16 de janeiro de 2008

Campeonato Paulista 2008 (1)

Paulistão começa nesta quarta com cinco partidas

Tido como o principal estadual do Brasil, o Campeonato Paulista começa nesta quarta-feira com cinco partidas. Juventus x Noroeste abrem o campeonato às 16h, na Rua Javari. Mais tarde, às 19h30, jogam Ponte Preta x Ituano, Rio Claro x Paulista e Mirassol, que debuta na Série A1, e Barueri. Fechando o dia, Portuguesa e Santos fazem o duelo mais esperado da rodada, no Morumbi, jogo entre atual campeão da série A2 e A1, respectivamente.

Na quinta-feira, às 17h30, jogam Rio Preto, outro estreante na primeira divisão, e São Caetano, atual vice-campeão. Palmeiras x Sertãozinho jogam na Arena Barueri(o Parque Antártica passa por reformas) às 19h30, enquanto o São Paulo estréia fora de casa contra o Guaratinguetá, às 20h30. Fechando a primeira rodada, dois jogos às 21h45: Bragantino, atual semifinalista, encara o Marília em casa, enquanto o Corinthians estréia diante do Guarani, no Morumbi.

Regulamento:
20 participantes, turno único, onde todos jogam contra todos, num total de 19 partidas para cada time na primeira fase. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, onde o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo colocado enfrenta o terceiro, em 2 jogos. Os vencedores disputam a final em dois jogos também.
Os quatro últimos colocados são rebaixados.

Acesso em 2007: Portuguesa, Guarani, Rio Preto e Mirassol.
Descenso em 2007: América, São Bento, Rio Branco e Santo André.

Destaques de cada time:

Grêmio Barueri: zagueiro Ávalos, ex-Santos; Amaral, volante ex-Palmeiras e Corinthians; Alberto, atacante, ex-Santos e Pedrão, atacante, um dos artilheiros da Série B em 2007 pelo Barueri.

Bragantino: goleiro Gléguer; Moradei, ex-Corinthians e o treinador Marcelo Veiga, responsável pelo excelente ano de 2007 do Bragantino.

Guarani: Danilo Silva, zagueiro que esteve emprestado ao São Paulo; Fábio Pinto, atacante, ex-Internacional e Roberval Davino, rodado técnico dos times do interior do estado.

Guaratinguetá: Dinei, atacante, ex-Atlético-PR.

Ituano: goleiro Marcelo, ex-Corinthians; lateral Ânderson Lima, ex-São Paulo, Grêmio e Coritiba; Alex Afonso, atacante, ex-Palmeiras e Pintado, técnico.

Juventus: Vampeta, volante, ex-Corinthians; Paulo Miranda, volante, ex-Vasco e Paraná; Allan Dellon, meia, ex-Vitória e Márcio Bittencourt, técnico, ex-Corinthians.

Marília: goleiro Mauro, ex-Santos e Rafael Fefo, volante, ex-Corinthians.

Mirassol: Alexandre Fávaro, goleiro, ex Ponte Preta e Doriva, volante, ex-São Paulo e Middlesbrough.

Noroeste: Otacílio Neto, atacante, ex-Figueirense e Luciano Bebê, meia, ex-Corinthians.

Paulista: Rodrigo Fabri, meia, ex-Portuguesa e Real Madrid; Ricardinho, meia, ex-Coritiba e Palmeiras; Réver, volante destaque da equipe de Jundiaí e Bruno Ribeiro, lateral, ex-Palmeiras e Marília.

Ponte Preta: César, zagueiro, ex-Portuguesa.

Portuguesa: Zé Maria, lateral, ex-Inter de Milão e Portuguesa; Christian, atacante, ex-Internacional e São Paulo; Júlio Santos, zagueiro, ex-São Paulo; Patrício, lateral, ex-Grêmio; Diogo, excelente revelação da Lusa e Vágner Benazzi, competentíssimo treinador.

Rio Claro: Chumbinho, meia, ex-São Paulo e Da Silva, meia, ex-Internacional e Marília.

Rio Preto: Pitarelli, goleiro, ex-Guarani.

São Caetano: Wilton Goiano, lateral, ex-Portuguesa; Douglas, meia, destaque do Azulão em 2007 e Canindé, meia, ex-Santos.

Sertãozinho: Lauro, goleiro, ex-Ponte Preta; Galeano, volante, ex-Palmeiras e Adriano, volante, ex-São Paulo e Portuguesa Santista.


O Trio-de-Ferro, Peixe e seus prováveis times-bases:

São Paulo: Rogério Ceni; Miranda, Juninho e André Dias; Richarlyson, Hernanes, Jorge Wágner e Fábio Santos; Adriano e Dagoberto. Téc.: Muricy Ramalho.

O Tricolor aparece como a equipe a ser batida, e ainda conta no seu elenco com Carlos Alberto, ex-Corinthians, emprestado junto ao Werder Bremen, além de Aloísio, o lesionado Alex Silva e o bom volante Zé Luis.

Corinthians: Felipe; Eduardo Ratinho, Chicão, William e André Santos; Perdigão, Carlos Alberto, Alessandro e Marcel; Acosta e Finazzi. Téc.: Mano Menezes.

O Corinthians conta com uma linha defensiva de respeito. Chicão e William têm tudo para formarem uma das melhores duplas de zaga do país. O Timão ainda conta no elenco com Coelho, Bóvio e Lima, boas opções para o time. Mas sem dúvida que o maior reforço foi mesmo a vinda de Mano Menezes.

Palmeiras: Diego Cavalieri; Élder Granja, Dininho, Gustavo e Leandro; Pierre, Makelele, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Alex Mineiro. Téc.: Vanderley Luxemburgo.

Mais um time que dará gosto ver jogar, ao menos no papel. O Palmeiras se reforçou pouco, mas são jogadores que chegam pra ser titulares, como Élder Granja, Diego Souza e Alex Mineiro. O 11 inicial do Palmeiras é fortíssimo, pra brigar por todos os títulos que disputar, mas não possui um elenco muito vasto. Porém, há um gênio no banco: Luxemburgo.

Santos: Fábio Costa; Filipi, Adaílton, Betão e Kléber; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto, Vítor Júnior e Rodrigo Tabata; Renatinho e Kléber Pereira. Téc.: Émerson Leão.

O 11 inicial não é fraco, mas promete ser o mais fraco dos quatro grandes paulistas, isso porque o Santos ainda tem Libertadores pela frente. A saída de Maldonado para o futebol espanhol é uma perda irreparável para o Peixe. O alento é que o Santos na Copa SP tá fazendo bonito, podem surgir um ou dois bons garotos da base, mas ainda assim não é um time que será favorito nos torneios em que disputar. Além de ter Émerson Leão no banco, que atualmente não agrada ninguém e só arruma confusão por onde passa.

Nenhum comentário: