15 de março de 2009

Premier League 2008/09 (3)

Liverpool goleia Manchester United e mantém vivo sonho do título

1 - 4

Gols: Cristiano Ronaldo 23'; Fernando Torres 28', Gerrard 44', Fábio Aurélio 77' e Dossena 90'


Nunca, jamais, pode-se dizer que uma vitória do Liverpool foi uma zebra. Mas o placar surpreende, isso é inquestionável. E, para o bem do campeonato, o Liverpool conseguiu superar seu rival, no que é considerado o grande clássico da Inglaterra.

O jogo começou com domínio dos Devils, conseguindo dois escanteios em três minutos, dando um sufoco nos Reds. Mas o gol saiu no momento em que o Liverpool equilibrou a partida, num pênalti cometido por Reina sobre o sul-coreano Park, que Cristiano Ronaldo converteu.

Não muito depois, o zagueiraço Vidic, vilão da partida, fez a primeira de suas duas grandes falhas: não cabeceou a ligação direta do Liverpool, e depois perdeu na corrida para Fernando Torres, que saiu na cara de Van der Sar e teve tranquilidade para empatar. O espanhol, por sinal, foi o grande jogador da partida.

Os Reds viraram no último minuto do primeiro tempo, após pênalti de Evra sobre Gerrard, que o próprio converteu.

No segundo tempo, o Man Utd conseguiu acuar o Liverpool em seu campo, partindo pra pressão, mas o gol não saía. Então, Alex Ferguson fez três mudanças de uma só vez: entraram Scholes, Giggs e Berbatov, saíram Ânderson, Carrick e Park. Porém, nem dois minutos depois, Vidic entrou novamente em cena, errando um domínio fácil, onde a bola sobrou para Gerrard, que sairia novamente na cara de Van der Sar, mas o zagueiro sérvio o derrubou, e como era um lance de real chance de gol, levou o cartão vermelho. E, pra piorar ainda mais a vida de Vidic, o brasileiro Fábio Aurélio, um dos injustiçados pelo "técnico" Dunga, bateu a falta e fez o terceiro.

O Manchester tentou reagir, mas ficou completamente exposto ao contra-ataque, pois só tinha agora três defensores, e o quarto gol foi questão de tempo: Reina bateu tiro de meta, O'Shea e Ferdinand falharam, e a bola sobrou para Dossena definir o placar. O italiano, por sinal, marcou seus dois únicos gols com a camisa do Liverpool de forma consecutiva, já que também havia marcado na goleada sobre o Real Madrid no meio de semana.

A vitória foi ótima para o campeonato, uma vitória do time de Alex Ferguson selaria a disputa pelo título, pois o United abriria 10 pontos, podendo chegar a 13, pois tem um jogo a menos (vs. Portsmouth, dia 22/04). E, em caso de vitória do Chelsea sobre o Manchester City, neste domingo, a diferença dos Blues para os Devils cai para quatro pontos também.

Ficha Técnica:

Manchester United 1 x 4 Liverpool
Local: Old Trafford, Manchester
Árbitro: Alan Wiley


Man Utd: Van der Sar; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick(Giggs) Ânderson(Scholes), Park(Berbatov) e Cristiano Ronaldo; Rooney e Tevez.
Téc.: Alex Ferguson.

Liverpool: Reina; Carragher, Hyppiä, Skrtel e Fábio Aurélio; Lucas e Mascherano; Riera(Dossena), Gerrard(El Zhar) e Kuyt; Fernando Torres(Babel).
Téc.: Rafa Benítez.


Outro resultado de destaque na rodada foi a vitória do Arsenal sobre o Blackburn, em Londres, por 4 x 0. Foi o tipo de partida que dava vontade de assistir por longas horas, tamanha a beleza do futebol dos Gunners. Ooijer(contra, 2'), Arshavin (65') e Eboué (87' e 90') fizeram os gols do time de Arsène Wenger, que faz seu time jogar o futebol mais gostoso de se ver no mundo. Destaque para a ótima partida do brasileiro Denílson, que já merece ser olhado com bons olhos pelo "técnico" da seleção brasileira (eis o problema...).
Com a vitória, o time londrino chega aos mesmos 52 pontos (levando vantagem no saldo) do seu rival na luta por vaga na Champions League, Aston Villa, e torcerá amanhã pelo tropeço dos Villians diante do Tottenham, em Birmingham. Ou seja, torcedor do Arsenal precisa de uma forcinha do seu maior rival para continuar na zona de classificação para a Champions League.

Nenhum comentário: