Flávio Santos disse...

André,

"merece palminhas"... dei risada com isso...kkkk...

Eu acompanho este torneio para descobrir novos valores que estejam despontando para o cenário mundial...

Mas torço pelo Fenerbahçe por causa dos brasileiros...

Abraços

helbertigrao disse...

massacre da moto sera no mineirao,
confira aqui.

http://vamogaloo.blogspot.com/