19 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 9 (3): Dinamarca vence Camarões e classifica Holanda

No fechamento da segunda rodada do Grupo E, a Dinamarca bateu Camarões, de virada, por 2 x 1, gols de Nicklas Bendtner e Dennis Rommedahl, e se recuperou da derrota na estreia para a Holanda - primeira seleção a garantir matematicamente sua classificação para as oitavas-de-final. Já Camarões, que abriu o placar com Samuel Eto'o, é a primeira eliminada.

Antes de qualquer outra coisa, um parágrafo para essa eleição de melhor em campo da FIFA. Bendtner fez um gol e deu o passe pro outro, assim como Rommedahl, mas o eleito foi Daniel Agger. A votação é popular, mas precisa haver algum critério, uma pré-seleção, não é possível que numa partida onde dois jogadores acabam com um gol e uma assistência outro jogador seja eleito o 'man of the match'.

A situação do grupo: Holanda 6 (+3), Japão 3 (0), Dinamarca 3 (-1) e Camarões 0 (-2). Na última rodada, um espetacular Japão x Dinamarca, onde os japoneses jogarão por um empate para avançar de fase. Já a Holanda busca um ponto contra Camarões pra garantir o primeiro lugar sem depender de saldo de gols.

A Dinamarca veio num 4-2-3-1, diferente da estreia, onde atuou no 4-1-4-1. Martin Jorgensen foi recuado para volante, jogando ao lado de Christian Poulsen, e com isso o experiente Jon Dahl Tomasson entrou no meio campo. No lado esquerdo, saiu Enevoldsen para a entrada de Jesper Gronkjaer.


O lado direito do ataque foi a chave da vitória, com a excelente partida de Rommedahl, jogando sempre nas costas de Assou-Ekotto. Tomasson caía bastante por esse setor também, até como forma de compensar o fato do lateral Lars Jacobsen pouco apoiar, diferente do que faz Simon Poulsen pelo outro lado.

Camarões mudou bastante o time da derrota para o Japão: saíram Matip, Makoun e Choupo-Moting, para as entradas de Song-Billong, Geremi e Emana.

Mas a maior mudança foi tática. Apesar de manter o 4-3-3 da estreia, dessa vez Eto'o jogou como centroavante, recebendo a aproximação de Webó pelo setor direito, e, com menos intensidade, de Emana pela esquerda. Quem apareceu bastante pro jogo no primeiro tempo foi Geremi, atuando como um volante ofensivo pela direita.


Pela pressão que exerceu no segundo tempo, dá pra dizer que Camarões merecia melhor sorte hoje.


Ficha da partida:

Camarões: Souleymanou; Mbia, N'Koulou, Bassong(72' Idrissou) e Assou-Ekotto; Geremi, Song-Billong e Enoh(46' Makoun); Webó(78' Aboubakar), Eto'o e Emana.
Téc.: Paul Le Guen.

Dinamarca: Sorensen; Lars Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen e Jorgensen(46' Jensen); Rommedahl, Tomasson(86' Jakob Poulsen) e Gronkjaer(67' Kahlenberg); Bendtner.
Téc.: Morten Olsen.

Melhor em campo FIFA: Daniel Agger


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

Um comentário:

Gabriel Campi disse...

A eliminação de Camarões é precoce, André, merecia melhor sorte mesmo. Eto'o até tentou fazer sua parte, mas o time não ajuda muito. Agora Dinamarca e Japão fazem o confronto direto na última rodada pela vaga as oitavas-de-final.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com