8 de agosto de 2007

Mentalidade brazuca (1)

É impressionante como no meio esportivo, as pessoas, seja torcedor ou jornalista, têm o dom de serem irritantes.

Caso 1: Ney Franco ganhou com o Flamengo, em menos de 2 anos, um Campeonato Carioca - Cariocão, para entrarmos de vez na mentalidade brazuca - e uma Copa do Brasil. Técnico que montava sua tática conforme o adversário; por vezes errava, claro, mas quem não erra? O Flamengo entrou nesse Brasileirão com uma estranha convicção de que brigaria pelo título, empolgados pelo título carioca, mas um mau início de campeonato fez com que a equipe caísse na real, e vai, de uma forma absurda, e demite o vitorioso Ney Franco - vale lembrar que foi Ney Franco quem levou o Ipatinga a uma semifinal de Copa do Brasil -, e o que é pior, pra trazer Joel Santana! É impressionante!

Caso 2: Ouvindo o jogo pela rádio Eldorado/ESPN entre Grêmio x São Paulo neste domingo último, dia 5/8, Mano Menezes tirou Tcheco do time, e foi intensamente vaiado. Isso é inaceitável, o que o Mano fez pelo Grêmio é algo incalculável, ele resgatou o orgulho gremista, deu aos torcedores gremista, após o vexatório rebaixamento para a Série B, novamente o orgulho de dizer-se gremista, ai por causa de uma substituição ele é duramente vaiado pela torcida. Lamentável.

Caso 3: Complemento do caso 2. Ao ver as vaias ao técnico Mano Menezes, o repórter, ao qual não me recordarei o nome, disse: "Estaria Mano Menezes com os dias contados no Grêmio?". Isso me soou como uma imensa falta do que falar, porque nem na cabeça do mais chato torcedor gremista passa a idéia de demitir Mano Menezes, isso é um sensacionalismo barato, falta do que acrescentar a um fato, falar por falar, sem o menor embasamento.

Caso 4: Após a vitória do São Paulo por 3 x 1 sobre o Juventude na semana passada, Muricy Ramalho em sua entrevista coletiva, ao responder a pergunta sobre a anulação da suspensão de Dodô por um suposto doping, disse: "Eu fico feliz por ser o Dodô, que é um cara que eu gosto muito (Muricy o lançou no São Paulo em 1994), mas se foi imposta a pena, então que se cumpra". Pois bem, um certo Paulo Schmidt, que por puro tédio e imensa necessidade de se tornar alguém, resolve entrar com uma ação no STJD contra as declarações de Muricy. Pergunto: aonde está o problema na declaração do Muricy?! Ele é um cidadão, ele tem todo direito de se expressar contra alguma decisão! Ele em nenhum momento citou nome de alguém, foi ofensivo, ai vem um ocioso desses e quer punir o Muricy, e consequentemente o São Paulo. Acredito que vivamos numa democracia, e se o técnico do São Paulo for punido podemos considerar que o AI-5 voltou, porque isso fere de maneira vergonhosa a liberdade de expressão.

Nenhum comentário: