18 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 8 (2): EUA e Eslovênia mostram que a Copa engrenou

Abrindo a 2ª rodada do Grupo C, Estados Unidos e Eslovênia fizeram um ótimo jogo, que terminou com empate por 2 x 2. O time europeu fez 2 x 0 na primeira etapa, com Birsa e Ljubijankic, mas Donovan e Michael Bradley empataram para os norte-americanos na segunda etapa.

Infelizmente, mais uma vez a arbitragem foi o centro da partida. Ressalto que, até aqui, as arbitragens estão muito boas, mas se a Copa parece ter engrenado, também parece que os erros estão aparecendo. A arbitragem de Koman Coulibaly, do Mali, foi desastrosa, prejudicando os Estados Unidos em pelo menos dois lances - em um deles saiu gol, mas o árbitro 'achou' uma falta na jogada.

Taticamente falando, ambas se espelharam. Os Estados Unidos vieram no mesmo 4-4-2 em linha do empate contra a Inglaterra, apenas com a saída de Ricardo Clark para a entrada de Francisco Torres no meio campo.


Porém, diferente do primeiro jogo, Donovan e Dempsey não fizeram boa partida, estavam sumidos. Com os 2 x 0 no intervalo, Bob Bradley optou por tirar Findley e adiantar Dempsey pro ataque, passando Donovan pra direita, onde estava Dempsey. Com isso, Feilhaber entrou no lado esquerdo, e o time melhorou consideravelmente. Ter diminuído a desvantagem logo aos 3 minutos foi crucial para o empate.

A Eslovênia havia atuado contra a Argélia num 4-4-1-1, com Dedic se aproximando bastante do ataque. Hoje foi, de fato, um 4-4-2, com dois jogadores altos na frente, com a entrada de Ljubijankic no time, fazendo dupla com Novakovic. A opção se mostrou acertada, pois muitos vezes ficavam no mano a mano com DeMerit e Onyewu, levando clara vantagem.


Quem fez novamente boa partida foi Birsa. Dos meio campistas, é quem tem mais qualidade pra armar a equipe eslovena.



Ficha da partida:

Eslovênia: Samir Handanovic; Brecko, Suler, Bostjan Cesar e Jokic; Kirm, Radosavljevic, Koren e Birsa(87' Dedic); Ljubijankic(74' Pecnik(90+4' Komac)) e Novakovic.
Téc.: Matjaz Kek.

EUA: Howard; Cherundolo, DeMerit, Onyewu(80' Herculez Gomez) e Bocanegra; Dempsey, Francisco Torres(46' Maurice Edu), Michael Bradley e Donovan; Findley(46' Feilhaber) e Altidore.
Téc.: Bob Bradley.

Melhor em campo FIFA: Landon Donovan


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Nenhum comentário: