11 de dezembro de 2009

Análise dos grupos G e H

Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

Três fortes seleções, apenas duas vagas. É uma pena que uma delas já tenha que ficar pelo caminho, e fico me imaginando como se sentiu o povo marfinense com esse cruel sorteio, vendo grande as chances da maior geração de jogadores da história do país não conseguir mais uma vez avançar de fase (na Copa de 2006 o grupo tinha "só" Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro).

Olhando o lado brasileiro, é difícil crer sequer que possa não ser o líder do grupo - e é bom que seja, pra não cruzar com a Espanha já nas oitavas -, tamanha a confiança que Dunga conseguiu nos fazer ter numa desacreditada seleção.

Palpite: 1º Brasil 2º Portugal 3º Costa do Marfim 4º Coreia do Norte

'O' jogo: Em termos históricos, a eliminação da seleção brasileira diante de Portugal na Copa de 66 é o maior duelo, mas especificamente na Copa de 2010 o grande jogo é, sem dúvida, Portugal x Costa do Marfim. Além de ser o jogo de abertura, é uma decisão de vaga já na primeira rodada, pois o vencedor deve triunfar diante da Coreia do Norte e poderia se dar ao luxo de perder para o Brasil sem grandes consequências.

Confronto direto: 2
1966 - Portugal 3 x 1 Brasil
1966 - Portugal 5 x 3 Coreia do Norte


Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile

Um grupo quase inteiramente latino. E a Espanha, para muitos, foi quem mais teve sorte no sorteio. Discordo do 'mais', mas é inegável que a Espanha tem obrigação de fazer nove pontos. Porém, precisa enfrentar a tradicional defesa suíça e se precaver contra a força ofensiva do Chile. Sobre Honduras, não é essa baba toda que todos acreditam ser, é uma seleção com vários jogadores atuando em centros importantes, como o ótimo lateral Figueroa, do Wigan, o volante Palacios, do Tottenham, além do atacante Suazo, da Inter de Milão. Diante da Espanha não deve oferecer resistência, mas pode sim tirar pontos de Chile e Suíça.

Palpite: 1º Espanha 2º Chile 3º Honduras 4º Suíça

'O' jogo: Espanha x Chile é um daqueles confrontos tensos por conta do passado histórico, não futebolístico. Como todo país que foi colônia de um europeu, pregar-se-á (mesóclise é chique) sempre a cultura de exploração e dizimação dos povos ali habitados. Ok, não deixa de ser verdade, a história inca não me deixa dizer o contrário, mas que isso não vá pra dentro de campo.

Confronto direto: 5
1950 - Espanha 2 x 0 Chile
1962 - Chile 3 x 1 Suíça
1966 - Espanha 2 x 1 Suíça
1982 - Espanha 1 x 1 Honduras
1994 - Espanha 3 x 0 Suíça

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Chegou nosso grupo e como não pode deixar de ser diferente nossa seleção entra como favorita, e espero que isso não atrapalhe, e fecho com voce nos palpites desse grupo, Brasil em primeiro e Portugal em segundo. No outro grupo tambem aposto em Espanha em primeiro e Chile em segundo apesar de que a Suiça com seu ferrolho defensivo deve dar um certo trabalho, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Flávio Santos disse...

André,

Discordo de você e da maioria dos analistas: não vejo a menor força em Portugal. Aliás, acho que os portugueses só tiveram dois momentos relevantes em toda a a história: em 66, com o Eusébio, e na passagem do Felipão. Brasil e Costa do Marfim se classificam!


Assim como acredito que a Espanha enfrentará dificuldades tremendas no seu grupo. Na Copa das Confederações, tiveram problemas absurdos com a retranca americana; imagine com o tradicional ferrolho suiço! Além disso, o Chile estará bem armado pelo Bielsa.

Vou cravar agora: A Espanha ficará em segundo e enfrentará o Brasil!

Abraços

P.S: Mesóclise é chique mesmo...kkkk...

Érico Barboza disse...

Sobre o grupo G, concordo plenamente com sua opinião em relação a jogo do grupo. Portugal e Costa do Marfim disputarão a 2ª vaga logo na primeira partida. Porém, discordo sobre Honduras. Apesar de possuir jogadores em solo europeu, nenhum deles são craques e jogar na Europa não é garantia de qualidade individual. Honduras pode possuir alguns bons jogadores, mas está longe de possuir um bom time, a ponto de cogitar uma vaga na próxima fase.

Grande abraço!

Érico Barboza
http://blogdoericobarboza.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

Grupo G, Brasil em 1º e Portugal em 2º e n o H passam Espanha e Chile.

Abraços