17 de dezembro de 2009

Liga Europa: fechamento de grupos - II

Findou-se nesta quinta-feira, após um total de 144 jogos, a primeira fase da Liga Europa. O sorteio dos confrontos das 16-avos-de-final acontece amanhã, às 10h (de Brasília).

Serão dois potes:

Pote 1:
- Os 12 campeões dos grupos da Liga Europa + os quatro melhores terceiros colocados da Champions League:

Anderlecht-BEL, Valencia-ESP, Hapoel Tel-Aviv-ISR, Sporting-POR, Roma-ITA, Galatasaray-TUR, Salzburg-AUT, Fenerbahçe-TUR, Benfica-POR, Shakhtar Donetsk-UCR, PSV Eindhoven-HOL, Werder Bremen-ALE, Unirea Urziceni-ROM, Juventus-ITA, Wolfsburg-ALE e Olympique de Marseille-FRA

Pote 2:
- Os 12 vice-campeões dos grupos da Liga Europa + os quatro piores terceiros colocados da Champions League:

Ajax-HOL, Lille-FRA, Hamburg-ALE, Hertha Berlin-ALE, Fulham-ING, Panathinaikos-GRE, Villarreal-ESP, Twente-HOL, Everton-ING, Club Brugge-BEL, Copenhagen-DIN, Athletic Bilbao-ESP, Liverpool-ING, Rubin Kazan-RUS, Standard Liège-BEL e Atlético de Madrid-ESP

Em azul as oito equipes que vieram da Champions League.

Há duas regras simples: não se enfrentam times do mesmo país e nem times do mesmo grupo.

Podemos ter, por exemplo, Juventus x Liverpool. Ou então Juventus x Hamburg, revivendo a final da Champions League da temporada 82/83.

Valencia x Liverpool colocaria Rafa Benítez contra seu ex-time. Roma x Liverpool também já foi final da Champions League. É, acho que já deu pra notar que a grande expectativa está por conta de quem pegará o Liverpool.

Em contrapartida, podemos ter jogos bem amáveis, tipo Unirea x Copenhagen, Hapoel Tel-Aviv x Club Brugge... Enfim, jogos que só quem torce por tais times assistiriam.

Dito isso, análise dos seis grupos que jogaram nesta quinta-feira


GRUPO A

Classificados: 1º Anderlecht 2º Ajax

O Ajax entrou classificado, e só precisava empatar, em Amsterdam, pra garantir a primeira colocação. Do outro lado estava o Anderlecht, que só dependia de si para se classificar. E eis que, em 45 minutos de partida, o Anderlecht fazia absurdos 3 x 0. No segundo tempo o Ajax descontou com Emanuelson, mas de nada adiantou.
O Dinamo Zagreb, que tinha chances de classificação, foi derrotado em casa pelo Timisoara, 2 x 1.

Artilheiro: Jonathan Legear(Anderlecht) - 4 gols


GRUPO B

Classificados: 1º Valencia 2º Lille

O grupo mais emocionante, já que nenhuma equipe ainda estava classificada. A situação mais confortável era a do Lille, que recebia o eliminado Slavia Praga. E fez bem a sua parte, vitória por 3 x 1, o que aumentou ainda mais o caráter decisivo de Genoa x Valencia.
O lateral Bruno abriu o placar para os espanhois no minuto final do primeiro tempo, mas Hernán Crespo empatou para o Genoa. Quando os italianos exerciam uma pressão, o goleiro Scarpi falhou bizonhamente, entregando de graça a bola para David Villa classificar o Valencia.

Artilheiro: Gervinho(Lille) - 5 gols


GRUPO C

Classificados: 1º Hapoel Tel-Aviv 2º Hamburg

Com as duas vagas já definidas, restava o confronto direto pra ver quem terminaria na primeira colocação. Jogando em casa, o Hapoel venceu por 1 x 0, gol de Yeboah, garantindo um surpreendente primeiro lugar. No outro jogo, após abrir 3 x 0 em dezenove minutos, o Rapid Viena conseguiu deixar o time reserva do Celtic empatar.

Artilheiros: Nikica Jelavic(Rapid Viena) e Marcus Berg(Hamburg) - 4 gols


GRUPO G

Classificados: 1º Salzburg 2º Villarreal

O grupo da grande campanha da primeira fase. O Red Bull Salzburg, mesmo sem Sebastian Vettel, conseguiu vencer todos os seus jogos nessa primeira fase, incluindo a vitória de hoje, na Espanha, diante do Villarreal, gol de Svento. Campanha surreal, e ainda conseguiu ser a defesa menos vazada de toda Liga Europa, tomando apenas dois gols.
Na outra partida, a situação de Davide Ballardini segue se complicando na Lazio: derrota, em Roma, para o Levski Sofia, 1 x 0.

Artilheiro: Mauro Zárate(Lazio) - 3 gols


GRUPO H

Classificados: 1º Fenerbahçe 2º Twente

Já classificado, o Fenerbahçe poupou boa parte do seu time titular, e ainda sim fez 1 x 0 no Sheriff, da Moldávia, que ainda tinha chances de classificação. O gol foi marcado por Ugur Boral.
Na outra partida, o Twente foi à Romênia e empatou em 1 x 1 com o Steaua Bucareste, conseguindo a segunda colocação.

Artilheiros: Alex(Fenerbahçe), Blaise N'Kufo e Miroslav Stoch(Twente) e Pantelis Kapetanos(Steaua Bucareste) - 2 gols


GRUPO I

Classificados: 1º Benfica 2º Everton

Outro grupo que já chegou com seus classificados definidos. O Benfica sobrou nessa fase, a ponto de, somando os dois jogos com o Everton, vencer por 7 x 0 (5 x 0 em Lisboa). Nessa última rodada, fez 2 x 1 sobre o AEK Atenas, os dois tentos marcados por Di María.
Na outra partida, o Everton foi derrotado, em Liverpool, pelo Levski Sofia por 1 x 0.

Artilheiros: Javier Saviola e Óscar Cardozo(Benfica) - 4 gols

* Clique sobre os grupos para ver as fichas das partidas e classificação


Amanhã de manhã, assim que sairem os confrontos da Liga dos Campeões e Liga Europa, o FAC fará uma análise de todos os duelos.

2 comentários:

Cadê Meu Camisa 10? disse...

É meu caro, não duvido nada de um Liverpool e Juventus... De qualquer jeito, espero que o time de Rafa Benitez não decepcione novamente e faça grande campanha na Liga Europa...

www.cademeucamisa10.com

Gremista Fanático disse...

É meu brother afunilando a competição fica melhor pra eu acompanhar, e espero grandes jogos nessa proxima fase assim como tambem espero por jogos amaveis, hauahuahua.
grande abraço.

Saudações do Gremista Fanático