12 de março de 2009

UEFA Champions League 2008/09 (6)

A quarta-feira definiu os últimos quatro representantes nas quartas de final da Liga dos Campeões 2008/09. Nenhuma grande surpresa e uma decisão emocionante nos pênaltis marcaram o dia.

Jogando em casa, com o apoio de 76 mil torcedores, o Manchester United confirmou sua classificação ao bater a Inter de Milão por 2 x 0. Vidic abriu o marcador logo aos quatro minutos, e Cristiano Ronaldo fechou o marcador no mesmo minuto, mas do segundo tempo. Com a vitória, o Manchester alcança incríveis 21 jogos sem perder na Copa dos Campeões - que começou em 1955 -, recorde absoluto. A equipe inglesa é um dos melhores times que este blogueiro já viu jogar.

Após o bom empate no jogo de ida contra o Atlético de Madrid, marcando dois gols fora de casa, o Porto se classificou com novo empate, dessa vez por 0 x 0, no Estádio do Dragão, e se classificou pelo (ridículo) critério dos gols marcados fora de casa. A classificação poderia ter vindo com mais facilidade, pois os portugueses jogaram melhor, fazendo do goleiro Leo Fraco, do Atlético, o melhor em campo. De todo modo, o Porto avança para as quartas de final, merecidamente.

Depois do até certo ponto frustrante empate por 1 x 1 no jogo de ida, na França, o Barcelona não tomou conhecimento do Lyon e goleou por 5 x 2. Só no primeiro tempo marcaram: Henry (25' e 27'), Messi (40') e Eto'o (43'), enquanto Makoun (44') descontou para o Lyon. E, diga-se de passagem, Henry voltou a jogar muito bem, tem sido decisivo nessa temporada, onde já marcou 19 gols. O Lyon descontou com Juninho (48'), dando ainda uma pequena esperança ao time francês, mas não adiantou, e levou o quinto gol aos 95' de partida, por intermédio de Keita.

O Arsenal foi o último inglês a se classificar, e de forma dramática. Após perder a partida por 1 x 0 para a Roma no tempo normal - mesmo placar do jogo de ida em favor dos Gunners -, com gol de Juan (9'), a partida se estendeu até a prorrogação e depois para a disputa de pênaltis, onde o time de Arsène Wenger levou a melhor, mesmo com a cobrança desperdiçada pelo brasileiro-croata Eduardo da Silva. Pela Roma, Vucinic (num pênalti dos mais bizonhos batidos recentemente) e Tonetto erraram.

Resumindo: Os três times italianos foram eliminados por três times ingleses, exatamente como na temporada passada, com a diferença que nesta temporada os três italianos caíram nas oitavas de final, enquanto na temporada passada a Roma foi eliminada pelo Manchester United nas quartas de final, uma fase adiante dos seus rivais Milan e Inter de Milão, que caíram, respectivamente, contra Arsenal e Liverpool. Só esse dado já demonstra bem qual é o futebol mais forte do mundo atualmente.


Palpite para os confrontos das quartas de final:

Liverpool x Villarreal / Barcelona x Bayern de Munique / Arsenal x Porto / Chelsea x Manchester United


O sorteio real acontece no dia 20 de março.

Nenhum comentário: