2 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 20 (1): Outra Copa no lixo

Vamos lá: o Brasil perdeu do jeito que se cobrou em 2006, lutando até o último segundo, dando a vida em campo. Isso é inegável, e é só ver o abatimento dos jogadores ao fim do jogo e lembrar como foi ao fim de Brasil 0 x 1 França em 2006, com jogadores saindo de campo como se nada tivesse acontecido.

Só que brasileiro tem mania, talvez a mais irritante de todas, de 8 ou 80. Ou seja, saiu de um time sem alma de 2006 pra um time excessivamente duro, por vezes desleal, em 2010. Alguém tinha alguma dúvida de que o Felipe Melo seria expulso em algum jogo da Copa? Luis Fabiano, idem. E o Robinho, reclamando de tudo? Maicon, Lúcio... Um time completamente desequilibrado, reflexo do seu treinador.


Falando nele, acho que hoje ficou mais do que evidente a ridícula convocação que fez. Time perdendo o jogo e só fez duas alterações, pois não deve ser animador olhar o banco e ver que sua opção ofensiva é Grafite. Agora imaginem o impacto que causaria na Holanda se, precisando segurar o resultado, vissem ali na beira do gramado o Ronaldinho Gaúcho, prestes a entrar. Iriam recuar por instinto, mesmo com um jogador a mais.

Que fique claro: não é o não ganhar a Copa que faz dela uma Copa perdida, perder faz parte; o que se jogou no lixo foi a grande característica do futebol brasileiro, o drible, improviso, genialidade. Afinal, Ronaldinho e Ganso assistiram a Copa do Mundo em suas casas, enquanto Kléberson, Josué e Júlio Baptista a assistiram in loco.

A Holanda é mais time. Fez um primeiro tempo irreconhecível, não pressionou a saída de bola brasileira como faz de costume. Não fosse uma brilhante defesa do grande Stekelenburg, num belo chute de Kaká, dificilmente a Holanda voltaria pro segundo tempo capaz de reverter um 2 x 0.


Robben jogou DEMAIS no segundo tempo. Cavou faltas, irritou os jogadores brasileiros. Passar por Nigel de Jong e Van Bommel não é fácil. Parte como favorita na semifinal, seja contra Uruguai, seja contra Gana.


Ficha da partida:

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel e Nigel de Jong; Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie(85' Huntelaar).
Téc.: Bert van Marwijk.

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos(62' Gilberto); Gilberto Silva e Felipe Melo; Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luis Fabiano(77' Nilmar).
Téc.: Dunga.

Gols: Felipe Melo(contra) 53' e Sneijder 68'; Robinho 10'

Cartão vermelho: Felipe Melo 73'

Melhor em campo FIFA: Wesley Sneijder


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

5 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

não vou me estender no assunto, pois a única coisa que tenho a dizer é que o Brasil não perdeu essa Copa hoje, mas sim na dia da convocação, quando o Dunga abriu mão da qualidade, pra morrer abraçado com seu time de operários...

abraço!!

Flávio Santos disse...

Sempre achei um erro crasso ter como opções de banco Júlio Batista, Grafite, Nilmar, etc.
O elenco era composto por coadjuvantes e poucos realmente talentosos. Só havia um craque do meio para frente: Kaká. É pouco numa Seleção Brasileira.
Pior que a derrota teve um roteiro previsível: todo mundo imaginava que o Felipe Melo seria expulso e faltariam opções ao Dunga para mudar um jogo!

Cleber Soares disse...

Não vou ficar filosofando sobre a derrota pra merda da holanda.....Estou muito puto pra ficar discutindo.....

Perdemos pra um time que se chegar a ser campeão vai ser coisa muito mais do destino que realmente mérito, se igualando a Itália em 82 e 06.

Perdemos pra nós mesmos, fizemos um 1º tempo impecável, poderíamos ter até matado o jogo, mas não matamos e é por isso que essa porra chama-se futebol, nem sempre o melhor ganha.

Também não estou falando que jogamos tão bem assim, mas perdemos o jogo em duas bolas paradas e ainda com uma delas sendo contra, ninguém merece.

Pra finalizar, também não vou perder meu tempo em fazer do Dunga um Judas pra descer o cassete e colocar a culpa nele por que não convocou esse ou aquele, eu que acompanho Copa desde 1982 já vi muito gato mestre descer a lenha no imortal TELE SANTANA (82 e 86) pelo mesmo motivo e depois pagar o maior pau dizendo que ele era o CARA.... quando um time perde todos são culpados e não um somente.

E pra você que torceu pra merda da holanda eu tenho uma pergunta:..... onde você vai estar daqui a quatro anos?; será que pelo menos estará vivo?

Stéfano Bozza disse...

O Brasil fez ótimo primeiro tempo, e claramente se eprdeu na cabeça. Tomou o EMPATE, mas parecia que estava 3x1 para a Holanda, tamanho o desespero! Assim, a Laranja jogou melhor e mereceu a vaga.
O grande erro foi na covnocação, a meu ver, muito mal feita. Nada de banco...
Agora, estou vendo muito "ódio" contra a Holanda por ter tirado o Brasil. Porra, é um jogo, um ganha, outro perde. Quem não tem espírito esportivo melhor ir ver ballet...
A Holanda foi melhor e mereceu vencer. Culpa do Brasil, que piorou? Não interessa. Foi melhor. E ganhou com justiça. Qual o problema em admitir isso? Quer dizer que a Holanda só serviria se perdesse? Ah, se catá...
abs!

HELTON disse...

Comentario do André e doCleber Soares foram perfeitos,nao ha mais nada a dizer