28 de dezembro de 2009

Copa Africana de Nações 2010

No dia 10 de janeiro de 2010 teremos o começo da sempre empolgante Copa Africana de Nações. Será a 27ª edição do torneio, que terá Angola como país-sede. São dezesseis seleções divididas em quatro grupos, com os dois primeiros colocados avançando para as quartas-de-final.

O Egito foi quem mais venceu o torneio, com um total de seis conquistas, seguido por Camarões e Gana, com quatro. Das seleções classificadas, sete delas já venceram ao menos uma vez a competição (Nigéria 2x e Costa do Marfim, Argélia e Tunísia 1x).

Abaixo uma análise dos grupos e seleções. Quem quiser conferir a tabela de jogos basta clicar no título do grupo.

GRUPO A - Angola, Argélia, Malawi e Mali

Angola: Entra com a obrigação de passar de fase, por ser país-sede. Como cruza com o grupo da morte nas quartas-de-final, não deve ir além da próxima fase.

Principais jogadores: Flávio(Al-Shabab-SAU) e Manucho(Valladolid-ESP)

Argélia: Favorita do grupo. Podem até sonhar com o título, apesar de, obviamente, não estarem entre os grandes favoritos.

Principais jogadores: Belhadj(Portsmouth-ING) e Ziani(Wolfsburg-ALE)

Malawi: Participará apenas pela segunda vez da competição. Se classificar, o país para.

Principais jogadores: Mwafulirwa(IFK Norrköping-SUE) e Kanyenda(FC Kamaz-RUS)

Mali: Nome por nome, é a seleção mais forte do grupo, mas a péssima campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo deixam um ponto de interrogação.

Principais jogadores: Kanouté(Sevilla-ESP), Seydou Keitá(Barcelona-ESP), Mahamadou Diarra(Real Madrid-ESP) e Mohamed Sissoko(Juventus-ITA)



Burkina Faso: O bocó do grupo. Sem a menor chance de classificação, e teoricamente perde os três jogos. Se complicar alguém, deve ser Togo.

Principais jogadores: Pitroipa(Hamburg-ALE) e Kaboré(Olympique de Marseille-FRA)

Costa do Marfim: É a grande seleção africana do momento. Porém, vai ter azar assim no quinto dos infernos, pegou o grupo da morte nas duas últimas Copas do Mundo e agora na Copa Africana.

Principais jogadores: Drogba(Chelsea-ING), Emmanuel Eboué(Arsenal-ING), Kolo Touré(Mancheter City-ING) e Yaya Touré(Barcelona-ESP)

Gana: Para muitos, também a melhor seleção africana do momento. E proporcionará o duelo individual mais aguardado da primeira fase, entre Essien e Drogba. Mas terá os desfalques de Muntari, por indisciplina, e Appiah, por lesão, o que deixa seu meio de campo bastante enfraquecido.

Principais jogadores: Essien(Chelsea-ING), John Mensah(Sunderland-ING), Kwadwo Asamoah(Udinese-ITA) e Asamoah Gyan(Rennes-FRA).

Togo: Não fosse a presença de Adebayor, seria uma das seleções mais fracas do torneio. Mas tem Adebayor...

Principais jogadores: Adebayor(Manchester City-ING) e Moustapha Salifou(Aston Villa-ING)



Benin: Não é provável, mas até dá pra sonhar com classificação; passa por vencer Nigéria ou Egito, o que, convenhamos, não é fácil.

Principais jogadores: Sessegnon(Paris Saint-Germain-FRA) e Omotoyossi(Metz-FRA)

Egito: O grande papão de Copa Africanas, mas que não consegue se classificar pra Copa do Mundo. Não sei com que motivação os jogadores egípcios entrarão no torneio, visto que o grande objetivo do ano não foi alcançado, perdendo a vaga pra Argélia no jogo-extra.

Principais jogadores: Zidan(Borussia Dortmund-ALE), Mido(Zamalek-EGI), Ahmed Hassan e Aboutrika(Al-Ahly-EGI) e El-Hadary(Ismaily-EGI)

Moçambique: Difícil sonhar com classificação. É a seleção mais fraca do grupo, só uma grande zebra mesmo.

Principais jogadores: Tico-Tico(Jomo Cosmos-AFS), Simão(Panathinaikos-GRE) e Dário(Supersports United-AFS)

Nigéria: Uma das favoritas ao título. Deve brigar com o Egito apenas pela primeira colocação do grupo. Mas, ainda sim, é fato que a Nigéria perdeu forças no cenário africano nos últimos anos.

Principais jogadores: Obi Mikel(Chelsea-ING), Yakubu(Everton-ING), Obafemi Martins(Wolfsburg-ALE), Kanu(Portsmouth-ING) e Enyeama(Hapoel Tel-Aviv-ISR).



Camarões: Pelo grupo que pegou, tem obrigação de terminar em primeiro. Um dos grandes favoritos ao título.

Principais jogadores: Eto'o(Inter de Milão-ITA), Kameni(Espanyol-ESP), Makoun(Lyon-FRA) e Alexandre Song(Arsenal-ING)

Gabão: Por um turno das Eliminatórias pra Copa do Mundo (no grupo de Camarões, inclusive), tudo levava a crer que se classificariam, mas no fim das contas deu Camarões. Devem lutar pela vaga.

Principais jogadores: Cousin(Burnley-ING) e Pierre Aubameyang(Lille-FRA).

Tunísia: Seleção outrora forte no continente, os tunisianos enfrentam dificuldades em renovar sua seleção. Ainda sim, o grupo é acessível pra conseguir a vaga.

Principais jogadores: Lassad(Deportivo La Coruña-ESP), Haggui(Hannover-ALE) e Ben Saada(Nice-FRA).

Zâmbia: O grupo pode ser acessível, mas é difícil imaginar Zâmbia se classificando.

Principais jogadores: Katongo(Arminia Bielefeld) e Mulenga(Utrecht-HOL).

2 comentários:

Carol Sakurá disse...

Olá!

Sou mais a Costa do Marfim(sabe por quê,né?)e o Yaya Touré.
Nome musical...srrssr

Abs!

André Andrade Silva disse...

adorei seu blog
podemos trocar link:
http://row51.blogspot.com