12 de julho de 2007

Mundial sub-20

A seleção brasileira sub-20, dirigida pelo dramaturgo Nélson Rodrigues, foi eliminada do Mundial de sua categoria ao perder na prorrogação por 4 x 2, em Burnaby, Canadá.

Aos 39 minutos, após cruzamento de Amaral, Leandro Lima num voleio espetacular abriu o placar. E o Brasil conseguiu ampliar 2 minutos depois com um gol de Alexandre Pato de cabeça. Parecia que seria uma goleada. Parecia.

Também 2 minutos mais tarde, em posição irregular, Pique descontou para a Espanha. E o primeiro tempo terminou assim, Brasil 2 x 1 Espanha.

O segundo tempo começa até certo ponto equilibrado, mas com a Espanha partindo mais pra cima. Luis Adriano entrou no lugar de um apagadíssimo em todo torneio Jô. Espanha ia aumentando seu domínio valendo-se do cansaço até certo ponto inexplicável dos brasileiros, visto que a maioria dos jogadores brasileiros estão em meio de temporada.

O Brasil passa a jogar apenas de contra-ataque. Carlos Eduardo e Eduardo Ratinho entram no lugar de William e Amaral, respectivamente. Até que aos 85', num lance pra mim irregular, onde o excelente goleiro Cássio arrumava a barreira, o jogador espanhol Javi Garcia bateu sem a autorização do árbitro e empatou. Mas analisem: se for assim a equipe que sofrer a falta vai sempre indicar ao árbitro que deseja bater direto ao gol, pro goleiro adversário ir junto a trave arrumar a barreira, ai ele se valer disso. Até aqui, um gol impedido e um outro discutível da Espanha.

Prorrogação.

O Brasil simplesmente morreu em campo. O coitado do Roberto mal aguentava andar. Isso somada a uma desorganização tática fora do comum mais jogadores excelentes da Espanha como o artilheiro da competição Adrian Lopez, Mata e Capel, o Brasil não resistiu, e aos 11 da primeira etapa da prorrogação sofreu a virada. E aos 15 da segunda etapa, pra sacramentar a eliminação, sofreu o quarto gol. Apesar dos pesares, de gols irregulares da Espanha, os espanhóis jogaram muito melhor. Vão longe.

Notas:

Cássio - Excelente goleiro, e ao contrário do que o comentarista Neto falou, esteve longe de ter tomado um frangaço no gol de falta. 7.
Amaral - Surpreendentemente bem nesse Mundial, ajudou bastante no apoio, mas pregou no 2° tempo. 6.5.
Luizão - Bom zagueiro, mas não consigo sentir segurança nele. 5.5.
Édson - O melhor em campo disparado, zagueiro seguro, técnico, o Figueirense tem uma jóia nas mãos. 9.
Marcelo - Pra quem atua no Real Madrid se esperou mais dele desde o início, mas pouco produziu. 5.
Roberto - Tem uma raça impressionante, tem futuro também. 7.
Ji-Paraná - Começou bem, se apresentando ao ataque, mas no 2° tempo ficou no vestiário, tamanha apatia. 5.
William - Incompreensível terem tirado ele da partida, vinha jogando muito bem, armando, dando dribles. 7.
Leandro Lima - Fez um golaço, é excelente jogador, mas também não fez muito mais do que o gol. 6.
Alexandre Pato - Gênio. Futuro completamente garantido. Falar o que daquela arrancada dele, nos 2 cabeceios perfeitos. Um monstro. 8.
- Jogou? 4.
Carlos Eduardo - Não jogou mal, mas de concreto pouco fez. 6.
Luis Adriano - Entrou com a missão de perder gols. Cumpriu. 4.
Eduardo Ratinho - Conseguiu ser o pior em campo. Não fez nada certo, absolutamente nada. Mas tem potencial. 3.
Nelson Rodrigues - O treinador das categorias de base devia ser um cara até mais competente que da seleção principal, e nessa fase que o jogador começa a ganhar experiência, e colocam Nelson Rodrigues pra dirigir o time. Pífio. 0.

Nenhum comentário: