9 de dezembro de 2009

Liga dos Campeões: fechamento de grupos - I

Nesta terça-feira quatro grupos viveram sua última rodada, onde mais quatro equipes se classificaram para a fase de oitavas-de-final. Vamos a um balanço do que foi cada grupo:

Grupo A

1º Bordeaux (5V 1E 0D 9GP 2GC) - 16 pontos
Quem analisa nomes deve achar a classificação do Bordeaux uma surpresa, mas quem analisa outros fatores, como começar a temporada com o mesmo técnico da anterior, não deve ver nenhuma surpresa. O que surpreendeu, isso sim, foi a campanha quase perfeita do Bordeaux, vencendo os dois jogos diante do Bayern e empatando com a Juventus, em Turim.

Artilheiro: Ciani e Chamakh - 2 gols

2º Bayern de Munique (3V 1E 2D 9GP 5GC) - 10 pontos
A classificação foi heroica, mas a campanha sofrível. Nos três jogos em casa, venceu apenas o lanterna Maccabi Haifa, e por 1 x 0. Porém, é impossível não destacar a classificação épica no confronto direto diante da Juventus, na Itália, onde ao Bayern só restava a vitória, o empate classificaria os italianos. A Juve ainda saiu na frente, mas o Bayern virou pra incríveis 4 x 1 e se classificou. Destaque para o gol do goleiro alemão Hans Butt, de pênalti, chegando ao seu 29º tento na carreira.

Artilheiro: Olic e Thomas Müller - 2 gols

3º Juventus (2V 2E 2D 4GP 7GC) - 8 pontos
Partindo da lógica que o Bordeaux não é surpresa e só se classificam dois times, parece injusto chamar a Juventus de decepção, mas não tem jeito, pois a forma como perdeu a vaga, tomando 4 x 1 do Bayern, em Turim, é vergonhosa. Há outros argumentos, como o pífio número de quatro gols marcados, ou a derrota para um Bordeaux já classificado, na penúltima rodada. Fato é: aquela Juventus que começou a temporada voando, com Diego sendo até comparado a Platini, acabou.

Artilheiro: Iaquinta, Chiellini, Camoranesi e Trezeguet - 1 gol

4º Maccabi Haifa (0V 0E 6D 0GP 8GC) - 0 pontos
O Maccabi Haifa não decepcionou, e estou falando sério. Primeiro que, pra uma equipe de Israel, chegar a fase de grupos da Champions League já é espetacular, e segundo que o Maccabi endureceu TODAS as partidas, a ponto de cinco de suas seis derrotas terem sido apenas por 1 x 0 - e a outra, 3 x 0 para o Bayern, estava 1 x 0 até os 40 do 2º tempo. A tendência de quem vê um time perdendo todas as partidas é a de avacalhá-lo (como muitos na mídia fizeram), mas parabéns ao Maccabi Haifa, grande campanha.


Grupo B

1º Manchester United (4V 1E 1D 10GP 6GC) - 13 pontos
Uma campanha tranquila, em três rodadas já estava matematicamente classificado. De quebra, classificou o CSKA Moscou e eliminou o Wolfsburg. Sem muito a declarar.

Artilheiro: Owen - 4 gols

2º CSKA Moscou (3V 1E 2D 10GP 10GC) - 10 pontos
Pela primeira vez em sua história, o CSKA Moscou vai disputar um mata-mata de Champions League. A classificação foi até certo ponto heroica, pois no segundo turno jogava duas partidas fora de casa, onde empatou em Old Trafford e venceu, na última rodada, o Besiktas, que ainda lutava por vaga na Liga Europa. Destaque para a dupla Krasic e Dzagoev, decisiva.

Artilheiro: Krasic - 4 gols

3º Wolfsburg (2V 1E 3D 9GP 8GC) - 8 pontos
Tá certo que era a estreia do Wolfsburg em Champions League, mas se esperava mais do atual campeão alemão. A equipe teve a oportunidade de se classificar na quinta rodada, bastava empatar diante do CSKA, em Moscou, pra se classificar. Saiu na frente e tomou a virada. Agora, feio mesmo foi a derrota para o Man Utd, em casa. Claro que estamos falando do Manchester, mas a defesa inglesa tinha de lateral direito um meia ofensivo (Park) e de zagueiros dois volantes (Carrick e Fletcher). Pra um time com Grafite e Dzeko, considerada uma das duplas mais fortes da Europa, ficou feio, muito feio. Armin Veh, que substituiu Felix Magath no comando dos Lobos, está ameaçado, pois nem na Bundesliga o time vai bem, ocupando péssimo oitavo lugar.

Artilheiro: Dzeko - 4 gols

4º Besiktas (1V 1E 4D 3GP 8GC) - 4 pontos
De relevante - e bota relevante nisso -, uma vitória diante do Manchester United, na Inglaterra. Mas uma equipe que teve como um dos principais reforços Rodrigo Tabata, não dá pra esperar muito mesmo. Ao menos houve evolução, nesse ano não tomaram de 8 x 0 de ninguém (temporada 07/08: Liverpool 8 x 0 Besiktas).

Artilheiro: Ekrem Dag, Tello e Bobô - 1 gol


Grupo C

1º Real Madrid (4V 1E 1D 15GP 7GC) - 13 pontos
Apesar da vaga apenas na última rodada, não houve grandes sustos para o Real. De positivo ficou a participação em duas das grandes partidas dessa fase de grupos, em duelos diante do Milan (2x3 e 1x1). E, de alento, fica o fato de Cristiano Ronaldo ter demonstrado que pode levar o Real nas costas.

Artilheiro: Cristiano Ronaldo - 6 gols

2º Milan (2V 3E 1D 8GP 7GC) - 9 pontos
Essa sim uma classificação mais sofrida. A equipe de Leonardo conseguiu perder cinco pontos diante do Zürich - incluindo derrota em Milão -, e na última rodada, por vários minutos, sua classificação dependia do Real Madrid não perder para o Olympique de Marseille. Foi uma campanha de extremos: o negativo, nessas duas partidas diante do Zürich, e o positivo, nas vitórias diante do Real Madrid e Marseille, fora de casa.

Artilheiro: Inzaghi, Alexandre Pato e Ronaldinho - 2 gols

3º Olympique de Marseille (2V 1E 3D 10GP 10GC) - 7 pontos
Fez o que dele se esperava: endureceu a classificação de uma das potências do grupo. Mas pecou diante dos mesmos em jogos no Vélodrome, as duas derrotas mataram as chances do OM. É uma pena, a equipe francesa é forte, mas começou a perder sua vaga no dia do sorteio.

Artilheiro: Heinze e Lucho González - 2 gols

4º Zürich (1V 1E 4D 5GP 14GC) - 4 pontos
Dos 14 gols sofridos, 11 foram em duas partidas (2x5 para o Real e 6x1 para o Marseille). Nos outros quatro jogos, três gols sofridos apenas, incluindo a magra derrota diante do Real, em Madrid. Porém, nada se compara a maior vitória da história do clube, ao vencer o Milan, em pleno San Siro, por 1 x 0. Os suíços podem até não jogar a LC tão cedo novamente, mas o Milan não os esquecerá por um bom tempo.

Artilheiro: Margairaz, Tihinen, Alphonse, Aegerter e Gajic - 1 gol


Grupo D

1º Chelsea (4V 2E 0D 11GP 4GC) - 14 pontos
Sobrou. Fez apenas um jogo decisivo, que foi na vitória diante do Porto, fora de casa, onde uma derrota poderia tirar-lhe o primeiro lugar. Foi tão fácil que pouparei linhas.

Artilheiro: Anelka e Drogba - 3 gols

2º Porto (4V 0E 2D 8GP 3GC) - 12 pontos
Duas derrotas diante do Chelsea, quatro vitórias diante de APOEL e Atlético de Madrid. De relevante fica a rápida adaptação do colombiano Falcao García ao futebol europeu, marcando três gols na Champions League e oito na liga portuguesa.

Artilheiro: Hulk e Falcao García - 3 gols

3º Atlético de Madrid (0V 3E 3D 3GP 12GC) - 3 pontos
Ridículo. Deve ser um caso inédito de terceiro colocado sem vencer uma mísera partida. Nem do APOEL ganhou... E só foi fazer seu primeiro gol na quarta rodada. Não merecia nem ir pra Liga Europa.

Artilheiro: Agüero - 2 gols

4º APOEL Nicosia (0V 3E 3D 4GP 7GC) - 3 pontos
Mesma campanha do Atlético, mas obviamente que, nesse caso, é uma campanha muito digna pra uma equipe do Chipre. Conseguiu empates em Madrid e Londres. Merecia a vaga na Liga Europa.

Artilheiro: Mirosavljevic - 2 gols


Quem já está classificado:
Como 1º colocado - Bordeaux, Manchester United, Real Madrid, Chelsea e Arsenal
Como 2º colocado - Bayern de Munique, CSKA Moscou, Milan e Porto
À definir posição: Fiorentina, Lyon e Sevilla

Brigam por vaga:
Grupo F - Barcelona, Inter de Milão, Rubin Kazan e Dynamo Kiev
Grupo G - Unirea Urziceni e Stuttgart
Grupo H - Olympiacos e Standard Liège


Classificados Liga Europa:
Juventus, Wolfsburg, Olympique de Marseille, Atlético de Madrid e Liverpool.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não esperava que a Juve fosse ficar de fora da fase de mata-mata.

Abraço

Visite

Esporte Revizuiri
e
FC Velho Continente - Camp. Inglês

Lucho Cláudio disse...

Meu time não vai ir muito bem nessa rodada.. e pra próxima terei que tirar o Diego Pipoca, já que a Juve foi emilinada!

Só de ler teu post já me deu preguiça... é trabalho hein!

Marcela M. disse...

Só para saber que estive por aqui te prestigiando...

Belo post...

Um beijo, Marcelinha Colorada

Gremista Fanático disse...

Fala André, realmente eu como analiso somente os nomes me surpreendi com a campanha do Bordeaux, e de forma invicta, e olha que foi em um grupo forte, assim como a eliminação de alguns times como a Juventus e o Liverpool tambem surpreenderam. Estou no aguardo das novas informações dos jogos e grupos que decidiram hoje os novos classificados, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Flávio Santos disse...

André,

Será que está chegando a hora do Chelsea? Está indo bem na Liga Inglesa e no Europeu!

Vejo o Milan com chances também. Porque tem aquele que considero o jogador mais habilidoso e técnico do mundo e com vontade de ir à Copa: Ronaldinho Gaúcho!