6 de julho de 2010

Copa do Mundo - Dia 22 (1): Holanda finalista após 32 anos

Na primeira semifinal do Mundial 2010, a Holanda superou o valente Uruguai por 3 x 2, garantindo sua ida ao estádio Soccer City, domingo, para disputar a final contra o vencedor de Alemanha x Espanha.

A partida foi duríssima. Empatada por 1 x 1, a Holanda só foi fazer o segundo gol num lance polêmico, de impedimento de Van Persie. O Uruguai foi prejudicado, mas não pelo bandeirinha, e sim pela FIFA e sua quadradice. Era lance de impedimento discreto, mas que num replay bastaria pra tirar qualquer dúvida.

Essa foi a típica partida onde o talento individual fez a diferença. Como time, a Holanda foi mal, mas suas principais estrelas, Wesley Sneijder e Arjen Robben, sabem a hora que precisam aparecer, a marcaram o segundo e terceiro gols, respectivamente. Postava no mesmo 4-2-3-1 de toda campanha, com as entradas de Boulahrouz no lugar de Van der Wiel e Demy de Zeeuw no lugar de Nigel de Jong, ambos suspensos.


Na volta do intervalo, Bert van Marwijk sacou De Zeeuw e colocou Van der Vaart, passando a atuar num 4-1-4-1. Foi o pior momento da Oranje na partida, onde o Uruguai, com um pouquinho mais de capricho, poderia ter virado pra 2 x 1. Aos 25 minutos, veio o tal gol de impedimento ativo de Van Persie, em chute de Sneijder que o atacante do Arsenal tentou desviar, movimento que retardou a ação de Muslera em tentar a defesa.

Mas está na final com todos os méritos.

O Uruguai tinha desfalques mais sérios. Com Fucile e Luis Suárez suspensos e Diego Lugano lesionado, Óscar Tabárez mandou o time num 4-4-2, mas bem cara de 4-1-3-2, pois Arévalo Ríos não passava do meio campo, enquanto Diego Pérez, Gargano e especialmente Álvaro Pereira tinham liberdade de avançar.


No segundo tempo, o Uruguai veio com proposta de pressionar a saída de bola holandesa, e Gargano atuava quase como um meia atacante, imediatamente atrás de Forlán e Cavani.

Edinson Cavani é um caso especial. Em 2007, atuando no Sul-americano sub-20, disse a um amigo que via em Cavani um jogador especial, um centroavante frio, oportunista, tanto que foi o artilheiro da competição. Se transferiu do Danubio-URU para o Palermo-ITA, onde aprendeu a marcar. É impressionante sua dedicação em campo, graças a isso que Tabárez pôde escalá-lo ao lado de Forlán e Luis Suárez sem tornar o esquema desequilibrado. Se movimenta intensamente, não cansa, joga demais.

Simboliza bem o que é esse time uruguaio: valente.


Ficha da partida:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Godín, Victorino e Martin Cáceres; Diego Pérez, Arévalo Ríos, Gargano e Álvaro Pereira(78' Sebastián Abreu); Forlán(84' Sebastián Fernández) e Cavani.
Téc.: Óscar Tabárez.

Holanda: Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e Demy de Zeeuw(46' Van der Vaart); Robben(89' Elia), Sneijder e Kuyt; Van Persie.
Téc.: Bert van Marwijk.

Gols: Forlán 41' e Maxi Pereira 90+2'; Van Bronckhorst 18', Sneijder 70' e Robben 73'

Melhor em campo FIFA: Wesley Sneijder


Crédito dos escudos: http://escudinhos.blogspot.com

5 comentários:

Andressa disse...

O Suárez fez muita falta ao Uruguai. Com ele, a dupla com o Forlán poderia ser tão perigosa quanto a dupla Robben e Sneijder.

Gigante Colorado disse...

André(ééé).
Descordo de ti que esse jogo foi bom... Achei ele sei lá... Eu prefiro nao comentar que o gosto da dor de cutuvelo ainda me parece amargo!

¬¬
UHAUHAUHAUHAUHAUH

E sim, quero que acabe sim! O Brasil saiu, quero sentir EMOÇÃO! Quero torcer! Vibrar! E por mais diplomatico que pareça esse discurso de AMOR PELO FUTEBOL, eu tenho mesmo é amor pela camisa colorada das glórias :DDDDDDD
Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jogo duro de ver domingo (INTER X PENHAROL), meus jogadores com a perna pesada ainda, uma moleza característica de amistoso ._.
MAS EU VI, FORME E FORTE, E GRITEI GOL!
kkkkkkkkkkkkk

Beijo

Lucho Cláudio disse...

Dedé Renatão!

Vou copiar e colar um comentário que fiz em outro blog, amigão:

'Antes dos jogos das quartas acontecerem, alguns apressadinhos já iam cravando que essa era a "Copa da América do Sul" e tudo mais, porém, o dito estilo pragmático do velho mundo imperou novamente!
A final de domingo será mais uma entre seleções do continente europeu, que desde 1954 (!!) sempre tem com um representante na final da Copa.'

Sobre o jogo em si, gostei do espírito de luta da seleção uruguaia, mas no fundo torci pela Holanda de Stekelenburg, Heitinga, Van der Vaart, Huntelaar, De jong, Babel e Van der Wiel. Com essa vitória, pude mais uma vez desfilar com minha camisa da orange pelas ruas.. foi ótimo, sabe!? jeje

Abrassssss!

Claudio Henrique disse...

Dá-lhe laranjas. Imaginei que os laranjas fossem para a final. Gostaria também que os uruguaios fossem, mas só pode ir um.

Abraços!

Flávio Santos disse...

André,
O Uruguai talvez tivesse melhor destino caso o time contasse com todos os jogadores. Não havia um atacante eficiente do lado uruguaio!
A Holanda, como você bem disse, decidiu nas individualidades. Mas duvido muito que será campeã do mundo.
Abraços