8 de abril de 2009

UEFA Champions League 2008/09 (8) e Liga dos Campeões da CONCACAF

Empates abrem as Quartas da Liga dos Campeões da UEFA

Jogando em casa, o atual campeão, Manchester United, foi surpreendido pela fortíssima marcação do Porto, que logo de cara abriu o placar, com o uruguaio Cristián Rodríguez (4'), após falhas de Cristiano Ronaldo e Evans. O empate não demorou a sair, mas não veio de qualquer pressão inglesa, e sim de uma falha das mais bizonhas do zagueiro português Bruno Alves, ao tentar atrasar para o goleiro Hélton; Rooney se antecipou ao lance e empatou o jogo, aos 15 minutos.

Na segunda etapa, o Man Utd ensaiou uma pressão, mas era incrível a determinação do Porto na marcação, e nem por isso a equipe não foi ofensiva, pelo contrário. Mas o gol de Tevez (85') deu a sensação que não importa o que aconteça numa partida, quem ganha é sempre o Manchester. Mas no último minuto do tempo regulamentar, o argentino Mariano González, que entrara no lugar de C. Rodríguez, empatou a partida, dando uma certa justiça ao placar. Com esse resultado, os portugueses jogam pelo 0 x 0 ou 1 x 1.


Na outra partida, o Villarreal fez um ótimo primeiro tempo diante do Arsenal, na Espanha. Marcos Senna (10') abriu o placar para o Submarino Amarelo, com um chutaço de fora da área, golaço. A situação do Arsenal ficou mais complicada quando, ainda na primeira etapa, o goleiro Almunia e o zagueiro Gallas saíram contundidos, dando lugar a Fabianski e Djourou, respectivamente.

Mas a segunda etapa foi o inverso da primeira, com o Arsenal dominando a partida, acuando a equipe da casa. E o empate veio em grandíssimo estilo: Fabregas levantou na medida para Adebayor, que ajeitou no peito e acertou um lindo voleio, indefensável para o goleiro Diego López, aos 21 minutos. Esse empate obrigará o Villarreal a marcar pelo menos uma vez no Emirates Stadium, na próxima quarta-feira, já que os Gunners jogam pelo 0 x 0 agora.

Ambas as partidas acontecem na próxima quarta-feira, às 15h45.

LC da Concacaf

O Cruz Azul é a primeira equipe finalista da Liga dos Campeões da Concacaf. A equipe mexicana, que havia perdido a primeira partida para o Puerto Rico Islanders, de Porto Rico - naturalmente -, venceu em seu estádio por 2 x 0, gols de Zeballos e Orozco, artilheiro da competição com sete gols. Com a igualdade no placar agregado em 2 x 2, o jogo foi para a prorrogação, onde, logo aos 2 minutos, o P. R. Islanders diminuiu, num chutaço de fora da área de Gbandi. Mas, ainda no primeiro tempo, Villaluz fez 3 x 1 para o time mexicano, placar final da partida, dando um agregado de 3 x 3. Felizmente não há a absurda regra do gol fora de casa na prorrogação, como há na LC da Europa, pois isso deixa o time mandante da segunda partida (que geralmente é o de melhor campanha) em desvantagem, já que ele pode vir a ter 120 minutos pra não tomar gol em casa, enquanto só terá 90 minutos para marcar um gol fora.

Na decisão por pênaltis, melhor para o Cruz Azul, que venceu por 4 x 2, e agora fará uma final mexicana contra o vencedor de Atlante x Santos Laguna. Na primeira partida, vitória por 2 x 1 do Santos.

Nenhum comentário: