20 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 10 (2): Nova Zelândia, a primeira campeã mundial de 2010

Na maior zebra da Copa do Mundo 2010, e, no mínimo, uma das cinco maiores zebras da história dos Mundiais, a Nova Zelândia segurou um heroico empate com a tetracampeã Itália por 1 x 1. Shane Smeltz abriu o placar para os All Whites, mas Vincenzo Iaquinta, após pênalti assinalado sobre Daniele de Rossi, empatou.

Uma das coisas mais legais a se fazer depois de um jogo é entrar em sites dos países envolvidos. Enquanto a Gazzetta dello Sport está numa óbvia revolta, o NZ Herald News começa o texto da partida da seguinte forma: "Olhe para a classificação. Olhe de novo. Na segunda posição, empatada com a Itália, está a Nova Zelândia".

Às vezes é difícil ter a real dimensão do que significa pra um país que sequer tem no futebol o seu principal esporte, conseguir um empate com a atual campeã do mundo.

E a formação tática, por incrível que pareça, é um 4-3-3. Naturalmente, todos os atacantes ajudam na marcação, mas enquanto a bola não passa para seu campo de defesa, os três atacantes estão ali, no campo de ataque, dificultando todas as saídas de bola italiana. Somente quando a bola cruza a linha do meio campo que os três recuam, pra fazer literalmente onze atrás da linha da bola.


A Itália mudou o seu 4-2-3-1 da estreia pra um 4-4-2, com Iaquinta, que fôra meia esquerda contra o Paraguai, jogando ao lado de Gilardino no ataque, com Marchisio jogando pela esquerda do meio de campo, posição na qual não está habituado.

Essa é uma Itália que, mais do que nunca, vai tentar avançar até as fases mais agudas na base da camisa, pois o time em si é bem fraquinho, foi impressionante o número de bolas alçadas na área neo-zelandesa na partida, demonstrando uma total falta de criatividade do meio de campo. Mesmo que se classifique, dificilmente evitará um confronto com a Holanda já nas oitavas-de-final.



Ficha da partida:

Itália: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; Pepe(46' Camoranesi), Montolivo, De Rossi e Marchisio(61' Pazzini); Iaquinta e Gilardino(46' Di Natale).
Téc.: Marcello Lippi.

N.Zelândia: Paston; Winston Reid, Nelsen, Tommy Smith e Lochhead; Bertos, Vicelich(81' Christie) e Elliott; Killen(90+3' Barron), Smeltz e Fallon(63' Wood).
Téc.: Ricki Herbert.

Melhor em campo FIFA: Daniele de Rossi


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

3 comentários:

Flávio Santos disse...

André,
Mais impressionante que o resultado da Nova Zelândia foi você encontrar um jornal da Nova Zelândia.
Tenho o mesmo costume que você: ler as manchetes dos jornais estrangeiros após o jogos!
E como a Itália é ridícula. Quanta falta de criatividade!

Stéfano Bozza disse...

Vi o jogo. E quanto mais vejo a Itália atacando, mais tenho certeza de como eles são bons defendendo...

Flávio Santos disse...

Vi teu comentário no meu blog e realmente a Itália não me desce.
E não adianta comparar, como fazem muitos, essa campanha patética com de outros mundiais e dizer: "ah, a Itália é sempre assim". Esses comentaristas esquecem que em Copas anteriores havia jogadores italianos de alto nível.
Torço para a Itália ir pra casa logo, assim ficamos livre de mais um selecionado modorrento e chato!