12 de março de 2010

Por que a Libertadores não vai pro quinto dos infernos?

Entediado no computador, resolvi assistir ao segundo tempo de Deportivo Quito x Internacional - até então, já conhecendo bem a "organização" da Libertadores, só tinha visto jogos do meu time (que, diga-se, nem merecia ter vencido o Nacional-PAR). Fui à sala, reticente, pensando: "Mas... E se eu me estressar mais uma vez?". Enfim, fui.

De cara ouço o narrador da SporTv dizer: "Depois de 21 minutos de intervalo, a bola volta a rolar para o segundo tempo!". Respiro fundo.

Aos 7 minutos, o árbitro colombiano José Buitrago protagonizou algo que beira o surreal. Num choque entre Pirchio, do Dep. Quito, e o goleiro Abbondanzieri, do Inter, o árbitro marcou pênalti. Só vendo pra crer o quão ABSURDA foi a marcação, foi falta do jogador da equipe equatoriana sobre o arqueiro argentino. Foi tão descarado que, com o auxílio do quarto árbitro, Buitrago voltou atrás em sua decisão. Quarto árbitro que devia estar a uns 40 metros do lance, enquanto o juiz estava a uns cinco. Se eu achar o vídeo até coloco aqui depois.

Aí, claro, começou a pressão do time de Quito, apoiado por sua torcida. Eis que, num lance onde o bandeirinha assinalou falta em favor do Inter, começou a voar objetos atirados pelos civilizados pagadores de ingresso. É inacreditável ter que ver o jogo seguindo com três policiais protegendo o assistente com escudos, e ainda mais inacreditável que isso já seja cena corriqueira.

Sabe quando você tá jogando Winning Eleven e toma um gol de um amigo, e o filho da puta fica vendo o replay 300 vezes, por todos os ângulos, em todas as velocidades? A transmissão da tv equatoriana é assim: o jogo rolando e eles mostrando replays de 30, 40 segundos, repetindo por 435 ângulos diferentes um lance sem nexo. Numa dessas quase saiu gol do time da casa. Enfim, não há nenhuma padronização, cada país transmite do seu jeito. Uma beleza.

Libertadores que é o torneio onde acúmulo de cartões amarelos não suspende. Libertadores que é o torneio onde times do mesmo país se enfrentam na fase de grupos (tipo Univ. Católica x Univ. do Chile). Libertadores que, em 2007, conseguiu fazer uma tabela onde o Arsenal de Sarandí fez seus dois primeiros jogos fora de casa.

Na boa, tudo isso demonstra o nível de educação da América do Sul, desde a criação do regulamento até o primórdio comportamento das "torcidas".

Juro que me sinto no Período Neolítico quando a Libertadores começa...

10 comentários:

Lucho Cláudio disse...

"Sabe quando você tá jogando Winning Eleven e toma um gol de um amigo, e o filho da puta fica vendo o replay 300 vezes, por todos os ângulos, em todas as velocidades?" Sei bem como é isso!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Se a 'Confederación' ler o post, vai tentar excluir teu blog! Com certeza.. jeje

Os exemplos que você enumerou são um pouco mais da metade das coisas negativas que vêm junto com a Libertdores.
Outra coisa que me irrita muito, é o descritério dos apitadores. Os argentinos, uruguaios, bolivianos e paraguaios (até vietnamitaskkk) podem fazer a cera que quiserem pelo tempo que desejarem.. já os brasileiros NÃO podem demorar mais do que 3 segundos para cobrar as faltas. Um exemplo foi o Fluzão na final da Sulamericana do ano passado, no primeiro jogo o árbitro acelerou o jogo de uma forma impressionante, favorecendo totalmente a LDU. E o resto já sabemos...

Abraço!

Gremista Fanático disse...

Fala cara, que bom que voltou, seus textos são muito bons sempre, não pare não, siga em frente.
Sobre a Libertadores, pois é cara, tenho que te dar razão, essas coisas são mesmo de uma barbaridade terrivel, e como voce disse o que mais nos deixa irados é que é corriqueiro e nada se faz pra mudar, a Conmebol faz corpo mole e essas lambanças continuam a acontecer sempre sem que ninguem seja punido, bem coisa de Brasil e America Latina mesmo, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Cadê Meu Camisa 10? disse...

Concordo com o Gremista Fanático é bom ver seus textos novamente por aqui...

Você disse tudo, a desorganização do futebol sulamericano e digno de virar uma pornochancada..

Abs,
Cadê Meu Camisa 10?

Claudio Henrique disse...

E aí cara, eu me pergunto como pode a Champions League ser uma competição tão profissional e a Libertadores tão amadora? Será que é por que estamos num continente de países subdesenvolvidos?

Abraços

Flávio Santos disse...

Fala André,

Tudo bem?

Não o esqueci...rs... mas você estava meio su,ido estes tempos.

A Libertadores é o retrato da grande várzea que é continente sul americano. Mas não acho que o nível técnico seja tão diferente da Liga dos Campeões.

Nickolas Sobral disse...

Jogos da Libertadores é chatos mesmo hahaha Mais com o Flamengo participando vejo com voltade hahaha!!Passa no blog ae mano www.nickolasblog.zip.net Abraço

Gabriel Campi disse...

A Libertadores está anos-luz atrás da Champions, no quesito de qualidade, times, jogadores e principalmente organização.
Muito legal seu blog. Vou te seguir blz. Também tenho o meu blog sobre futebol. Dá uma passada lá, e se gostar pode me seguir. O endereço está aí:

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Abraços.

Leonardo disse...

Pior que isso de tacarem objetos e os policiais defenderem com escudo é totalmente normal, qualquer escanteio que é cobrado nessa competição em um jogo que nao seja no Brasil acontece isso. Outra coisa legal q acontece nessa competição é a falta de sequencia dos grupos na competição. Enquanto o grupo do são paulo estava com 3 jogos, tinha grupo q os times jogaram apenas um. Vai entender....

CARLOS disse...

SABE ANDRE, PENSEI EM TUDO QUE VOCE ESCREVEU, E OBSERVO, QUE A ESTRELA DE UM JOGO, CAMPEONATO OU O QUE SEJA, É O PATROCINADOR, O JUIZ, A TV QUE TRANSMITE, OS CARTOLAS, O COMERCIO DE JOGADORES....E ASSIM VAI. JOGO, DISPUTA, FUTEBOL, ESPETÁCULO, ETC....ISTO É SECUNDÁRIO, OS UNICOS QUE GOSTAM DE VER ISTO, ESTAO ISOLADOS ATRAS DE UMA TELEVISAO, OU PAGANDO INGRESSO, E PENSANDO QUE AS COISAS VAO MUDAR....POBRE DE NÓS.... RSSSSS
ABRAÇOS

Stéfano disse...

É, André, tbm tenho visto a Libertas e tá parecendo torneio de várzea. Digo PARECENDO, pq a várzea é bem mais organizada.
Vi esse jogo do Inter, o lance do penal foi ridículo ao cubo, fazendo ligação com o nome do blog hehe
abs