17 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 7 (3): México joga bem e vence França

Fechando o Grupo A, o México se impos de maneira sublime sobre a França, fazendo incontestáveis 2 x 0, gols de Javier Hernández e Cuauhtemoc Blanco. Com isso, chega aos mesmos 4 pontos do Uruguai, atrás apenas no saldo de gols (3 a 2). Já a França fica com 1 ponto, tal qual a África do Sul, e ambos se enfrentam na última rodada.

Antes de qualquer análise, duas ligeiras ponderações:

1) Sim, México e Uruguai podem fazer o famoso "jogo de compadres" e empatarem na última rodada, assim ambos se classificam. Mas alguém acredita nisso? Alguém acredita que o México vai aceitar não tentar vencer a partida? Afinal, se empatar, quem pega a Argentina nas 8as-de-final são os mexicanos.

2) Não é pela partida de hoje, mas Franck Ribéry é muito bom jogador, e só. Não é excepcional, nem craque, nem gênio, é muito bom jogador que, em jornadas inspiradas, pode decidir jogos. Mas é menos do que falam.

Tá. O México veio num 4-3-3 variando pro 3-4-3, pois o lateral esquerdo Salcido se lançava ao ataque, se juntando a linha de meias formada por Rafa Márquez, Juárez e Torrado. Na modesta opinião deste blogueiro, Salcido foi o melhor em campo.

Guille Franco não era um centroavante fixo, saía bastante da área, tentando abrir espaços para as entradas de Giovani dos Santos e Vela (que saiu aos 31 minutos, lesionado, dando lugar a Barrera). Gosto quando Franco não fica só na área.


Só que está cada vez mais difícil seguir deixando Javier Hernández de fora. O 'Chicharito' entrou no lugar de Franco e fez uma baita partida, a ponto de, mesmo jogando só 35 minutos, ter sido escolhido pela FIFA como melhor em campo.

A França saiu do 4-3-3 e jogou no 4-2-3-1, com Malouda aberto pela esquerda, Govou pela direita e Ribéry centralizado, função onde não rendeu bem.

Atrás deles estavam a dupla de volantes Diaby e Toulalan. O jogador do Arsenal começou pela direita, tentando servir de apoio a um ridículo Govou, mas ainda no primeiro tempo inverteu sua posição com Toulalan.


Mais do que qualquer análise tática, sobre a França é necessário algo além disso. Há lances que mostram bem como ninguém respeita Raymond Domenech. No segundo tempo, Toulalan simplesmente parou sua corrida atrás de um atacante mexicano, com pleno de ar: "Ah, que se dane". Corroboram com essa nítida insatisfação dos jogadores as opções sem o menor sentido do treinador, optando pela entrada de jogadores como Valbuena e Gignac, deixando Henry no banco.

Os franceses lembrarão de França de 2010 tal qual lembraremos do Brasil de 2006: uma zona.


Ficha da partida:

França: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Diaby e Toulalan; Govou(69' Valbuena), Ribéry e Malouda; Anelka(46' Gignac).
Téc.: Raymond Domenech.

México: Óscar Pérez; Osorio, Francisco Rodríguez, Héctor Moreno e Salcido; Rafa Márquez, Juárez(55' Javier Hernández) e Torrado; Giovani dos Santos, Guille Franco(62' Blanco) e Vela(31' Barrera).
Téc.: Javier Aguirre.

Melhor em campo FIFA: Javier Hernández


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

3 comentários:

Leonardo disse...

Minha nossa senhora, será q não tinha ninguem no banco pra acertar a defesa que não fosse do signo de escorpião?

Gabriel Campi disse...

O México apresnta um futebol bastante ofensivo, que me agrada muito. Já a França revive o drama de 2002, sem criatividade nenhuma.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

Boa vitória dos mexicanos para a alegria dos irlandeses.

O jogo foi bem ruim, embora no segundo tempo tenha melhorado, não foi nada que mudasse a 'cara' do jogo.

Abraços!