18 de março de 2010

Rodada fantástica na Liga Europa

Poucas vezes uma única rodada de um torneio reservou duelos tão vibrantes como os jogos de volta pela fase oitavas-de-final da UEFA Europa League, nesta quinta-feira. Foram 34 gols em oito confrontos, média de mais de quatro gols por partida.


- Fulham 4 x 1 Juventus (ficha da partida)

Uma das maiores façanhas da história do time londrino. Perdeu em Turim por 3 x 1 e, no Craven Cottage, tomou 1 x 0 com menos de dois minutos, gol de Trezeguet. Precisava agora de uma vitória por três gols de diferença pra se classificar, e conseguiu: Zamora, aos 9', e Gera, aos 39', fizeram 2 x 1 no primeiro tempo.

Logo aos quatro da segunda etapa, o árbitro viu mão intencional de Diego dentro da área, pênalti que o húngaro Gera converteu, placar que levaria o jogo para a prorrogação. Mas o suplente Clint Dempsey, da seleção norte-americana, que esteve ameaçado de perder a Copa do Mundo por uma grave lesão no joelho no começo de 2010, marcou um gol espetacular, encobrindo o goleiro Chimenti. Heroica classificação.

Alguém tem alguma dúvida se Felipe Melo, mais uma vez, não perdeu a cabeça e agrediu alguém? Um lixo de ser humano.

- Werder Bremen 4 x 4 Valencia (ficha da partida)

O melhor jogo da Liga Europa. Após o 1 x 1 na Espanha, o Valencia começou o jogo arrasador, e em 15 minutos já vencia por 2 x 0, gols de David Villa e Mata. O técnico do clube alemão, Thomas Schaaf, tirou o volante Borowski e colocou o atacante português Hugo Almeida tão logo se viu em desvantagem, e foi dos pés dele que saiu o primeiro do Bremen. Mas, aos 45 minutos, Villa fez o terceiro do Valencia.

Frings, aos 57', e Marin, aos 62', colocaram fogo no jogo, levando a um 3 x 3 incrível, bastava mais um gol. Mas aí veio o quarto gol do Valencia, novamente com David Villa, seu terceiro na partida, aos 66'. Pizarro, aos 84', empatou em 4 x 4, e ficou nisso, eliminação no critério de gols fora de casa para o time alemão, mas um jogo pra se sair de cabeça erguida, foi uma das grandes partidas de 2010.

- Olympique de Marseille 1 x 2 Benfica (ficha da partida)

Outro jogo com emoção incrível. O 1 x 1 em Lisboa já havia sido eletrizante, com Ben Arfa empatando no último minuto para o OM, e dessa vez teve vingança dos portugueses. Niang, aos 70', abriu o placar para o Marseille, mas cinco minutos depois, o uruguaio Maxi Pereira empatou. Quando tudo levava a crer prorrogação, eis que surge Alan Kardec, ex-Vasco da Gama, pra classificar o time de Jorge Jesus, no primeiro minuto de acréscimo, fazendo seu primeiro gol com a camisa 'encarnada'.

- Standard Liége 1 x 0 Panathinaikos (ficha da partida)

O único jogo bocó do dia. Gol de Mbokani, aos 47 do primeiro tempo, sendo que os belgas já haviam vencido a primeira partida por 3 x 1, na Grécia.

- Anderlecht 4 x 3 Hamburg (ficha da partida)

Em território alemão, o Hamburg venceu a partida de ida por 3 x 1, e tinha uma boa vantagem pro jogo na Bélgica, devidamente ampliada aos 42 minutos, com Jerome Boateng. Porém, dois minutos, depois, Lukaku, o jovem atacante de 16 anos cobiçado por dezenas de times, empatou. Ainda deu tempo de Matías Suárez, aos 48, virar a partida.

Na volta do intervalo, Jansen descontou para o HSV, mas o argentino Biglia fez 3 x 2. O jogo ganhou ainda mais emoção quando Boussoufa fez 4 x 2. Faltava só mais um. Mas o croata Petric acabou com a esperança dos Mauves ao fazer o terceiro.

- Sporting 2 x 2 Atlético de Madrid (ficha da partida)

Mais um jogo repleto de emoção. Com o 0 x 0 na Espanha, o Atlético logo de cara conseguiu o seu almejado gol fora de casa, com Agüero, aos 3 minutos. O brasileiro-português Liédson empatou aos 19, mas novamente Agüero, aos 33, recolocou os Colchoneros em vantagem. No fim do primeiro tempo, Ânderson Polga empatou, e ficou nisso, outro time espanhol classificado no gol fora.

- Liverpool 3 x 0 Lille (ficha da partida)

Com a vantagem de ter vencido em casa por 1 x 0, o Lille não foi páreo para o Liverpool, em Anfield Road. Gerrard abriu o placar aos 9 minutos, após cobrança de pênalti sofrida por Lucas, ex-Grêmio. Na volta para o segundo tempo, Fernando Torres aproveitou bizarro vacilo de Rami e ampliou. Coube ao espanhol fechar o placar, aos 44 minutos.

Liverpool é o time que todos querem evitar no sorteio.

- Wolfsburg 2 x 1 Rubin Kazan (ficha da partida)

Pra fechar, uma prorrogação. Depois do empate por 1 x 1, em Kazan, o Wolfsburg foi surpreendido aos 21 minutos, com o gol de Kasaev. O empate só veio na segunda etapa, aos 58', gol do nigeriano Martins, resultado que levou o jogo para a prorrogação.

Primeiro tempo morno. Segundo tempo esquentou após a expulsão do zagueiro César Navas, do Rubin. Aí o Wolfsburg foi pra cima, e conseguiu o gol da vitória aos 119', com Gentner.


O sorteio dos confrontos da próxima fase acontece nessa sexta-feira, às 9h (de Brasília). Uma hora antes, a UEFA sorteará os confrontos da Liga dos Campeões.

3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

fala meu amigo...

não me conformo com a fase negra da Juve....pior, saiu vencendo e depois ainda tomou de 4....caminho livre para o Liverpool, que é o grande favorito a levar essa...

abraço!!!

Gremista Fanático disse...

Fala André, eu diria que foi a maior façanha da historia do Fulham porque estar perdendo de 4x1 e conseguir virar pra 5x4 não é toda hora que acontece em mata mata, e que jogaço deve ter sido mesmo esse 4x4 entre Bremen e Valencia, agora a Liga afunila cada vez mais e promete muito mais emoções.

São 10 vitorias seguidas do Grêmio sim cara, mas sem muita empolgação porque foram contra times fracos mas ainda temos que dar credito ao Silas sim, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Flávio Santos disse...

André,

A Juventus levou uma cacetada feia, hein...rs.... levei um susto quando vi o resultado do jogo. Até o glorioso e monumental Fulham bate nos pobres diabos italianos...rs...

Inté