16 de dezembro de 2009

Liga Europa: fechamento de grupos - I

Nesta quarta-feira foi realizada a última rodada de seis dos doze grupos da Liga Europa, definindo mais cinco classificados: Hertha Berlin, Fulham, Panathinaikos, Club Brugge e Copenhagen. Análise rápida de cada grupo:

Grupo D

Classificados: 1º Sporting 2º Hertha Berlin

Jogando com um time misto, o Sporting foi a capital alemã, onde o Hertha Berlin precisava da vitória pra não depender de tropeço do Heerenveen. Fez sua parte, com um gol do jovem sérvio Gojko Kacar. Ou seja, de nada adiantou a goleada de 5 x 0 do Heerenveen sobre o Ventspils, da Letônia.

Artilheiros: Liédson(Sporting) e Sibon(Heerenveen) - 3 gols


Grupo E

Classificados: 1º Roma 2º Fulham

A Roma jogava apenas pra garantir a primeira colocação do grupo, e conseguiu isso indo à Bulgária, onde fez 3 x 0 no CSKA Sofia, dois gols de Cerci e outro do jovem Filippo Scardina, de 17 anos, que já andou despertando o interesse do Manchester United. Mas as atenções estavam mesmo voltadas para a Suíça, onde Basel e Fulham decidiriam a vaga em confronto direto.
Aos ingleses só a vitória interessava, e fez 2 x 0 logo no primeiro tempo com estranha facilidade, dois gols do atacante Zamora. Na segunda etapa, o Basel diminuiu com Alexander Frei, de pênalti, mas Gera fez o terceiro do time londrino. Ainda deu tempo de Streller descontar, mas o 3 x 2 classificou o time do ótimo treinador Roy Hodgson.

Artilheiro: Alexander Frei(Basel) - 5 gols


Grupo F

Classificados: 1º Galatasaray 2º Panathinaikos

Num grupo com Dinamo Bucareste e Sturm Graz, não dava pra imaginar outros classificados que não turcos e gregos. O Galatasaray, de Frank Rijkaard, entrou com um time reserva na última rodada e perdeu de 1 x 0 para o Sturm Graz, enquanto o Panathinaikos fez 3 x 0 nos romenos, dois gols de Djibril Cissé e um de Rukavina.

Artilheiros: Shabani Nonda(Galatasaray) - 3 gols


Grupo J

Classificados: 1º Shakhtar Donetsk 2º Club Brugge

O Shakhtar Donetsk, que passeou no grupo, foi derrotado pelo Partizan Belgrado, na Sérvia, por 1 x 0, gol de Lamine Diarra, mas o jogo não valia mais nada, diferentemente do confronto direto entre Club Brugge e Toulouse, na Bélgica. Jogo horroroso, nível Al Ahli x Auckland City, mas melhor para os belgas, que só precisavam empatar e venceram com um gol de Perisic, nos acréscimos.

Artilheiros: Luiz Adriano(Shakhtar Donetsk) e Ivan Perisic(Club Brugge) - 4 gols


Grupo K

Classificados: 1º PSV Eindhoven 2º Copenhagen

Mesmo já tendo o primeiro lugar garantido, o PSV não poupou nenhum titular em sua visita à Romênia, onde fez 2 x 0 sobre o Cluj, gols de Lazovic e Amrabat. O que interessava mesmo era o outro confronto direto do dia, envolvendo Sparta Praga e Copenhagen, na República Tcheca. Mesmo jogando fora de casa, os dinamarqueses fizeram 3 x 0, com destaque para N'Doye, autor de dois gols.

Artilheiro: Jonathan Reis(PSV) e Dame N'Doye(Copenhagen) - 4 gols


Grupo L

Classificados: 1º Werder Bremen 2º Athletic Bilbao

Com os dois classificados já definidos, restava o confronto direto para definir o primeiro colocado. Apesar da necessidade de vencer por três gols de diferença para ser líder, o Athletic poupou boa parte de seus titulares e, mesmo jogando no San Mamés, foi facilmente derrotado por 3 x 0, gols de Pizarro, Naldo e Rosenberg.
No outro jogo, por puro cumprimento de tabela, o Nacional, de Portugal, fez 5 x 1 no Austria Viena.

Artilheiro: Fernando Llorente(Athletic Bilbao) - 6 gols

* Clique sobre os grupos para ver as fichas das partidas e classificação

Assim sendo, a rodada de quinta-feira definirá as últimas quatro vagas: no grupo A, Anderlecht e Dinamo Zagreb estão na disputa; no grupo B, o mais indefinido de todos, Valencia, Genoa e Lille brigam por duas vagas; no grupo H, Twente e Sheriff lutam pela segunda vaga.


Os classificados:
- Como 1º colocado: Sporting-POR, Roma-ITA, Galatasaray-TUR, Salzburg-AUT, Fenerbahçe-TUR, Benfica-POR, Shakhtar Donetsk-UCR, PSV Eindhoven-HOL e Werder Bremen-ALE

- Como 2º colocado: Hertha Berlin-ALE, Fulham-ING, Panathinaikos-GRE, Villarreal-ESP, Everton-ING, Club Brugge-BEL, Copenhagen-DIN e Athletic Bilbao-ESP

- À definir posição: Ajax-HOL, Hamburg-ALE e Hapoel Tel-Aviv-ISR

- Classificados via Champions League: Juventus-ITA, Wolfsburg-ALE, Olympique de Marseille-FRA, Atlético de Madrid-ESP, Liverpool-ING, Rubin Kazan-RUS, Unirea Urziceni-ROM e Standard Liège-BEL

6 comentários:

Nickolas disse...

Muito bom seu blog mais um belo blog que decobri vou diariamente comentar aki,.Comenta ai www.nickolasblog.zip.net abs

Carol Sakurá disse...

Oi!

Vim agradecer pelo comentário carinhoso lá no blog.
Obrigada pela força!
Bjs!

Gremista Fanático disse...

A exemplo da Liga dos Campeões a Liga Europa vai empolgar na proxima fase em fevereiro. E eu vou acompanhar por aqui todas as noticias. É dificil achar resumos tão ricos detalhes em outros sites e blogs. valeu cara, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Carlos disse...

Futebol ao cubo, qual é a sua opiniao de comentarista, sobre Roberto Carlos no timao e se o novo plantel vai fazer do corinthians um time competitivo a nivel internacional, sabendo que os outros times brasileiros como S.Paulo e Inter, alem da experiencia, já estão prontos para esta competiçao da libertadores?

Claudio Henrique disse...

Poderemos ter ótimos confrontos pela segunda fase da Liga Europa.

Abraços.

André Renato disse...

Carlos,

De todas as contratações do Corinthians, a do Roberto Carlos era a mais urgente, o Corinthians jogou todo o segundo semestre sem um lateral esquerdo.

Com tantos novos reforços (RC, Tcheco, Iarley, Danilo), o time precisará virar de fato um time muito rapidamente, o Corinthians pegou um grupo bem complicadinho na Libertadores, e só o primeiro colocado tem vaga assegurada.

Abraços!