10 de junho de 2008

Eurocopa 2008 (5)

Euro 2008: Grupo C - 1ª Rodada

Romênia 0 x 0 França
O jogo de abertura do 'grupo da morte'. E foi até agora o pior jogo de se assistir, França e Romênia entraram com muito respeito um ao outro, sem querer se arriscar. A Romênia até compreende-se isso, apesar de ter uma boa equipe, a Romênia tecnicamente é inferior aos franceses. O primeiro lance que dá para destacar aconteceu apenas aos 33 minutos, numa cabeçada de Anelka por cima do gol de Lobont, e o primeiro tempo foi apenas isso.

Na segunda etapa parecia que enfim a França tomaria a iniciativa, logo aos 4 minutos, Malouda fez jogada individual pela esquerda, cortou Contra e bateu próximo a trave de Lobont. E o jogo voltou a esfriar. Benzema ainda teve duas boas chances de abrir o placar para a França, mas finalizou mal, não levando grande perigo. O placar era o mais justo possível. Guardemos palavras para o jogo seguinte.


Holanda 3 x 0 Itália
Um show. Holanda e Itália fizeram um jogo que justificou todas as expectativas, foi até aqui de maneira absoluta o melhor jogo da competição. Para já se ter uma dimensão, no total de chutes no gol, chutes bloqueados e chutes para fora, Holanda deu 18 chutes e a Itália 16. Apesar do placar parecer que só a Holanda jogou, a Itália não fez uma má perdida, o problema italiano se restringe basicamente ao setor defensivo.

Contudo, o primeiro gol da Holanda saiu de maneira irregular: Van der Vaart cruzou na área italiana, Buffon cortou parcialmente socando a bola, e na disputa pelo alto com o próprio companheiro Panucci, o zagueiro caiu fora do gramado, ficando ali. A bola sobrou para Sneijder, que chutou para o gol e Nistelrooy, impedidaço, concluiu a jogada. A única coisa que dá para se pensar que o bandeirinha tenha interpretado é que Panucci tava condições, mas ele estava fora de campo, não conta, mas o gol foi validado. E que fique claro que apesar disso a Holanda fez por completo vencer a partida.

O segundo gol foi uma aula de contra-ataque: van Bronckhorst salvou a bola em cima da linha após cobrança de escanteio de Pirlo, e ele mesmo se projetou para receber a bola pela esquerda, e van der Vaart lançou-o na altura da intermediária italiana, e van Bronckhorst fez ótimo cruzamento na cabeça de Kuyt que escorou para Sneijder entrar batendo e marcar o segundo gol holandês, aos 31 minutos, um golaço.

E quase que o jogo vira 3 x 0. Faltando 2 minutos pro fim do primeiro tempo, van der Vaart deu passe espetacular nas costas da zaga italiana, a bola caiu na medida para Nistelrooy bater e Buffon salvar a Itália do terceiro gol.

O terceiro gol, aos 34 do 2º tempo, parecia replay do segundo: a jogada inicia-se com um lance de perigo para Itália, onde van der Sar faz ótima defesa em falta batida por Pirlo, e é a defesa do goleiro do Manchester United que inicia o contra-ataque que culmina com o gol de van Bronckhorst, dando números finais a partida.

A Itália não jogou bem, claro, mas não foi uma tragédia completa. Tragédia mesmo foi a defesa da Itália, que começou a ruir antes de começar a Euro, com a lesão de Cannavaro. Uma defesa que já teve Maldini e Baresi e Nesta e Cannavaro não dá pra ter Materazzi e Barzagli. Chiellini precisa entrar nessa defesa urgente. E o Ambrosini é muito menos jogador que o Aquilani. E também não dá para deixar Del Piero no banco, o artilheiro do Calcio entrou muito bem na partida, ainda mais porque agora a Itália terá que vencer de qualquer maneira a Romênia, a tática precisa ser alterada, não dá pra Luca Toni ficar tão isolado na frente. Luca Toni que perdeu gols ontem que não costuma perder. Deu tudo errado para a Itália, talvez as chances de gol só tenham aparecido porque a Holanda dá espaços, é um time ofensivo, joga e deixa jogar.

A Holanda lidera o grupo com 3 pontos, seguida de França e Romênia com 1 ponto, e a Itália na quarta posição sem pontos e com um saldo que não lhe permitirá decidir sua vaga nesse critério.


- Clique sobre o resultado para ver a ficha completa da partida ou clique aqui para ver a tabela com os próximos confrontos e horários.

Nenhum comentário: