6 de dezembro de 2009

Análise dos grupos C e D

Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia

Apenas fazendo um exercício de imaginação: a Eslovênia eliminou a Rússia na repescagem, mas imaginem os russos nesse grupo. Longe de ser um dos grupos mais fortes, mas com a Rússia o grupo ganharia mais peso. Como não é esse o caso, a Inglaterra só não se classifica se caprichar muito. Pela outra vaga, os EUA chegam credenciados pela ótima campanha na Copa das Confederações, mas não vejo nenhuma grande vantagem sobre Argélia e Eslovênia - talvez tenha até a desvantagem de um interno sentimento de que é obrigação classificar, gerando pressão sobre os jogadores ianques.

Palpite: 1º Inglaterra 2º Eslovênia 3º Estados Unidos 4º Argélia

'O' jogo: Na Copa de 1950, os Estados Unidos protagonizaram uma das maiores zebras da história das Copas ao bater a Inglaterra por 1 x 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Confronto direto: 1
1950 - Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra


Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana

Um daqueles grupos que é difícil imaginar alguma seleção deixando de pontuar. Mas, se há uma camisa que eu respeito pra valer, essa é a camisa alemã, absurdamente gigante em Copas do Mundo. Buscando a outra vaga aparecem Sérvia e Gana um pouco à frente da Austrália, mas não é surpresa alguma se o time da Oceania se classificar, sua base de jogadores atua no futebol europeu. Destaque para o duelo Ballack/Alemanha x Essien/Gana, dois meias do Chelsea.

Palpite: 1º Alemanha 2º Sérvia 3º Austrália 4º Gana

'O' jogo: Como esse é um daqueles grupos "A Alemanha e mais um", a grande expectativa fica por conta do duelo Sérvia x Gana, estreia de ambas na competição, onde quem vencer tem grandes chances de classificação.

Confronto direto: 8
1954 - Alemanha Ocidental 2 x 0 Iugoslávia
1958 - Alemanha Ocidental 1 x 0 Iugoslávia
1962 - Iugoslávia 1 x 0 Alemanha Ocidental
1974 - Alemanha Oriental 2 x 0 Austrália
1974 - Alemanha Ocidental 3 x 0 Austrália
1974 - Alemanha Ocidental 2 x 0 Iugoslávia
1990 - Alemanha Ocidental 4 x 1 Iugoslávia
1998 - Alemanha 2 x 2 Iugoslávia

5 comentários:

Carlos Henrique Pereira disse...

André,

Eu acho que os EUA estão com futebol para passar à segunda fase. Meu palpite pro grupo C é Inglaterra e EUA.

Abraço,

Visitem:
http://blogcraquesdebola.blogspot.com
http://twitter.com/craquesdebola

Dudu disse...

Acho q Gana passa no D...
Alemanha e Gana

Gremista Fanático disse...

Fala Andre, antes tarde do que nunca, vamos lá, vou dar os meu palpites tambem.

No grupo C eu aposto assim com voce na Inglaterra em primeiro e te contrariando em segundo eu coloco os Estados Unidos que assim como voce disse vem credenciado pela otima campanha na Copa das Confederações, e acho que eles não devem sofrer com essa pressão que voce citou.

No Grupo D eu fecho com voce, Alemanha e Servia farão frente, mas nada impede de Gana chegar e surpreender. abraço.

Hugo disse...

Tem um Alemanha Oriental ali no meio... não deveria ser considerado só a Alemanha Ocidental no histórico da Alemanha? A tricampeã é a Ocidental, não?

Esse grupo D é chatinho, é como vc disse, Alemanha e mais um, o problema é que os três candidatos a "mais um" estão, a meu ver, bastante nivelados. Difícil palpitar, mas acho que Gana passa.

Já no Grupo C, olha... a Inglaterra não tá lá essas coisas... se passarem, vão passar naquela base de 1-0 aqui, 1-0 ali... e como em rigorosamente TODA Copa do Mundo tem uma seleção africana zebra (boa, dá pra fazer um safari), aposto em Inglaterra e Argélia, com os africanos empatados em pontos com os EUA. Sabe, aqueles grupos de pontuação 9-4-4-3.

Flávio Santos disse...

André,

Acredito em Inglaterra e EUA, pois os últimos fizeram boa campanha na Copa das Confederações.

E no grupo D, a Alemanha se classifica junto com Gana. Jogar em no continente africano fará diferença e imagino que as seleções africanas imporão muitas dificuldades aos adversários!