3 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 21 (1): Alemanha é time pra sentar, assistir e aplaudir

Começo citando a frase de uma amiga, pela qual tenho enorme carinho: "Todas as seleções levaram seus Gansos e Neymars".

Pois é. Claro que o 'todas' é uma força de expressão, mas a Copa que vem fazendo Mesut Özil e Thomas Müller é algo inacreditável, e que nos faz ter ainda mais raiva dessa mentalidade atrasada de que jogador jovem não serve pra uma Copa do Mundo. Especialmente no caso do Özil, da mesma função do meia santista.

A Alemanha encanta, e ouso a dizer que desde 1986 nenhuma seleção encanta desse jeito. Em 1990, 1994 e 2006, certamente ninguém; 1998 e 2002 foram ótimos anos de França e Brasil, mas não creio que tenham chegado a encantar. Em 2010, a Nationalelf já meteu quatro em Inglaterra e Argentina, seleções que chegaram à África do Sul mais cotadas, inclusive. Isso não é pouco.

Foi uma aula de futebol. Até quem acompanha de perto a Bundesliga (como este blogueiro, que considera a Liga Alemã a segunda mais legal do mundo) está se surpreendendo com a maturidade de Özil e Müller, além de Sami Khedira.


Esses já não são mais garotos, mas o que dizer de Schweinsteiger e Klose? O primeiro foi um monstro hoje, creio nunca ter visto-o jogar dessa maneira tão brilhante, enquanto o segundo simplesmente está a um gol de se tornar o maior artilheiro da história das Copas, ao lado de Ronaldo.

A Argentina veio no mesmo esquema da vitória sobre o México. Taticamente, é uma bagunça, com quatro "zagueiros zagueiros" atrás, Mascherano sobrecarregado na intermediária, Messi muito recuado.


Considero o Mundial de Messi bom. Apenas isso, bom. Não foi uma decepção, fez uma primeira fase interessante, mas desde a partida contra o México, quando passou a atuar mais recuado, já não rendeu mais.

A Argentina não chega sequer a semifinal desde 1990, quando foi finalista.


Ficha da partida:

Argentina: Romero; Otamendi(70' Pastore), Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano, Maxi Rodríguez e Di María(75' Agüero); Messi; Tevez e Higuaín.
Téc.: Diego Armando Maradona.

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Arne Friedrich e Jerome Boateng(72' Jansen); Khedira(77' Kroos) e Schweinsteiger; Thomas Müller(84' Trochowski), Özil e Podolski; Klose.
Téc.: Joachim Löw.

Gols: Thomas Müller 2', Klose 68' e 89' e Arne Friedrich 74'

Melhor em campo FIFA: Bastian Schweinsteiger


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

5 comentários:

HELTON disse...

Que time jogao Özil? Joga muita bola.VC Realmente está certo.Faltou ao Dunga a ousadia de chamar o Neymar.E mais...faltou o Ronaldinho Gaucho que naquele fim de segundo tempo poderia arriscar algo,uma jogada individual,enfim...até o Adriano fez falta(pelo menos não "pipoca")

Claudio Henrique disse...

Cara, que time é esse da Alemanha. Futebol muito agradável de se ver. acho que já pintou o campeão de 2010. Não acredito que alguém possa bater a esquadra de Joachim Low.

Abraços!

Flávio Santos disse...

André,
A Alemanha sobrou em campo. Mostrou o quanto a Argentina é formada por um bando de jogadores em campo, embora alguns reconhecidamente talentosos.
Além do Messi, fiquei decepcionado com o Di Maria. E não vi quase ninguém falando sobre...
Os germânicos estão com as mãos na taça. Dificilmente serão batidos com tanto talento e disciplina tática reunidos.

Lucho Cláudio disse...

Tirei o chapéu para o Klose, sem palavras. Só isso! =D


Abraço, amigo Renato André!

Gigante Colorado disse...

A vingança é um prato que se come no outro dia, ou também fazes parte da turma do "quero ver a bola rolar e que vença o melhor"?
Particularmente, minha vitória como torcedora seria outra, mas ver os hermanos voltarem pra casa, com um chocolate alemão desses foi, sem dúvida, o presente de natal que eu não recebi.
O que me diz do Miller? Tu contrata no teu time?

Estamos de volta, estávamos fazendo algumas mudanças no blog, mas agora voltamos pra ficar!
hahahaha

Beijoooo

(Gabriela)