Áustria 0 x 1 Croácia
Jogando com o apoio de sua torcida, em Viena, a seleção da Áustria enfrentava os favoritos croatas na estréia do Grupo B da Eurocopa 2008. E logo de cara a seleção da Croácia já mostrou a que veio, foi pra cima desde o primeiro minuto e aos 3 o volante Aufhauser fez pênalti em Olic. Luka Modric, grande promessa do futebol mundial, converteu a cobrança. A Croácia continuou dominando por mais uns 10 ou 15 minutos, mas depois o time simplesmente parou e a Áustria equilibrou as ações. Nos últimos minutos da primeira etapa já demonstrava superioridade sobre os croatas.
O segundo tempo começou como acabou o primeiro, com a Áustria mais presente no campo defensivo croata. Mas a pressão mesmo só começou a partir dos 25 minutos, onde só a Áustria criava chances de gol. Em uma delas, aos 33 minutos, Ivanschitz cabeceou em velocidade de fora da área e Pletikosa, em dois tempos - quase um frango na verdade - defendeu. Faltando 4 minutos para o encerramento do tempo regulamentar, Korkmaz arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Pletikosa. E na última chance austríaca, aos 47 minutos, a bola foi alçada na área e Kienast cabeceou rente ao poste croata. E a partida acabou assim, 1 para a Croácia, 0 para a Áustria. Assim como a Suíça, também anfitriã, os austríacos perderam na estréia merecendo melhor sorte.
Alemanha 2 x 0 Polônia
A estréia de outra favorita. A Alemanha tem a obrigação de terminar na primeira colocação de seu grupo, e deu um bom passo para isso na estréia. Mas com menos de 1 minuto quem quase abriu o placar foi a Polônia, após Lehmann e Mertesacker trombarem e a bola sobrar para Krzynowek na meia-lua isolar. A resposta veio 3 minutos depois, num lance incrível: Klose, em posição legal, saiu cara a cara com o goleiro polonês Boruc, mas ao invés de chutar, Klose quis surpreender e rolou para Mario Gomez, mas também surpreendeu o atacante alemão, que se esticou ao máximo num carrinho e o máximo que conseguiu foi triscar na bola, passando ao lado do gol.
Aos 20 minutos, o gol alemão: Mario Gomez, cuja escalação como titular me pareceu acertadíssima, lançou Miroslav Klose que novamente em posição legal saiu na cara de Boruc, e novamente preferiu não finalizar, mas dessa vez rolou certinho para Lukas Podolski abrir o placar para a Alemanha. Podolski, nascido na Polônia, não comemorou o gol. Aos 36 minutos, a Polônia teve outra ótima chance de gol, mas Zurawski chutou pra fora, perto da trave de Lehmann. A última chance do primeiro tempo veio após bonita jogada pela direita de Fritz, que cruzou rasteiro para Mario Gomez pegar mal na bola. Klose ainda tentou aproveitar o mau chute, mas não conseguiu, e o primeiro tempo terminava com vitória da Alemanha por 1 x 0.
Pro segundo tempo, o holandês técnico da Polônia, Leo Beenhakker, colocou o brasileiro Roger, ex-Corinthians e Flamengo, no lugar de Zurawski. No Brasil, Roger atuava como lateral-esquerdo, mas assim como a maioria dos laterais que saem do Brasil e vão para a Europa, Roger também virou um meia na seleção polonesa. Chega a ser meio engraçado no meio de Lobodzinsks, Wasilewskis e Krzynoweks haver um Roger, e pra completar, um Roger 'Guerreiro' ainda por cima, apelido que por sinal é bem criativo, tão criativo como apelido de estádio no aumentativo (Mineirão, Barradão, Douradão, etc.).
Isso a parte, o fato é que Roger deu outra cara ao time polonês, jogou muito bem, será inexplicável se na próxima partida, diante da Áustria, ele novamente ficar no banco.
O segundo gol alemão veio aos 27 minutos, fruto de uma assistência bem bizarra: o lateral Golánski bobeou feio dentro da área, Schweinsteiger roubou-lhe a bola e rolou para Klose finalizar, mas este pegou de maneira tão bizonha na bola que a bola encobriu a si próprio, mas atrás dele vinha Podolski, e a bola caiu certinho, na medida, para Podolski fuzilar a meta de Boruc, colocando números finais a partida.
Com os resultados, Alemanha e Croácia lideram com 3 pontos, com vantagem alemã no saldo de gols, e se enfrentam na próxima rodada.
- Clique sobre o resultado para ver a ficha completa da partida ou clique aqui para ver a tabela com os próximos confrontos e horários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário