2 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 20 (2): Uruguai x Gana, simplesmente épico




Eu poderia encerrar o post só nessas imagens que já estaria satisfeito em resumir o que foi essa partida. Já faz umas três horas que acabou, já estou mais sereno, e ainda sim afirmo: foi um dos maiores jogos da história do futebol.

Se eu fosse diretor de filmes de suspense, teria dificuldades em imaginar uma cena onde, no último minuto de uma extenuante prorrogação, o atacante que classificou o time diante da Coreia do Sul salvasse uma bola em cima da linha - primeiro com o corpo, depois com a mão. É expulso, sai de campo chorando, e segundos depois ele vê que o jogo não acabaria naquela sua infração, pois o atacante que classificou o time diante dos Estados Unidos, chutou a bola no travessão. E tão feito isso, o árbitro encerrou a partida.

Pra completar, após um erro de Maxi Pereira e outros de John Mensah e Dominic Adiyiah, a última cobrança fosse feita pelo atacante que classificou o time para a Copa do Mundo na repescagem diante da Costa Rica, dando uma cavadinha na bola.

Um jogo para sempre.

No campo tático, o Uruguai veio num estranho 4-4-2, com Álvaro Fernández no lugar de Álvaro Pereira, jogando pela direita. Com isso, quem foi parar na esquerda foi Cavani, sendo que nas outras partidas jogou aberto pela direita. Uma confusão injustificável, Álvaro Pereira não estava mal a ponto de bagunçar tanto o time.


Mesmo atuando mais avançado do que nas outras partidas, Diego Forlán fazia função de armação também, deixando Luis Suárez mais fixo no ataque. E que Copa vai fazendo Forlán...

Gana manteve seu 4-1-4-1, com algumas alterações por necessidade: Jonathan Mensah e André Ayew, suspensos, deram lugar a Vorsah e Muntari, respectivamente. Sem Ayew, que é um meia atacante, o meio de campo estava com características muito defensivas, dependendo mais do que o costume das chegadas de Kevin-Prince Boateng e Kwadwo Asamoah para encostar em Asamoah Gyan.


Gana foi eliminada, mas fez uma Copa inesquecível. Nunca é demais lembrar que é apenas a segunda participação dos Estrelas Negras em Mundiais, e a segunda onde avança até a fase de mata-mata - em 2006, perdeu nas oitavas-de-final para o Brasil. Orgulharam o continente.


Ficha da partida:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano(38' Scotti), Victorino e Fucile; Álvaro Fernández(46' Lodeiro), Diego Pérez, Arévalo e Cavani(76' Sebastián Abreu); Forlán e Luis Suárez.
Téc.: Óscar Tabárez.

Gana: Kingson; Pantsil, Vorsah, John Mensah e Sarpei; Annan; Inkoom(74' Appiah), Kwadwo Asamoah, Kevin-Prince Boateng e Muntari(88' Adiyiah); Asamoah Gyan.
Téc.: Milovan Rajevac.

Gols: Forlán 55'; Muntari 45+2'

Pênaltis:
Forlán converteu - Asamoah Gyan converteu
Victorino converteu - Appiah converteu
Scotti converteu - John Mensah errou
Maxi Pereira errou - Adiyiah errou
Sebastián Abreu converteu

Melhor em campo FIFA:
Diego Forlán


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

6 comentários:

Gabriel Campi disse...

É, André, a classificação dos uruguaios foi realmente épica, misturada também com sorte. Mas são competentes e podem chegar mais longe. Parabéns ao Uruguai, que resgatou suas raízes.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Stéfano Bozza disse...

Não há o que dizer desse jogo. Incrível! Sensacional!
Genial Suárez! A verdadeira "Mão dos deuses do futebol".
Não tenho nem mais o que dizer hahaha. Jogaço histórico!

Claudio Henrique disse...

Jogão cara. Muito bom mesmo, não esperava que Gana fosse dar tanto trabalho assim.

Quanto ao jogo da seleção brasileira, eu já tinha 'cravado' que ia dar Holanda lá no meu blog. Enfim, acertei, pois imaginei que a seleção do Dunga não passaria pela primeira prova de fogo da competição.

Abraços!

Andressa disse...

Oi! Estou de volta sim e q bom q vc continua comentando no meu blog :)
Uruguai e Gana foi um dos melhores jogos q eu já vi. Gosto mtu do Uruguai, Forlán e Suárez são ótimos jogadores. Espero q consiga chegar na final.

Flávio Santos disse...

Nunca uma mão foi tão salvadora dentro do futebol. Convenhamos que só o futebol produz cenas tão espetaculares...
O jogo foi épico e seria digno de um roteiro cinematográfico...
Valeu a tradição Celeste. E acredito neles numa final contra a Alemanha!

HELTON disse...

Vou torcer muito pro Uruguai.Guerreiros e raçudos,isso que falta para nossa seleçao.