15 de novembro de 2009

Resumo das Eliminatórias

Repescagem Oceania x Ásia

Post próprio.

Repescagem América do Sul x CONCACAF

O Uruguai foi até a Costa Rica e venceu o time da casa por 1 x 0, gol de Lugano. Agora, na quarta-feira, em Montevideo, só uma besteira digna de chibatada em praça pública pra eliminar os uruguaios da Copa do Mundo.

Zona Africana

Duas vagas pra Copa do Mundo saíram hoje - seriam três, mas Egito x Argélia realizarão um jogo-extra. Post próprio também.

A Nigéria conseguiu estonteante classificação. A rodada começou com a Tunísia em primeiro com 11, contra 9 pontos nigerianos. Os tunisianos visitaram e perderam de Moçambique por 1 x 0, gol de Dario (83'), enquanto a Nigéria foi ao Quênia e saiu perdendo, mas Obafemi Martins entrou no 2º tempo e empatou; Yakubu virou, mas o Quênia novamente empatou. Eis que, também aos 83', Martins classifica a Nigéria.

Moçambique, de Kapango, Genito, Tico-Tico e Whiskey. Meu filho se chamará Tico-Tico também.

A outra vaga ficou com Camarões, que sem muitas dificuldades fez 2 x 0 em Marrocos, gols de Webó e Eto'o.

O quarteto Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões impõe respeito, e ainda falta a definição de Egito ou Argélia, pra representar não só a África, mas a África árabe.

Zona Europeia

Rússia 2 x 1 Eslovênia

Ok, a Rússia venceu, graças a dois gols de Bilyaletdinov, jogador do Everton, mas o gol sofrido aos 42 minutos do 2º tempo, feito por Pecnik, jogador do Nacional-POR, deixa os eslovenos na dependência de um simples 1 x 0 na próxima partida, em Maribor.

Grécia 0 x 0 Ucrânia

:)

Irlanda 0 x 1 França

A França me surpreendeu. Jogou em Dublin diante de uma Irlanda que, até aqui, estava invicta nas Eliminatórias (no grupo da Itália), e conseguiu impor seu jogo. Apesar do gol de Anelka ter sido meio cagado, foi uma vitória justa. Mas como o técnico é Raymond Domenech, não dá pra cravar que a França já está na Copa.

Portugal 1 x 0 Bósnia

Com um gol do zagueiro portista Bruno Alves, Portugal leva boa vantagem pro jogo de volta, em Zenica. E digo boa vantagem não pelo placar, mas pelos lusos terem levado três bolas na trave durante a partida, uma delas logo na sequência da outra, no rebote. Como não creio que Portugal deixe de marcar um gol fora de casa, a Bósnia vai acabar tendo que vencer por dois de diferença.

Supondo que fossem esses jogos únicos, teríamos do primeiro escalão mundial: Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Holanda e Espanha. Junte a eles os times do segundo escalão, como Rússia, Uruguai, Paraguai, Chile, Dinamarca, Gana, Costa do Marfim e México. Só nisso já são 17 seleções com possibilidades de realizarem boas campanhas, aí você soma outras, como Sérvia, Camarões, Nigéria, Austrália, Ucrânia/Grécia, Estados Unidos... A Copa do Mundo de 2010 promete ser a grande Copa dos últimos tempos.

Lembrando de um detalhe: no primeiro "escalão" foram citadas nove seleções, mas como a África do Sul será cabeça-de-chave, duas seleções desse escalão não serão cabeças-de-chave - possivelmente Holanda e Portugal -, ou seja, podem cair em qualquer grupo. Caso o Pelé participe do sorteio, certamente ele mandará uma pro grupo da Argentina, como vem fazendo com exímia competência nas duas últimas Copas.

5 comentários:

Gremista Fanático disse...

È isso ai André, suas informações são muito uteis pra mim, tenho que ser menos desleixado e acompanhar mais esses jogos, da forma com que voce os narra eu fico com arrependimento de não te-los assistido. Essa Copa promete mesmo, só espero que o Pelé não mande nenhuma seleção forte para o grupo do Brasil.
Sobre seu ultimo comentario lá no Gremista Fanático, pois é cara, espero que o Grêmio pelo menos siga sem perder em casa, porque terá muitos desfalques pra esse jogo. E lembrando que as voadoras naqueles confrontos de 95 pela LA entre Grêmio e Palmeiras foram do Dinho, o Danrlei deu foi um nurro no Valber pelas costas, mó doidão, e aquela camisa era mesmo linda, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Stéfano disse...

Vi alguns desses jogos.
A Rússia recuou muito no final e quase tomou o empate. 2x0 tinha matado o confronto.
Grécia e Ucrânia, apesar do 0x0 foi bom jogo. O time ucraniano começou melhor, mas no final deve-se dar por contente com o 0x0 pela pressão que tomou. No último minuto a Grécia perdeu um gol incrível. Se bem que o empate é grego no jogo da volta...
Costa Rica e Uruguai foi péssimo. bem à uruguaia. Fizeram um gol na raça e seguraram como deu.
Não vi o jogo da França, mas escutei na Jovem Pan que só deu Irlanda, que foi uma baita pressão e que a França deu sorte.

Claudio Henrique disse...

Cara, não imaginei que a França se daria tão bem assim contra a Irlanda. 1 x 0 na casa da seleção que estev invicta nas eliminatórias foi ótimo pra eles. Portugal já pode contar como classificado. Não creio que será eliminado não. Os outros europeus classificados serão Rússia e Ucrânia. E o Uruguai, tomara que classifique. Gosto da seleção azul celeste.

Abraços

Lucho Cláudio disse...

Gol lusitano anotado pelo teu grande ídolo: BRUNO ALVES! jeje


Se a Bósnia levasse mais de 2 gols nessa partida, EU JURO QUE NUNCA MAIS IA ESCREVER SOBRE QUALQUER COISA DAQUELA TERRA.. Pô! Imagina só, eu escrevo, tenho um trabalhão pra finalizar o post antes da partida ser realizada e os cara levam uma chicotada já no primeiro jogo.. seria dose né!?


Abraço!

Flávio Santos disse...

André,

As seleções mais tradicionais irão se classificar... não creio em surpresas...

Quanto a Copa do Mundo, espero que o Brasil entre num grupo da morte... afinal, esperamos 4 anos e merecemos ver grandes jogos desde o início... assistir partidas contra a China e Marrocos é muito previsível...

Abraços