27 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 17 (2): Dia especial de futebol e lambanças

Quer dizer que a graça do futebol não são os dribles, golaços, defesas impossíveis, táticas, e sim os erros de arbitragem? Esse é o charme do futebol? Países que se preparam por quatro anos serem prejudicados aos olhos do mundo? Após o deplorável erro contra a Inglaterra, na derrota diante da Alemanha, a FIFA soltou um comunicado rechaçando qualquer uso de tecnologia no futebol.

Aí começa Argentina x México, e aos 26 minutos, Carlos Tevez, em completo impedimento, abre o placar. Estava muito impedido, não havia sequer um jogador à sua frente, quanto mais os dois que a regra exige pra não caracterizar irregularidade.

Pois o replay do lance passou no telão, e o bandeirinha Stefano Ayroldi chamou o árbitro Roberto Rosetti. Sabendo disso, o italiano deve ter pensado: "E agora? Prejudico o México ou vou contra a FIFA?". Escolheu a primeira opção.

É um NOJO a presidência de Joseph Blatter, de 74 anos, que já anunciou que concorrerá à reeleição...

Quem viu o jogo sabe como estava difícil a partida pros argentinos, o México estava até melhor, já tinha acertado o travessão de Romero num chutaço de Salcido. A Argentina veio num 4-1-3-2, com Maxi Rodríguez aberto pela direita, Di María pela esquerda e Messi jogando mais recuado do que de costume. Não funcionou, fez sua pior partida até aqui.


Interessante notar que Maradona, ciente da fragilidade de sua defesa, parece ter desistido de Jonás Gutiérrez de lateral-direito, e agora vai com uma linha de quatro zagueiros: Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze.

Sinceramente, prefiro Verón no lugar de Maxi.

O México mudou ainda mais sua maneira de jogar, vindo a campo num 4-4-1-1, com Adolfo Bautista imediatamente atrás de Javier Hernández. Não agradou, e com a desvantagem de 2 x 0, saiu no intervalo.


Com a mudança tática, Giovani dos Santos foi recuado pra compor a linha de meio campo pela direita, com Guardado fazendo a mesma função pela esquerda. A ideia é muito boa, em jogos pelo Deportivo La Coruña, Guardado chega a jogar de meia atacante pela esquerda num 4-2-3-1, e foi um dos poucos que fizeram boa partida.

Destaque trágico pra atuação de Ricardo Osorio, falhando de maneira sem explicação no segundo gol argentino. Foi sua primeira partida como zagueiro na Copa, nas outras duas em que foi titular, atuou como lateral direito. Não compreendi tal mudança, já que Héctor Moreno vinha bem, além de ter 1,85m, contra 1,73m de Osorio.

Agora, algo importante precisa ser dito: pra 2014, esse time mexicano vem muito forte. Nove dos vinte e três convocados têm menos de 25 anos, sendo que praticamente todos, exceto Guillermo Ochoa (ridiculamente reserva de Óscar Pérez) e Jorge Nillo, não atuaram. O trio Vela-Javier Hernández-Giovani dos Santos, quatro anos mais maduro, promete.


Ficha da partida:

Argentina: Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano; Maxi Rodríguez(87' Pastore), Messi e Di María(79' Jonás Gutiérrez); Higuaín e Tevez(69' Verón).
Téc.: Diego Armando Maradona.

México: Óscar Pérez; Juárez, Osorio, Francisco Rodríguez e Salcido; Giovani dos Santos, Rafa Márquez, Torrado e Guardado(61' Guille Franco); Bautista(46' Barrera) e Javier Hernández.
Téc.: Javier Aguirre.

Gols: Tevez 26' e 52' e Higuaín 33'; Javier Hernández 71'

Melhor em campo FIFA: Carlos Tevez


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

5 comentários:

Rafaela Andrade disse...

O vôlei já se utiliza da tecnologia para tirar dúvidas, o futebol quer ficar parado no tempo, o povo tem medo de mudanças, uma pena, né?

Pelo menos a nossa seleção de vôlei não tem medo e muda o tempo todo.
Beijos e boa semana!

http:// apenasumpontoesportivo.blogspot.com

Gigante Colorado disse...

BOLA MURCHA pro Rosetti e pro Larrionda! É um absurdo! Incrível como a FIFA não quer permitir a INVASÃO tecnológica em campo (mesmo que a mesma já domine os gramados, por meio de chuteiras, roupas e afins...), MAS PERMITE QUE ERROS GROSSEIROS, se é que isso foi um 'erro', se repitam... OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO?
Hahahaha... Só rindo muito! QUE DEUS NOS AJUDE nesse jogo de hoje, se passarmos, que ele nos ajude até a final, pq se dependermos da BOA VONTADE de autoridades como FIFA e ÁRBITRO...

tsc tsc

:*

HELTON disse...

Excelente analise.Assisti ao jogo e vi o erro bizarro do bandeirinha,que está ali para isso.Que pelo menos nos jogos do Brasil nao haja esses "erros".

Obrigado pela visita também.Estarei sempre aqui,o blog esta salvo em favoritos.Abraços

Stéfano Bozza disse...

O time do México me agradou demais, e ao que tudo indica, boa parte destes poderá jogar mais duas ou três Copas. Ou seja, olho no México para 2014, 2018 e, quiçá, 2022. Principalmente porque jogadores jóvens e bons tecnicamente estarão bem mais maduros.
Sobre o jogo em si, foi igual a do Brasil. Até o 1x0, equilibrado. Depois desse, tomou o segundo logo a seguir. (com a diferença de que o Brasil construiu seus gols, e a Argentina teve a construção por erros GRAVES de juiz e beque, e beuqe experiente...). No começo do segundo tempo veio o terceiro e fim de papo.

Flávio Santos disse...

Fico irritado com esse argumento de que os erros de arbitragem dão graça ao futebol. Então oe maior atrativo são os erros grotescos e injustiças?
O México treinou durante 3 meses e teve seu trabalho jogado lixo por causa de um impedimento absurdamente não marcado!