14 de março de 2008

Copa da UEFA 2007/08 (8)

Definidos os 8 classificados da Copa da UEFA

Nesta semana, 8 equipes garantiram sua passagem para as quartas de final da Copa da UEFA.

Jogando em casa, o Everton conseguiu devolver o mesmo 2 x 0 que havia sofrido diante da Fiorentina, com gols de Andrew Johnson e Arteta, mas nas disputas de pênaltis acabou perdendo por 4 x 2. Yakubu e Jagielka foram os vilões do lado inglês, enquanto os jogadores da equipe italiana não desperdiçaram nenhuma cobrança.

Com uma cômoda vantagem obtida no jogo de ida, ao vencer o Anderlecht por 5 x 0, o Bayern de Munique poupou alguns titulares e promoveu a estréia do zagueiro Breno, ex-São Paulo. A equipe alemã foi derrotada em casa por 2 x 1, tendo Lúcio marcado para aos bávaros, enquanto Serhat e Yakovenko, num lindo gol, marcaram para os belgas.

Hamburgo e Bayer Leverkusen faziam o clássico alemão da fase de oitavas e quem ficou com a vaga foi a equipe de Leverkusen, que mesmo com a derrota por 3 x 2, se classificou pelo critério de gols marcados fora de casa, já que havia vencido por 1 x 0 o jogo de ida.

Em Eindhoven, o PSV entrou com a vantagem de poder empatar, mas acabou vendo o Tottenham devolver o 1 x 0 sofrido na partida de ida, em Londres. O búlgaro Berbatov, em mais um lindo gol, levou a partida para os pênaltis, e apesar de ter se esforçado para perder a vaga, o PSV venceu a disputa por 6 x 5. Chimbonda foi quem perdeu o pênalti decisivo para os spurs.

O Getafe, única equipe espanhola remanescente na competição, voltou a vencer o Benfica, dessa vez por 1 x 0, em casa, e se classificou para a próxima fase. Albín, em um outro belíssimo gol, garantiu a vaga para a equipe da grande Madrid. O Benfica, pela primeira vez atuando sem o seu ex-técnico José Antonio Camacho, parece mesmo ter entrado em crise. Não dá para se esperar outra coisa de uma equipe que tem Edcarlos como zagueiro.

No resultado mais surpreendente desta fase de oitavas, o Zenit St.Petersbourg conseguiu reverter o 3 x 1 sofrido para o Olympique de Marseille no jogo de ida, em Marseille, ao vencer o jogo de volta por 2 x 0, ambos marcados pelo excelente Pogrebnyak. Esta é a segunda decepção da equipe francesa em competições européias na temporada. Vale lembrar que o Olympique veio da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde havia vencido 7 dos seus primeiros 9 pontos disputados, dando a sensação que se classificaria fácil, mas depois perdeu todos os 9 pontos disputados e veio para a Copa da UEFA.

Nos jogos de quinta-feira, o Sporting garantiu sua vaga ao vencer o Bolton por 1 x 0, em Lisboa. A partida de ida havia terminado empata em 1 x 1. O gol da vitória portuguesa foi marcado por Pereirinha, aos 40 minutos da segunda etapa. Com a eliminação de Bolton, Tottenham e Everton, a Inglaterra deixa de ter representantes na Copa da UEFA.

E em Bremen, o Werder precisava reverter o 2 x 0 sofrido na Escócia para o Rangers. Conseguiu vencer, mas por 1 x 0, com um golaço de Diego, mas não foi o suficiente, apesar de toda pressão. O goleiro escocês McGregor foi sem dúvidas o melhor homem em campo na partida.


* Clique sobre o placar para a ficha técnica da partida.

Nenhum comentário: