9 de dezembro de 2009

Liga dos Campeões: fechamento de grupos - II

Nesta quarta-feira conhecemos os dezesseis classificados para a fase de mata-mata da UEFA Champions League. São eles:

1º colocados: Bordeaux, Manchester United, Real Madrid, Chelsea, Fiorentina, Barcelona, Sevilla e Arsenal

2º colocados: Bayern de Munique, CSKA Moscou, Milan, Porto, Lyon, Inter de Milão, Stuttgart e Olympiacos

O sorteio do dia 18/12 tem a simples regra de não poder haver cruzamento de times do mesmo grupo e do mesmo país. Os segundos colocados fazem a partida de ida em seus estádios.

Palpitão:
Fiorentina x Bayern de Munique
Sevilla x Milan
Bordeaux x Olympiacos
Manchester United x Lyon
Real Madrid x Stuttgart
Chelsea x CSKA Moscou
Barcelona x Porto
Arsenal x Inter de Milão


Análise dos grupos de hoje:

Grupo E

1º Fiorentina (5V 0E 1D 14GP 7GC) - 15 pontos
Campanha espetacular pra um time que era tido como terceira força do grupo. A perspectiva da Fiorentina era de brigar com o Lyon pela segunda vaga, mas aliado a uma grande campanha mais a pífia do Liverpool, a Fiorentina sobrou, triunfando duas vezes sobre o próprio Liverpool. Se der sorte no sorteio - entenda sorte como pegar Olympiacos, Stuttgart ou CSKA -, pode ir mais longe.

Artilheiro: Mutu e Gilardino - 3 gols

2º Lyon (4V 1E 1D 12GP 3GC) - 13 gols
Era candidato a segunda vaga, mas tendo o Liverpool na primeira. Apresentou um futebol ofensivo e bonito de se ver jogar, especialmente quando Michel Bastos está inspirado. Parece mais forte do que os 'Lyons' dos tempos de Juninho Pernambucano. Tem em seu goleiro Lloris uma muralha.

Artilheiro: Pjanic - 3 gols

3º Liverpool (2V 1E 3D 5GP 7GC) - 7 pontos
O grupo era forte, mas nada justifica uma equipe como o Liverpool perder pra Fiorentina e Lyon jogando no Anfield Road - fora a vitória sobre o Debrecen por sofrível 1 x 0. Perdeu a vaga na quarta rodada, quando vencia o Lyon, no Gerland, até os 45 do 2º tempo, quando Lisandro López empatou. O Liverpool conseguiu fazer tantos gols quanto o Debrecen.
O Liverpool é meu maior acerto no ano: quando só se via gente falando que o Liverpool era um dos, até o maior deles, candidato ao título da Premier League, fui contra a maré e disse que via o Liverpool como grande candidato a decepção. Não estou feliz com isso, claro, tenho enorme carinho pelos Reds, mas creio ter dado uma dentro dessa vez.

Artilheiro: Benayoun - 2 gols

4º Debrecen (0V 0E 0D 5GP 19GC) - 0 pontos
De relevante, só as duas derrotas por apenas 1 x 0 para o Liverpool, mas não vou comentar um time com -14 de saldo, vamos para o grupo F.

Artilheiro: Coulibaly e Rudolf - 2 gols


Grupo F

1º Barcelona (3V 2E 1D 7GP 3GC) - 11 pontos
O Barça fez parte do grupo mais louco da Champions League, e a prova disso é esse estranho número de apenas sete gols marcados. A vaga só veio na última rodada e com um certo susto, após sair perdendo para o Dynamo Kiev. Para o bem do futebol, teremos o Barcelona nas oitavas.

Artilheiro: Messi e Pedro - 2 gols

2º Inter de Milão (2V 3E 1D 7GP 6GC) - 9 pontos
Apenas na vitória diante do Rubin Kazan, na última rodada, a Inter jogou como time grande. Fez um papelão diante do Barcelona, em Milão, jogando de maneira covarde, segurando o 0 x 0 desde o primeiro segundo. E, não fosse a trave, teria sido derrotado pelo Rubin, em Kazan. Depois empatou em casa com o Dynamo e venceu os ucranianos em Kiev, com um gol chorado aos 44 do 2º tempo. Mas é bom ter a Inter num mata-mata.

Artilheiro: Stankovic - 2 gols

3º Rubin Kazan (1V 3E 2D 4GP 7GC) - 6 pontos
Chegar na última rodada precisando apenas vencer sua partida para se classificar já torna a campanha do Rubin Kazan muito acima do esperado, ainda mais pra uma estreia em Champions League. O problema era vencer a Inter em Milão, coisa que não aconteceu. Mas o saldo dos russos é excelente, conseguindo uma épica vitória diante do Barcelona, em pleno Camp Nou, e depois segurando o empate em casa. Fosse mata-mata, teria eliminado o atual campeão.

Artilheiro: Alejandro Domínguez - 2 gols

4º Dynamo Kiev (1V 2E 3D 7GP 9GC) - 5 pontos
Foi o Dynamo que mais teve chances de classificação nos últimos tempos. Acostumando-se a ser saco de pancadas, o time russo trouxe Shevchenko para essa temporada, e ainda que o avançado ucraniano não tenha feito a diferença, criou-se expectativa sobre o time, que até certo ponto não foram frustradas, afinal, enquanto vencia o Barça na última rodada, a vaga era ucraniana, mas como tomou a virada vai mesmo ficar sem torneios europeus no segundo semestre da temporada.

Artilheiro: Yussuf, Gérson Magrão, Gusev, Shevchenko, Mikhalik e Milevskiy - 1 gol


Grupo G

1º Sevilla (4V 1E 1D 11GP 4GC) - 13 pontos
Sem maiores sustos. Teve como ponto alto a vitória de 3 x 1 sobre o Stuttgart, na Alemanha. Dos times que não são os grandes favoritos, o Sevilla é minha maior aposta, tem um jogo pelas laterais do campo sensacional, com Jesús Navas fazendo a melhor temporada de sua carreira. Vamos ver o que o sorteio reservará aos andaluzes.

Artilheiro: Luis Fabiano, Squillaci, Jesús Navas e Kanouté - 2 gols

2º Stuttgart (2V 3E 1D 9GP 7GC) - 9 pontos
A classificação veio na última rodada, com vitória sobre o Unirea, mas a temporada do Stuttgart é lamentável, tinha tudo pra se classificar com tranquilidade nesse grupo. Perdeu seu treinador Markus Babbel durante a temporada, muito em função da ridícula 16ª colocação na Bundesliga. Não deve ir longe.

Artilheiro: Kuzmanovic e Pogrebnyak - 2 gols

3º Unirea Urziceni (2V 2E 2D 8GP 8GC) - 8 pontos
Belíssima surpresa. Chegou na última rodada dependendo de um empate pra se classificar, mas acabou derrotado pelo Stuttgart. De qualquer modo, a equipe de Dan Petrescu deixou excelente impressão, refletida nos 4 x 1 diante do Rangers, na Escócia.

Artilheiro: Varga, Bilasco, Brandán, Onofras e Semedo - 1 gol

4º Rangers (0V 2E 4D 4GP 13GC) - 2 pontos
Lamentável. Outrora temido jogando no Ibrox Stadium, o Rangers conseguiu levar 4 x 1 de Unirea e Sevilla e 2 x 0 do Stuttgart. Somado ao pífio papel do Celtic na Liga Europa, o ano dos times escoceses é pra se esquecer.

Artilheiro: Bougherra, Nacho Novo e McCulloch - 1 gol


Grupo H

1º Arsenal (4V 1E 1D 12GP 5GC) - 13 pontos
Sem a menor dificuldade. Só foi perder na última rodada, jogando com um time totalmente juvenil diante do Olympiacos, na Grécia. Porém, se quiser ganhar a Champions League, precisará fazer bom uso do mercado de transferências em janeiro, o time carece urgentemente de um centroavante, após a grave lesão de Van Persie, que ficará cerca de quatro meses parado.

Artilheiro: Fabregas - 3 gols

2º Olympiacos (3V 1E 2D 4GP 5GC) - 10 pontos
Confirmou sua condição de favorito a segunda vaga com vitória diante do Arsenal, na última rodada. Como fará a primeira partida do mata-mata em seu estádio, pode ter alguma chance de avançar até as quartas-de-final, mas é improvável.

Artilheiro: Torosidis, Mitroglou, Stoltidis e Leonardo - 1 gol

3º Standard Liège (1V 2E 3D 7GP 9GC) - 5 pontos
Chegou na última rodada com chances de classificação, mas por pouco não ficou fora até da Liga Europa. Conseguiu a vaga ao empatar com o AZ Alkmaar, em Liège, com um gol aos 50 do 2º tempo, feito numa linda cabeçada do goleiro Bolat. Campanha interessante, não é fácil um time belga chegar na sexta rodada com chances de vaga.

Artilheiro: Jovanovic - 2 gols

4º AZ Alkmaar (0V 4E 2D 4GP 8GC) - 4 pontos
O AZ Alkmaar chegou credenciado como campeão holandês. Pegou um grupo bastante acessível pra tentar apagar a imagem atual dos clubes holandeses em competições europeias, mas só fez a confirmar: time holandês é mero figurante atualmente. Mais do que a saída de Louis van Gaal para o Bayern, o que afundou mesmo o time foi a vinda de Ronald Koeman - que já foi embora.

Artilheiro: Jeremain Lens - 2 gols


Números da sexta rodada:
Gols: 46 (média de 2.87 por partida)
Vitória dos mandantes: 5
Vitória dos visitantes: 8
Empates: 3
Jogo com mais gols: Juventus 1 x 4 Bayern de Munique
Artilheiro da rodada: Owen (3 gols)

Artilheiros:
Cristiano Ronaldo(Real Madrid) - 6
Michael Owen(Man Utd), Milos Krasic(CSKA Moscou) e Edin Dzeko(Wolfsburg) - 4

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Assim como a campanha do Bordeaux me surpreendeu a campanha da Fiorentina tambem, e tambem em um grupo forte, nos demais grupos nada de surpresas. Agora é esperar o sorteio e fevereiro chegar para acompanhar esse mata-mata que vai ser de arrepiar, vou arriscar um palpitão tambem.

Sevilla x Bayern de Munique
Manchester United x Porto
Chelsea x CSKA Moscou
Real Madrid x Stuttgart
Arsenal x Milan
Bordeaux x Inter de Milão
Fiorentina x Olympiacos
Barcelona x Lyon

Valeu.

Sobre seu comentatio lá no blog, entao cara, eu dei umas ferias ao Gremista Fanático, rsrs, volto com os confrontos apartir de janeiro, devo fazer algumas homenagens nesse fim de ano. Com relação a dificuldade de achar os confrontos com os times gauchos, nenhuma porque possuo todos os jogos do Grêmio na historia, e já tenho os confrontos todos prontos, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Flávio Santos disse...

André,

Tirando o Liverpool, desclassificado melancolicamente, chegaram os maiores nestes grupos. Menos mal.
Torço para o seu palpite dos confrontos dar certo. Pois assim são preservadas as principais equipes!

Abraços

Stéfano disse...

Sem a menor dúvida o Liverpool foi a grande decepção da CL. E está sendo a grande decepção da temporada.