4 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 21 (2): Espanha tentou ser o velho Brasil

Há não muito tempo, a seleção brasileira se encontrava numa chata rigidez tática, no velho 4-2-2-2, sem ninguém aberto pelas pontas, com dois meias e dois armadores. No caso do Brasil, com laterais sempre ofensivos, até é um esquema viável, ainda que longe de ser meu preferido.

Hoje, na vitória por 1 x 0 sobre o Paraguai, a Espanha tentou fazer o mesmo, com Busquets e Xabi Alonso na primeira linha e Xavi e Iniesta à frente. Deu tão "certo" que Vicente Del Bosque mudou todo esquema com uns 20 minutos de partida, voltando a jogar no 4-2-3-1, com David Villa aberto pela esquerda, Iniesta pela direita (sem guardar posição, sempre caindo pelo centro) e Xavi.


Tudo isso pra acomodar um jogador que não merece ser titular. Fernando Torres não teve um momento bom sequer até aqui, nenhuma jogada. No segundo tempo, aos 11 minutos, saiu para dar lugar a Cesc Fabregas, e o time melhorou muito, mas muito mesmo. Não há espaço mais pra Torres em sua forma física atual.

Uma característica desse time espanhol, e é o que não me permite colocar a Alemanha favorita no confronto, é a frieza. O time não se abate com nada, parece que cada um tem ciência de sua capacidade, de que são melhores que os outros. Claro, dependendo da ocasião isso pode ser um problema, mas a Alemanha terá dificuldades em encaixar contra-ataques na Espanha.

O Paraguai veio no mesmo 4-4-2 da estreia diante da Itália, mas com muitas alterações, algumas até meio incompreensíveis, como tirar Vera do time e colocar Edgar Barreto, ou deixar Lucas Barrios de fora do ataque.


Bem ou mal, deu tudo certo, pois o Paraguai fez um baita jogo, jogou melhor na primeira etapa, teve um gol mal anulado (impedimento de mesma linha, não dá pra crucificar o bandeira), e viu Óscar Cardozo desperdiçar um pênalti.

É nesse lance que mora a polêmica. A cobrança teve invasão descarada só de jogadores da Espanha, e o árbitro Carlos Batres não mandou voltou. Até aí, tudo bem, acho frescura mandar voltar por invasão. Mas no minuto seguinte teve um pênalti pra Espanha, em que Xabi Alonso converteu com pequena invasão dupla, invasão de meio passo, e ele mandou voltar. Oras, defina um critério!

A campanha do Paraguai foi louvável desde as Eliminatórias.


Ficha da partida:

Paraguai: Villar; Verón, Paulo da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguez; Edgar Barreto(64' Vera), Victor Cáceres(84' Barrios), Riveros e Jonathan Santana; Haedo Valdez(72' Roque Santa Cruz) e Óscar Cardozo.
Téc.: Gerardo Martino.

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol(84' Marchena) e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso(75' Pedro), Xavi e Iniesta; Fernando Torres(56' Fabregas) e David Villa.
Téc.: Vicente Del Bosque.

Gol: David Villa 83'

Melhor em campo FIFA: Andrés Iniesta


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

5 comentários:

Flávio Santos disse...

André,
Ainda acho que a Espanha não jogou absolutamente nada neste Copa do Mundo. Não enfrentou um único adversário de respeito e por isso sequer foi testada! Teve dificuldades contra Paraguai, Suíça, Chile...
Serão atropelados pela Alemanha.

Gabriel Campi disse...

É, André, agora sim a Espanha fará um teste de verdade, contra a seleção alemã. Vamos ver qual é a da fúria, que ainda não mostrou tudo que se esperava dela nesta Copa do Mundo.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Leonardo Valejo disse...

Pensei o mesmo sobre o árbitro. Se marca uma coisa para um time, também tem que marcar para o outro. Aliás, esse dia não teve boa arbitragem tanto no jogo da manhã quanto nesse jogo em minha opinião.

Gostei do seu blog e coloquei ele em minha lista no meu blog. Gostaria se você fizesse o mesmo. Se puder, agradeço.

Abraço
Leonardo Valejo
www.maratonaesportiva.blogspot.com

HELTON disse...

Eu assisti ao jogo e torci muito para o Paraguai.Foi um Paraguai diferente do qual costumo ver,pois achei que seria feita uma retranca cruel,mas não,marcaram sob pressão,saída de bola,foram ao ataque, enfim...achei injusto a derrota no final do segundo tempo.No site de apostas eu tinha apostado num 0 a 0.Quase que deu.

Gigante Colorado disse...

Até agora, pelo menos pra mim, a Espanha não jogou nada do que falavam! É uma seleção badalada, mas que não é tudo isso não! Eu quero ver agora, contra a Alemanha, isso sim que é prova de fogo! ;)

Beijo (Gabriela)