25 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 15 (2): Brasil x Chile, Espanha x Portugal

No fim das contas, acabou dando a lógica: Brasil e Espanha liderando seus grupos, com Portugal e Chile na segunda colocação. Agora, nas oitavas-de-final, duelo sul-americano e ibérico.

A Espanha bateu o Chile por 2 x 1, gols de David Villa e Andrés Iniesta, enquanto Rodrigo Millar descontou. Vicente Del Bosque mandou o time numa espécia de 4-4-2 em quadrado, mas Villa atuava aberto pela esquerda, tanto que foi graças a tal posicionamento que ele marcou um golaço. Essa tática não é estranha na Fúria, Del Bosque já fez um esquema penso outras vezes - note que, no esquema abaixo, Sergio Ramos tem todo corredor para atacar.


Se a ideia do treinador era um 4-2-3-1, não existiu, pois Iniesta, em nenhum momento da partida, ocupou a faixa direita do meio campo.

Já Marcelo Bielsa às vezes faz jus além da conta ao apelido de 'El Loco'. O Chile é a equipe mais complexa de se entender taticamente. Na partida de hoje, Arturo Vidal era um volante defensivo pela esquerda, que na ausência da bola voltava pra compor uma linha de quatro, com Medel fazendo a zaga pela direita, Ponce pelo centro e Jara ao seu lado.

Vale destacar que Isla, assim como na vitória sobre a Suíça, jogou no meio de campo, quase como um ala - no melhor ataque chileno do primeiro tempo, iniciado pela direita, ele aparece ao lado de Alexis Sánchez, antes desse cruzar para Mark González errar.


Aliás, González foi escalado justamente pra fazer uma dupla com Beausejour pelo lado esquerdo, sabendo da costumeira ofensividade de Sergio Ramos. Teria funcionado se ele não fosse um dos maiores 'flops' da década, é impressionante como não decolou a carreira desse jogador, com frustrantes passagens por Liverpool e Bétis, antes de chegar ao CSKA Moscou.

Outro de péssima partida foi Jorge Valdívia. Contra Honduras, na estreia, ele também atuou nessa função de "falso centroavante", saindo do centro do ataque para vir buscar jogo no meio campo. Naquela ocasião fez boa partida, mas hoje foi tétrico. Foi substituído no intervalo, tal qual González, e não devem voltar ao time titular contra o Brasil.

Medel, Ponce e Estrada estão suspenso pro duelo de segunda-feira. Se optar pelo mais simples, Bielsa forma a zaga com Isla, Fuentes, Jara e Vidal.


Ficha da partida:

Chile: Bravo; Medel, Ponce e Jaral; Estrada; Isla, Vidal e Mark González(46' Millar); Alexis Sánchez(65' Orellana), Valdívia(46' Paredes) e Beausejour.
Téc.: Marcelo Bielsa.

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso(73' Javi Martínez), Iniesta e Xavi; Fernando Torres(55' Fabregas) e David Villa.
Téc.: Vicente Del Bosque.

Gols: Millar 47'; David Villa 24' e Iniesta 37'

Melhor em campo FIFA: Andrés Iniesta


Suíça 0 x 0 Honduras

É, a vitória suíça sobre a Espanha foi tipo o Cometa Halley, só vai acontecer de novo daqui 76 anos. Ainda sim, se defender é um mérito, tem quem tenta e não consegue.


De positivo mesmo foi ver Xherdan Shaqiri, a joia do FC Basel de apenas 18 anos, entrar bem na partida. Quem sabe outros jovens valores suíços, como Haris Seferovic e Nassim Ben Khalifa, destaques do título mundial sub-17 em 2009, não comecem a ganhar algumas convocações, pois jogadores como Frei, Nkufo e Hakan Yakin já deram tudo que tinham que dar à seleção.

Já Honduras tinha uma expectativa: ver se os três irmãos Palacios entrariam em campo, algo inédito numa Copa do Mundo. Mas não ocorreu, apenas Wilson e Jerry estiveram na partida. No mais, valeu pela experiência, pois fica claro que vai demorar muitos anos pro futebol hondurenho almejar uma classificação pra mata-mata de Mundial.


Ficha da partida:

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Barnetta, Huggel(78' Shaqiri), Inler e Gelson Fernandes(46' Yakin); Derdiyok e Nkufo(69' Frei).
Téc.: Ottmar Hitzfeld.

Honduras: Valladares; Sabillón, Chávez, Victor Bernárdez e Figueroa; Wilson Palacios e Hendry Thomas; Edgar Álvarez, Jerry Palacios(78' Welcome) e Ramón Núñez(67' Walter Martínez); Suazo(87' Turcios).
Téc.: Reinaldo Rueda.

Melhor em campo FIFA: Noel Valladares


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Flávio Santos disse...

Eu sempre achei "style" aquele jeito que ele fica sentado à beira do gramado...rs... Dá a impressão que é um ser genial, admirável...
Eu queria pegar a Espanha. Mas o Chile não conseguiu nem um empate!
E aquela saída "maravilhosa" do goleiro?