10 de abril de 2010

Outra aula catalã

Na 'final' do Campeonato Espanhol, o Barcelona visitou o Real Madrid e venceu por 2 x 0, gols de Lionel Messi e Pedro Rodríguez, em duas assistências de Xavi. Com o triunfo, o clube catalão abriu três pontos do seu rival na luta pelo título (80 a 77). Vale dizer que, em seu estádio, o Real Madrid estava 100% na Liga, com 15 vitórias.

Não há equipe, em tudo que tange essa palavra, que se aproxime do Barcelona. Significa que é imbatível e já ganhou a Liga dos Campeões e Liga Espanhola? Não. Mas não existe um time que reúna, em seu mais alto nível, genialidade e frieza como o Barcelona. Fica-se até chocado quando alguém erra um passe.

Falando especificamente desse fundamento, Xavi é assustador. No futebol atual, não há jogador com passes tão decisivos quanto o meia da seleção espanhola.

Mas gostaria de destacar duas coisas que poucos falam:

1) Posicionamento dos atacantes x Linhas de impedimento
O segundo gol no clássico (no vídeo abaixo) simboliza perfeitamente a aula de como se posicionar que o time do Barcelona dá. Como sempre joga com meias ofensivos abertos (geralmente num 4-3-3 ou 4-2-3-1, mas excepcionalmente hoje num 4-1-4-1), uma jogada letal desse time são os passes entre o zagueiro e costas do lateral, pegando os meias em diagonal, saindo na cara do goleiro. É impressionante como em raríssimas oportunidades o jogador está em impedimento, isso deve ser exaustivamente treinado por Josep Guardiola.



Dando um pause entre os segundos 00:25-00:26 tem-se uma aula tática gratuita.

2) Victor Valdés

Já não bastasse os rivais do Barcelona entrarem em campo sabendo que terão pouca posse de bola e chances de gol, quando conseguem criar algo, esbarram numa temporada espetacular de Victor Valdés. Outrora inconstante, com falhas bizarras, fato é que Valdés faz a melhor temporada de sua vida e de um goleiro na Espanha, fazendo crescer a pressão sobre Vicente Del Bosque, técnico da Fúria, para levá-lo ao Mundial (hoje os goleiros são Iker Casillas, Pep Reina e Diego López). Na partida de hoje, salvou o Barcelona em duas oportunidades quando o placar estava 2 x 0, impedindo uma reação merengue.


Ainda faltam sete rodadas para o fim do campeonato. Abaixo, o calendário de cada um:

Barcelona - Deportivo La Coruña (C), Espanyol (F), Xerez (C), Villarreal (F), Tenerife (C), Sevilla (F) e Valladolid (C);

Real Madrid - Almería (F), Valencia (C), Zaragoza (F), Osasuna (C), Mallorca (F), Athletic Bilbao (C) e Málaga (F).

4 comentários:

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Pai

Mesmo meu ramo sendo o futebol inglês e o Barça tendo eliminando o Arsenal na Champions League, tenho que admitir que a equipe catalã é a melhor do planeta!

=)

Um beijo do seu filho,

Blog Papo de Pub - Futebol Inglês

Gabriela disse...

O Barcelona provou pro Real e, principalmente, pro Fiorentino, que não se faz um time apenas com dinheiro. Além disso, o time catalão tem dado gosto a todos nós de assistir cada vez mais o futebol europeu! Só esperamos que não seja mais uma "modinha" da vez...

Beijão!

Claudio Henrique disse...

O Barça mais uma vez mostrou deu um banho em seu adversário, desta vez o maior rival, o Real Madrid que embora tenha um time milionário, pouco produz e já tá até virando freguês. O Barça hoje é o melhor time do planeta.

Abraços

Gremista Fanático disse...

Fala André, pois é cara eu nem reclamo mais de arbitragem e do Maxi Lopes sem comentarios, kkkkkkkkkk.
Pois é meu amigo esse Barcelona é mesmo incrivel cara, a facilidade com que eles executam as jogadas é demais, abraço.

Saudações do Gremista Fanático