12 de dezembro de 2007

UEFA Champions League 2007/08 (11)

Lyon e Fenerbahçe fecham os 16 classificados para as oitavas da Liga dos Campeões

Com boas vitórias, Lyon e Fenerbahçe foram as duas últimas equipes a se classificar para a próxima fase da Liga dos Campeões 2007/08. A equipe francesa teve a tarefa mais difícil, precisava ir a Glasgow e bater o Rangers, e o fez com um belo 3 x 0. Já o Fenerbahçe, contando com o apoio de sua torcida, fez 3 x 1 no fraco CSKA Moscou e também se garantiu.

Pelo Grupo E, Barcelona e Stuttgart apenas cumpriram tabela, já que os espanhóis já estavam classificados e como primeiro colocado, enquantos os alemães já não tinham chances nem de Copa da UEFA. O Barça venceu por 3 x 1, gols de Giovani dos Santos, Eto'o e Ronaldinho. E na partida que valia e muito, o Lyon fez 3 x 0 no Rangers, fora, e garantiu a sua vaga. Govou abriu o placar e Benzema, no fim da partida, fez os outros dois. O Rangers está classificado para a Copa da UEFA.

O Grupo F chegou a sua última rodada com todas as posições já definidas, por isso a emoção foi nenhuma. A Roma empatou em casa com o Manchester United por 1 x 1, gols de Mancini para os romanos e Piqué para os Diabos Vermelhos. Na outra partida, com gols de Anderson Polga, Liédson e João Moutinho, o Sporting fez 3 x 0 no Dínamo de Kiev, pior equipe dentre as 32 que jogaram a Liga dos Campeões. O grupo terminou com a liderança do Manchester, seguido de Roma, Sporting e D.Kiev.

No Grupo G, precisando apenas de uma vitória para se classificar(ou até uma derrota, desde que PSV não vencesse), o Fenerbahçe bateu o CSKA Moscou, já eliminado, por 3 x 1. Edu Dracena, contra, abriu o placar para o CSKA Moscou, mas Alex, com um gol antológico, empatou apenas 2 minutos mais tarde. Ainda no primeiro tempo, Alex deu passe precioso e milimétrico para Ugur Boral virar a partida. O mesmo Boral viria a fazer o terceiro gol dos turcos no finalzinho da partida, selando a vaga para a próxima fase. Mas mesmo se perdesse a partida, os turcos estariam classificados, pois o PSV perdeu em casa para a Inter de Milão por 1 x 0, gol de Julio Cruz. A Inter ficou na liderança da chave, enquanto o PSV jogará a Copa da UEFA.

E no Grupo H, apesar de já classificados, Arsenal e Sevilla disputavam a primeira colocação. Os gunners fizeram a sua parte e venceram o Steaua Bucareste, em Londres, por 2 x 1, gols de Bendtner e Diaby, mas não adiantou, pois o Sevilla bateu o Slavia Praga, na República Tcheca, por 3 x 0, gols de Luis Fabiano, Kanouté e Daniel Alves. A equipe tcheca se classificou para a Copa da UEFA.


No próximo dia 21, a UEFA sorteará o confronto das oitavas de final. O confronto será de primeiros colocados contra segundos colocados, não podendo se enfrentar nessa fase equipes do mesmo grupo e do mesmo país. As oitavas de final começam no dia 19 de fevereiro.

1ºs colocados: Porto, Chelsea, Real Madrid, Milan, Barcelona, Manchester United, Inter de Milão e Sevilla.

2ºs colocados: Liverpool, Schalke 04, Olympiacos, Celtic, Lyon, Roma, Fenerbahçe e Arsenal.

Copa da UEFA: Olympique de Marseille, Rosenborg, Werder Bremen, Benfica, Rangers, Sporting, PSV e Slavia Praga.


Alguns números da primeira fase:

Artilharia:
Ibrahimovic(Inter de Milão) e Cristiano Ronaldo(Manchester United) - 5 gols

Assistências:
Djordjevic(Olympiacos) e Pirlo(Milan) - 4 assistências

Melhor ataque:
Liverpool - 18 gols

Melhor defesa:
Chelsea - 2 gols sofridos

Pior ataque:
Valencia - 2 gols

Pior defesa:
Dinamo de Kiev - 19 gols sofridos

Equipe com mais pontos:
Manchester United - 16 pontos

Equipe com menos pontos:
Dinamo de Kiev - 0 pontos

Equipes invictas:
Chelsea, Barcelona e Manchester United

Maior placar:
Liverpool 8 x 0 Besiktas

Acertos do blogueiro quanto aos classificados:
12 acertos (Porto, Liverpool, Chelsea, Real Madrid, Milan, Celtic, Barcelona, Man Utd, Roma, Inter, Arsenal e Sevilla).
4 erros (Valencia, Werder Bremen, Stuttgart e CSKA Moscou).

Nenhum comentário: