7 de junho de 2008

Eurocopa 2008 (2)

Euro 2008: Grupos C e D

Como iniciado ontem com a análise dos grupos A e B, completo agora com a análise dos grupos C e D. O grupo C é com certeza o 'grupo da morte', pois conta com Itália, atual campeã mundial; França, atual vice-campeã mundial; Holanda e sua sempre forte seleção; e Romênia, que num grupo mais acessível certamente seria uma das favoritas a classificação. O grupo D primará pelo equilíbrio, com a Espanha aparecendo como favorita, mas todos conhecem a Espanha em torneios importantes, sempre arruma um jeitinho de decepcionar. E as outras 3 seleções brigarão em condições de extrema igualdade pela segunda vaga: Rússia, Grécia e Suécia praticamente se equivalem, talvez com uma pequena, muito pequena, vantagem para os russos.


Grupo C

Itália - Os atuais campeões do mundo vão certamente sofrer muita pressão pra que confirmem seu status adquirido em 2006. Mas o grupo é complicadíssimo, o grupo mais forte das últimas edições da Euro. A Itália deve se classificar, nem que seja como segunda da chave, pois eliminação na primeira fase certamente seria o fim da era Donadoni à frente da Azzurra.
Destaques: Buffon, Pirlo e Luca Toni.
Jovem Promessa: Aquilani.
Técnico: Roberto Donadoni.

França - Outra seleção que chega pressionada para a Euro. Mas a seleção é experiente, conta com jogadores como Makelele, Vieira e Thierry Henry, não sentirão a pressão, mas não significa vaga garantida. A estréia é fundamental, enfrentam a Romênia que, apesar de ótima seleção, é a quarta força do grupo, é fundamental uma vitória pra não precisar ter a obrigatoriedade de vencer Holanda e Itália, respectivamente. Apesar do astro Henry, a peça-chave do time é o meia Ribéry, de excepcional temporada no Bayern de Munique.
Destaques: Vieira, Ribéry e Henry.
Jovens Promessas: Nasri, Benzema e Gomis.
Técnico: Raymond Domenech.

Holanda - Chega com um pouco menos de pressão que as duas seleções já citadas, pois caiu num grupo dificílimo. E além disso, a seleção holandesa tem problemas em sua defesa, está longe de ser uma defesa segura. Os prováveis titulares serão Ooijer, Mathijsen, Heitinga e van Bronckhorst, ou seja, fraca, ainda mais se comparar com as opções ofensivas da Holanda. A força ofensiva está especialmente nos pontas, com Robben pela esquerda e Sneijder pela direita, ainda com as opções de Van Persie e Kuyt pelas pontas. O centroavante será o indispensável Van Nistelrooy, mas é uma pena que esse esquema com apenas um centroavante deixe Huntelaar no banco de reservas, pois é um jogador que pode fazer a diferença, e deve entrar em caso de necessidade durante as partidas.
Destaques: Van der Sar, Sneijder e Nistelrooy.
Jovem Promessa: Afellay.
Técnico: Marco Van Basten.

Romênia - Deu azar, muito azar. A seleção é forte, seria candidata e favorita a uma das vagas em qualquer outro grupo, menos no grupo em que caiu. Há jogadores renomados, como Contra, do Getafe, Adrian Mutu, da Fiorentina e Cristian Chivu, da Inter de Milão, além de outros bons valores, como Nicolita, Marica e Dica. O time é forte, dificilmente terminará a competição com 3 derrotas, mas a vaga num grupo fortíssimo como esse parece muito para a equipe romena. Mas vale lembrar: na Euro 2000 a Romênia também caiu no 'grupo da morte', ao lado de Alemanha, Portugal e Inglaterra e conseguiu a sua vaga.
Destaques: Lobont, Chivu e Mutu.
Jovens Promessas: Nicolita e Marica.
Técnico: Victor Piturca.


Grupo D

Espanha - É a favorita da chave, como desde a Copa de 98 é favorita e desde 98 decepciona. Só para lembrar, a Espanha em 98 chegou como candidatíssima ao título, contava com Raúl no auge de sua carreira, e foi eliminada na primeira fase. Na Euro 2000, eliminação nas quartas de final para a França. Na Copa de 2002, eliminação - polêmica, diga-se - para os coreanos nas quartas de final. Na Euro 2004, eliminação vexatória na primeira fase. Na Copa de 2006, eliminação nas oitavas de final após a melhor campanha na primeira fase dentre as 32 seleções, e novamente derrota pra os franceses. Ou seja, a Espanha já tem tradição de eliminações, e com certeza o grupo de jogadores, que por mais que não sejam mais os mesmos, jogará contra essa sina. De todo modo, a Espanha é uma favorita ao título, há ótimos jogadores em cada uma das 11 posições.
Destaques: Casillas, Puyol e Fernando Torres.
Jovens Promessas: David Silva e Fabregas(apenas pela pouca idade, pois já é o principal jogador do Arsenal).
Técnico: Luis Aragonés.

Rússia - A seleção russa tem como seu principal homem o técnico Guus Hiddink, com certeza um dos 3 melhores técnicos do mundo. Comandou os coreanos até a semifinal da Copa de 2002 e os australianos na eliminação para os italianos nas oitavas de final, com gol de pênalti de Totti já nos descontos. Apenas um dos 23 convocados atua fora do futebol russo (Saenko, do Nürnberg-ALE), mas a seleção não deixa de ser menos experiente por causa disso. A zaga deve ser composta basicamente de jogadores do CSKA Moscou: no gol, o jovem Akinfeev e na linha defensiva os gêmeos Vasili e Aleksei Berezutski, além de Ignashevich. O 'intruso' deve ser Anyukov, do Zenit, atual campeão da Copa da UEFA. No ataque, a Rússia sofreu uma perda enorme, apesar de não ter sido desconvocado: Pavel Pogrebnyak, artilheiro e campeão da Copa da UEFA, sofreu lesão no menisco e dificilmente terá condições de jogar. O ataque continuaria forte, com Arshavin e Pavlyuchenko, mas certamente Pogrebnyak fará falta.
Destaques: Zyrianov, Arshavin e Pogrebnyak.
Jovens Promessas: Akinfeev e Bilyaletdinov.
Técnico: Guus Hiddink.

Grécia - É estranho dizer isso, mas a Grécia é a seleção que está indo defender seu título na Euro 2008. Obviamente que pensar num bi campeonato é totalmente utópico, o que aconteceu em 2004 foi uma exceção histórica, com certeza a maior zebra de todos os tempos da Eurocopa. A seleção é forte, conta com jogadores importantes na conquista de 2004, como o goleiro Nikopolidis, Seitaridis, Dellas, Giannakopoulos, Karagounis e Charisteas, assim como o treinador Otto Rehhagel, mas avançar para as quartas de final é o objetivo dos gregos, algo além disso já será além do esperado.
Destaques: Nikopolidis, Katsouranis e Charisteas.
Jovem Promessa: Samaras.
Técnico: Otto Rehhagel.

Suécia - A equipe sueca, dirigida pelo experiente Lars Lagerbäck, chega confiante para a disputa da Euro, especialmente pela tranqüila classificação, onde ficou atrás da Espanha, mas bem a frente da Irlanda do Norte, terceira do grupo. O elenco é forte e tem um jogador capaz de decidir partidas: Zlatan Ibrahimovic. Além dele, há a experiência do interminável Henrik Larsson e seus 37 anos, além de jogadores de nome, como Ljungberg, Mellberg, Isaksson, Källström e Elmander. Como o cruzamento nas quartas será com o Grupo C, uma classificação em seu grupo já estaria de bom tamanho para os suecos.
Destaques: Ljungberg, Larsson e Ibrahimovic.
Jovem Promessa: Sebastian Larsson.
Técnico: Lars Lagerbäck.


Para conferir o dia e horário das partidas, clique sobre os grupos. Lá você confere também todos os 23 convocados de cada uma das seleções.

Nenhum comentário: