6 de junho de 2008

Eurocopa 2008 (1)

Eurocopa 2008: campeonato de seleções continental mais importante do mundo começa nesse sábado

Começa neste sábado, mais precisamente às 13:00(horário de Brasília), a Euro 2008, torneio que reúne as maiores seleções da Europa. Se preferir, chame o torneio de "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina", pois são apenas as 16 melhores seleções européias que disputam a competição, ou seja, a nata das seleções. Áustria e Suíça sediarão a competição de maneira conjunta. Os suíços abrirão a competição enfrentando a seleção da República Tcheca.

Regulamento: Quatro equipes divididas em 4 grupos, onde os 2 melhores avançam para as quartas de final, com os seguintes cruzamentos:
1º Grupo A x 2º Grupo B
1º Grupo B x 2º Grupo A
1º Grupo C x 2º Grupo D
1º Grupo D x 2º Grupo C

Uma breve análise das chances de cada seleção nos grupos A e B.

Grupo A

Suíça -
A seleção suíça vem para a disputa da Euro com boas chances de classificação, apesar do equilibrado grupo. A equipe contará com o apoio da torcida certamente, mas ao contrário de seus co-anfitriões, a força da seleção não é apenas a sua torcida. O grupo tem a maioria dos seus jogadores atuando nas principais ligas do Velho Continente, como Senderos e Djourou, do Arsenal; Gelson Fernandes, do Manchester City; Degen, do Borussia Dortmund; Inler, da Udinese; Barnetta, do Bayer Leverkusen, entre outros. Uma classificação para a segunda fase - e um provável confronto contra a Alemanha - já seria uma boa campanha.
Destaques: Senderos, Barnetta e Frei.
Jovem Promessa: Gelson Fernandes.
Técnico: Jakob Kuhn.

Portugal - A seleção mais querida dentre os brasileiros, sem dúvida. Não somente pelos laços históricos, mas especialmente por causa de seu treinador, Luis Felipe Scolari. E atualmente uma seleção que conta com Cristiano Ronaldo terá o carinho de qualquer torcedor que não esteja na Euro. Portugal é favorita para a primeira vaga do grupo e uma das candidatas ao título. Apesar de já ter vivido momento melhor na carreira, o meia Deco segue com toda a confiança de Felipão, além de C.Ronaldo, artilheiro da Premier League e UEFA Champions League. O maior problema de Portugal são os laterais, e prováveis titulares, Bosingwa e Paulo Ferreira. O primeiro até realizou uma temporada segura no Porto, o que lhe rendeu uma transferência ao Chelsea, time de Paulo Ferreira, que é bem fraco, apesar de experiente.
Destaques: Cristiano Ronaldo, Deco e Ricardo Carvalho.
Jovens Promessas: Miguel Veloso, João Moutinho e Nani.
Técnico: Luis Felipe Scolari.

República Tcheca - Candidata a decepção. Aliás, já ostentou esse título nada honroso na Copa de 2006, quando o time era apontado como forte candidato a no mínimo chegar as semifinais. O ponto forte é sem dúvida o excelente goleiro Petc Cech, do Chelsea. O time é experiente - talvez até velho -, tem jogadores renomados como Koller, Baros e Jankulovski, mas não há muitas perspectivas de sucesso aos tchecos. Mas quem sabe não era essa falta de pressão que precisava para os tchecos realizarem boa campanha.
Destaques: Cech, Baros e Koller
Jovem Promessa: Fenin.
Técnico: Karel Bruckner.

Turquia - A força turca está sem dúvida no conjunto e disposição com que costumeiramente seus jogadores atuam. Não há um grande jogador, capaz de decidir partidas, mas há bons jogadores, a começar pelo experiente goleiro Rustu, de 35 anos, titular na campanha espetacular na Copa de 2002. Além dele, merecem destaque os meias Emre, o brasileiro Mehmet Aurélio, Arda Turan, Hamit Altintop, Tuncay e Nihat. O grupo é difícil, mas a Turquia não seria zebra alguma se avançasse de fase.
Destaques: Rustu, Mehmet Aurélio e Tuncay.
Jovens Promessas: Kazim Kazim e Arda Turan.
Técnico: Fatih Terim.


Grupo B

Áustria - Contará com o apoio da torcida. E só. É a seleção tecnicamente mais fraca do torneio e os torcedores não estão otimistas na campanha da seleção na Euro. O próprio treinador, Josef Hickersberger, disse que espera ao menos uma vitória, que já estaria de bom tamanho. Os destaques são o atacante Roland Linz, de boa temporada no Braga, a experiência do defensor Pogatetz, do Middlesbrough, e o jovem Harnik, do Werder Bremen.
Destaques: Linz e Pogatetz.
Jovem Promessa: Harnik.
Técnico: Josef Hickersberger.

Alemanha - A favorita absoluta da chave. E a Alemanha joga com essa responsabilidade, pois uma segunda colocação pode significar um confronto antecipado com Portugal, previsto apenas para a semifinal. Mas a equipe de Joachim Löw é experiente e com ótimos valores individuais, além da seleção ter resgatado a auto-confiança após a ótima Copa de 2006. É certamente uma fortíssima candidata ao título, há vários ótimos jogadores em quase todas as posições.
Destaques: Lehmann, Ballack e Klose.
Jovens Promessas: Mario Gomez, Adler e Podolski.
Técnico: Joachim Löw.

Croácia - Candidata a surpresa. A equipe dirigida por Slaven Bilic é forte em todos os setores praticamente, talvez apenas no gol não conte com um goleiro muito seguro(Pletikosa), mas na defesa há a experiência de Robert Kovac e Simic, no meio-campo a experiência de Niko Kovac e a juventude de Luka Modric(recém contratado pelo Tottenham), Ivan Rakitic e Niko Kranjcar, e na frente os centroavantes Petric, Klasnic e Olic. Se tivesse que apontar uma seleção fora das maiores favoritas a ganhar o título, a minha seria a croata.
Destaques: Robert Kovac, Klasnic e Petric.
Jovens Promessas: Corluka, Rakitic e Modric.
Técnico: Slaven Bilic.

Polônia - Tecnicamente, talvez só mais forte que a Áustria. A equipe polonesa até tem jogadores conhecidos, como o goleiro Boruc, o defensor Zewlakow, o meia Krzynowek e os atacantes Smolarek e Zurawski. Mas curiosamente, é a posição de goleiro que os poloneses mais tem jogadores conhecidos: além do já citado Boruc, do Celtic, estão convocados Kuszczak, do Manchester United, e Fabianski, do rival Arsenal. Como o grupo não é dos mais fortes, a Polônia tem la sua chance de classificar, o que seria um grande resultado já. Outra curiosidade: Roger, lateral-esquerdo ex-Corinthians (aquele do chute em D'Alessandro numa partida contra o River Plate, que lhe causou a expulsão), disputará a Euro pela seleção polonesa.
Destaques: Boruc, Zewlakow e Krzynowek.
Técnico: Leo Beenhakker.


Para conferir o dia e horário das partidas, clique sobre os grupos. Lá você confere também todos os 23 convocados de cada uma das seleções.

Nenhum comentário: