Já vi muita coisa estranha no futebol. 2004 então que o diga, ano onde Once Caldas ganhou a Libertadores, Porto a Liga dos Campeões (contra o Monaco!) e Grécia a Eurocopa.
Já vi Palmeiras e Botafogo rebaixados no mesmo ano. Vi a mobilização do país pela queda do Corinthians. Vi o Vasco cair, a Juventus de Turim cair, um tal Kuerten surpreender o mundo do tênis em Paris, um título de Fórmula 1 decidido na última curva.
Já vi o Barcelona contratar o Keirrison.
E hoje, 26 de junho de 2011, vi o River Plate ser rebaixado pela primeira vez, e no exato dia onde completava 15 anos da conquista da Libertadores de 1996, no mesmo Monumental de Núñez.
O rebaixamento na Argentina se dá pela média de pontos das últimas três temporadas, ou seja, 114 jogos (38 x 3), e nem assim o River conseguiu pontuação para ser ao menos o 16º colocado. Então não dá pra culpar apenas o atual elenco. Os Millonarios conseguiram terminar na última colocação o Apertura 2008/09, determinante pra jogar a média para baixo.
Para se ter ideia da repercussão, dos poucos sites europeus que entrei, vi que As e Marca fizeram o ao vivo da partida, enquanto a Gazzetta dello Sport tinha a notícia da queda como sua manchete principal. Tenho até curiosidade de saber qual foi a audiência mundial da derrota agregada diante do Belgrano.
Dos cinco grandes (Boca Juniors, Independiente, San Lorenzo, Racing e River Plate), apenas os dois primeiros nunca caíram. E o último que havia sido rebaixado foi o Racing, há 28 anos.
Para fechar, conheça os rivais do River na segunda divisão: Aldosivi, Almirante Brown, Atlanta, Atlético Tucumán, Boca Unidos, Chacarita Juniors, Defensa y Justicia, Deportivo Merlo, Ferro Carril, Gimnasia Jujuy, Huracán, Independiente Rivadavia, Instituto de Córdoba, Patronato, Quilmes, Rosario Central, Sportivo Desamparados e Gimnasia y Esgrima La Plata/San Martín (San Martín fez 1-0 no jogo de ida da promoción).
- Coloco uma questão: e se houvesse playoff no Brasil? Acho exagerado cairem quatro equipes, o ideal seriam três, mas se vão ser quatro, por que não um confronto 17º da Série A contra o 4º da Série B? O primeiro não foi tão mal assim e o segundo não foi tão bem assim. Seriam jogos de encher estádio, de atrair a atenção de todos (pois os campeonatos já estariam encerrados), um lutando pra não cair e outro para subir.
Fora a possibilidade de um clássico estadual. Em 2010 o jogo seria (17ºA) Vitória x (4ºB) América-MG, mas quem ficou em 3º foi o Bahia, imagine Salvador tendo dois 'Bavi' valendo acesso ou descenso. Em 2008 quase daria (17ºA) Figueirense x (3ºB) Avaí.
É uma ideia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Acho que esse tipo de playoff iria um pouco contra a ideia de "justiça" que se evoca para os pontos corridos. Afinal, um ou dois jogos poderia jogar todo o desempenho da equipe na temporada por água abaixo, no caso da equipe que estivesse buscando acesso à série superior, como poderia "tapar o sol com a peneira" para o time que estivesse em pleno descenso.
Gostaria de fazer um convite para visitar o nosso blog:
http://blogcraquesdebola.blogspot.com
É, ANDAMOS SUMIDOS...
Postar um comentário