14 de junho de 2006

Copa do Mundo 2006 (1)

Alemanha - Candidata seríssima ao título. Não tem a técnica do Brasil ou de Argentina, mas tem a torcida ao seu lado, e um time que não é ruim não. Lehmann é confiável. Friedrich fraco. Mertesacker e Metzelder são bons, mas não podem jogar em linha. Lahm excelente jogador. Frings dá consistência ao meio campo. Schneider é boa opção de apoio pelo lado direito. Schweinsteinger faz o mesmo pela esquerda, mas poderia as vezes ser um pouco mais objetivo. Ballack dispensa comentários, mudou a qualidade do passe alemão nesse jogo contra a Polônia. Podolski ainda é muito novo, não mostrou a que veio, mas trata-se de um avançado promissor. Klose é matador, e dos bons.

Inglaterra - Apesar do jogo relativamente fraco contra o Paraguai, mostrou ter um meio campo fortíssimo, talvez o melhor do mundo. Robinson é relativamente seguro. Gary Neville pra mim é fraco, jogaria com Carragher improvisado e liberaria mais o Ashley Cole, que é um bom lateral ofensivo. Ferdinand e Terry formam um paredão atrás. Gerrard é absolutamente perfeito, é o exemplo de jogador que joga pelo time. Lampard sensacional. Joe Cole varia o jogo inglês com seus dribles. Beckham faz a diferença nas bolas paradas. Owen ainda pode render mais. E Crouch, diferente do que muitos pensam (né, Galvão?), não é apenas um grandalhão desengonçado lá na frente, ele tem habilidade com os pés sim, é inteligente, e claro, faz a diferença pelo alto.

Argentina - O exemplo de eficiência. A grosso modo, foram dois ataques no primeiro tempo da Argentina, e 2 gols. Defesa argentina, surpreendentemente, mostrou-se muito segura na partida, que diga-se de passagem foi muito complicado, a seleção Marfinense mostrou uma organização tática fora do comum para uma equipe africana, e uma velocidade espantosa. Um dos melhores jogos até agora. E o que dizer do passe do Riquelme pro gol do Saviola...

Itália - Primeiro tempo contra Gana foi muito bom. Pirlo fazendo a diferença na defesa e no ataque, com desarmes e passes precisos. Defesa mostrou-se segura. Zaccardo e Grosso são fracos. Totti jogou bem pra quem estava relativamente fora de ritmo. Toni e Gilardino formam uma dupla letal. Forte candidata ao título.

França - Decepcionante. Tudo bem que a Suiça não é ruim, antes de perder na respescagem para a Turquia por 4 x 2, a equipe estava numa grande série invicta. Mas de um time que se tem Zidane, Vieira, Wiltord (apesar de nunca ter sido fã dele) e Henry, se esperava mais da França. E por favor vai Domenech, nunca que o Barthez deveria ser o titular!!! O Coupet vem fazendo temporadas impecáveis no Lyon!

Brasil - Vou comentar sobre os 9 jogadores que atuaram ontem, depois comento sobre os outros 2 que não jogaram.
Dida - Muito boa participação, deu sorte também das bolas terem ido quase todas em sua direção. Nota 8.
Cafu - Começou como uma boa opção de apoio pela direita, mas depois sumiu. Nota 6.
Lucio - Ótima partida desse criticado zagueiro. Pra mim, um dos melhores zagueiros do mundo. Nota 8,5.
Juan - Seguro. Sem mais o que falar. Nota 7.
R.Carlos - Idem Cafu, mas pelo lado esquerdo, evidentemente. Nota 6.
Émerson - Gosto desse jogador, mas teve uma hora que comecei a temer pela sua expulsão. Parecia nervoso. Nota 5,5.
Zé Roberto - Não me agradou muito, as vezes esquecia que ele tava em campo. Esperava mais dele. Nota 5.
Kaká - O melhor em campo do Brasil. Porém, não brilhou como o esperado, não esteve nos seus melhores dias, mas compensava isso com garra, raça, correndo atrás da bola. Finalização certeira, de canhota. Nota 8,5.
Ronaldinho - Por que todo passe dele precisa ter um efeito, uma olhadinha pra um lado e passar por outro? Faltou objetividade. Mas apareceu bastante pelo menos, não se omitiu. Nota 5,5.

Esses são os que jogaram. Agora os 2 que não jogaram:
Adriano - Muito prejudicado pelo esquema do Parreira de 2 atacantes de área e de precisar vir ao meio-campo buscar bola, coisa que ele nunca fez na vida e nunca dará certo assim, pois seu passe é ridículo. Melhorou com a entrada do Robinho, mas perdeu gol feito. Nota 3.

Ronaldo - Vou tentar não falar palavrão... Esperei tanto por esse jogo, apostava a minha vida que ele jogaria pra caramba, que mais uma vez estouraria na copa, e nem correr esse cidadão correu. Você olhava pra ele aos 5 minutos de jogo e parecia que ele estava jogando fazia 3 dias sem parar, sem intervalo, tamanho sua expressão de cansaço. Revoltante. Chegou a ser embaraçosa essa situação dele, de dar pena. Gostaria de ver uma estatística do quanto ele correu em campo em metros, e o quanto o Kaká correu. Nota 0.
Amanhã comentários sobre as seleções não tão favoritas e que me agradaram, e também comentários sobre os 3 jogos de amanhã, e a provável festa em Quito.

Nenhum comentário: