9 de junho de 2011

10 nomes que podem brilhar no Europeu Sub-21

Neste sábado começa mais uma edição do Europeu Sub-21 de seleções, sem a atual campeã Alemanha, que na edição de 2009 apresentou nomes como Manuel Neuer, Sami Khedira e Mesut Özil.

Sistema de disputa é simples: dois grupos de quatro, com os dois primeiros avançando para as semifinais. Dinamarca, Belarus, Islândia e Suíça (Grupo A) e Espanha, Inglaterra, República Tcheca e Ucrânia (Grupo B).

Hora de conhecer 10 jogadores que podem brilhar em solo dinamarquês. Alguns nomes "consagrados", como Javi Martínez, Juan Mata, Chris Smalling e Yaroslav Rakitskiy foram deixados propositalmente fora. Vamos lá:

10 - Phil Jones (19 anos, zagueiro, Inglaterra) - Blackburn

Estreou pelo Blackburn em 2009 e de cara foi eleito o melhor jogador da partida. Em março de 2010, estreou em Premier League, e não mais saiu do time. Não é alto (1,80m) e pode jogar como volante. Praticamente garantido como reforço do Manchester United para a próxima temporada, por cerca de £17 milhões.

9 - Granit Xhaka (18 anos, meia, Suíça) - Basel

Xhaka faz parte da geração suíça que encantou no Mundial Sub-17 de 2009, vencendo todos os sete jogos na campanha do título. Meia ofensivo, pode jogar pela direita ou centralizado. Estreou pela seleção principal no último compromisso, no 2 a 2 diante da Inglaterra, em Wembley, e foi bem.

8 - Andriy Yarmolenko (21 anos, meia ofensivo, Ucrânia) - Dynamo Kiev

É da meia esquerda do Dynamo Kiev que saem as jogadas mais perigosas, muito em função de Yarmolenko, o típico winger, com habilidade para levar a bola até a linha de fundo. Artilheiro da equipe no recém-terminado Campeonato Ucraniano com 11 gols. Só não esteve na última convocação da seleção principal, onde já tem oito chamados, por conta do Europeu Sub-21.

7 - Kolbeinn Sigthórsson (21 anos, atacante, Islândia) - AZ Alkmaar

Se é bom ficar de olho na Islândia, então olhares atentos para Sigthórsson, autor de 15 gols na campanha do AZ na Eredivisie. De ótima presença de área (1,85m), faz parte de uma boa geração do país, que ainda conta com Gylfi Sigurdsson e Jóhann Berg Gudmundsson. Já teve seu nome ligado a equipes inglesas.

6 - Jordan Henderson (20 anos, meia, Inglaterra) - Liverpool

Foi convocado como jogador do Sunderland, mas entrará em campo já jogador do Liverpool, contratado por cerca de £20 milhões. Meio campista versátil, pode jogar aberto pela direita, embora atue melhor centralizado. Estreou pela seleção principal em 2010, em amistoso contra a França, e fez bom papel, especialmente no primeiro tempo.

5 - Thiago Alcântara (20 anos, meia, Espanha) - Barcelona

O sinônimo da globalização: filho do brasileiro Mazinho (campeão mundial em 1994), nascido na Itália e atua pela Espanha. Há enorme expectativa sobre Thiago, sempre de boas atuações nas chances que recebeu de atuar na equipe principal do Barcelona. Tido como o jogador capaz de substituir Xavi Hernández. O Europeu Sub-21 começará a responder se ele é capaz disso.

4 - Iker Muniain (18 anos, meia ofensivo, Espanha) - Athletic Bilbao

Titular da equipe basca há tanto tempo que assusta quando nos deparamos com sua idade. Um jogador atuar na equipe principal com 16 anos não se trata de um caso normal, e Muniain não é: alia baixa estatura (1,69m) com velocidade e habilidade em sua perna direita, tornando-o um meia esquerda dificílimo de marcar.

3 - Marc Albrighton (21 anos, meia ofensivo, Inglaterra) - Aston Villa

Lançado como titular na última temporada, quando o Aston Villa vivia um momento de incerteza, Albrighton entrou na equipe e causou grande impacto, dando duas assistências em sua primeira partida como titular. Pode jogar pelos dois flancos, especialmente por sua ótima capacidade de cruzamento. Participou de 12 gols do Villa na Liga Inglesa (5 gols e 7 assistências).

2 - Xherdan Shaqiri (19 anos, meia ofensivo, Suíça) - Basel

Foi a surpresa da lista de Otmar Hitzfeld para a Copa do Mundo de 2010. E não por acaso: canhoto habilidosíssimo e ótimo finalizador, pode jogar pelos dois flancos. Seu primeiro gol com a seleção principal foi contra a Inglaterra, e teve a sua assinatura, partindo em velocidade da direita, cortando para dentro e soltando uma bomba no ângulo.



1 - Christian Eriksen (19 anos, meia ofensivo, Dinamarca) - Ajax

E é de um representante dos donos da casa o primeiro lugar. Para se ter ideia, Eriksen vai estrear pelo time sub-21, pois saltou do sub-19 para a seleção principal, sendo o jogador mais jovem dentre todos os convocados para a Copa do Mundo de 2010.

Jogador muito versátil no 4-3-3 do Ajax, pode atuar tanto na linha de meio campo como aberto pelos dois lados (preferencialmente pela esquerda), e tem uma qualidade absurda com os dois pés. Meia Europa sonha em contar com a joia dinamarquesa.


- Tabela completa: Grupo A e Grupo B

3 comentários:

Liv Milla disse...

Oi, dando uma passadinha rápida só pra te avisar que sim, eu passei na prova... obrigada pela força!
Bjos

Hugo Salgo disse...

Paul Hammond (19 anos, atacante, Inglaterra) - Feyenoord

Atacante alto e com raro instinto de gol, foi descoberto pelo treinador Hugo Becker ainda aos 16 anos, quando jogava nas categorias de base do Manchester United. Rapidamente adaptado ao futebol holandês, conduziu o Feyenoord ao título da Champions League de 2009, com incríveis 22 gols em 13 partidas. Aos 19 anos, tem 192 gols como jogador profissional. Promete ser o maior destaque do torneio.


Oi =(

Hugo Salgo disse...

Não, mas sério, nem preciso dizer que o jogador que mais me chamou a atenção foi esse Iker Muniain, pelas características e por ser titular com 10 anos de idade, né.

SporTV's passarão o torneio?

Abs