18 de junho de 2008

Eurocopa 2008 (7)

Euro 2008: Quartas de final

Nesta quarta-feira a Rússia foi a oitava e última equipe a garantir vaga na fase de mata-mata da Euro 2008. Confira como ficaram os confrontos:

Portugal x Alemanha (19/06, 15h45)
Que jogo! Portugal não teve muita sorte dessa vez, a Alemanha 'quebrou' a chave ao não ser a líder do seu grupo, e o confronto que era esperado apenas na semifinal agora acontece já nas quartas. Pelo futebol apresentado até aqui, Portugal, que mesmo não tendo feito jogos brilhantes, é favorita, mas é complicado se falar de favoritismo quando se tem do outro lado uma Alemanha, camisa que pesa muito. O futebol da equipe de Joachim Löw tem deixado demais a desejar, assim como alguns jogadores que na Copa de 2006 foram bem, tais como Mertesacker, Metzelder, Lahm, Frings e Schweinsteiger. O centroavante Mario Gomez, vice-artilheiro da Bundesliga na última temporada, teve a sua chance de mostrar que realmente merecia ser titular, mas até agora não aproveitou, perdendo um gol bizonho contra a Áustria. É um jogo que um golzinho de cabeça de Klose pode resolver a parada pro lado alemão. Mas torcerei para Portugal, claro que sem essa babação da mídia brasileira, não gritarei que Portugal é o Brasil na Euro, mas torcerei por gostar de um futebol mais bem jogado, caso de Portugal.
Palpite: Portugal.

Croácia x Turquia (20/06, 15h45)
Jogo imprevisível. Teoricamente a Croácia tem favoritismo, e como dito por este blogueiro antes da Euro começar, se havia uma seleção fora das grandes potências que tinha chance de ser campeã era a Croácia, o time é forte em todas as posições, tem em Modric o seu eixo, jogam um futebol gostoso de se ver. Mas a Turquia vem muito forte mentalmente pra essa partida, devido a épica virada contra a República Tcheca, onde sofreu 2 x 0 e buscou o empate aos 43 do 2º tempo. O empate levava o jogo para uma inédita decisão por pênaltis em fase de grupos, pois turcos e tchecos ficariam rigorosamente empatados em todos os critérios, mas 2 minutos depois veio a virada, novamente com Nihat, autor do segundo gol. E a emoção não parou por aí. Um minuto depois o goleiro turco Volkan Demirel foi expulso, deixando a Turquia com um a menos, e pior, já tendo sido efetuadas as 3 alterações. Os turcos jogaram 3 minutos com o atacante Tuncay no gol, e ainda sim seguraram o fantástico 3 x 2, provando o que esse blogueiro também disse antes da Euro começar, que a equipe turca joga com uma disposição sensacional. E isso pode fazer a diferença. Mas torcerei para a Croácia.
Palpite: Turquia.

- Os vencedores dessas duas partidas fazem uma das semifinais.


Holanda x Rússia (21/06, 15h45)

Jogaço. São as duas seleções que mais bem tocam a bola em toda a Euro. A Holanda envolveu completamente todas as defesas que passou pelo seu caminho até agora, a utilização de 'pontas', no caso Kuyt pela direita e Sneijder pela esquerda, faz com que o contra-ataque seja muito forte e acaba segurando as subidas dos laterais adversários, preocupados com as investidas dos pontas holandeses. Além disso, a dupla de volantes formada por Nigel de Jong e Engelaar vem se mostrando muito forte, especialmente pela presença de Engelaar, que é forte fisicamente, marca bem e sabe sair pro jogo, lembra um pouco o estilo do Vágner, ex-São Paulo e Celta de Vigo. No centro um ótimo Van der Vaart, distribuindo muito bem o jogo pros pontas. Na frente Nistelrooy, de muito boa Euro até aqui. E atrás tem uma muralha chamada Van der Sar. É impressionante como o goleiro ex-Ajax e Juventus, atual Manchester United, atingiu o auge de sua forma com uma idade já elevada, fez uma temporada espetacular nos Red Devils e vem fazendo defesas importantíssimas pra Oranje até aqui.
A Rússia, comandada ironicamente pelo holandês Guus Hiddink, tem um estilo parecidíssimo com a Holanda, provando que a escola holandesa é uma das mais belas de se ver jogar. É impressionante como sempre tem jogador russo livre, em condição de receber a bola, uma movimentação muito constante de todos os jogadores, e uma qualidade de passe muito boa. O meia atacante Arshavin entrou no time hoje contra a Suécia após ficar suspenso nas duas primeiras partidas e foi muito bem, infernizou a zaga sueca. Impressionou, porém, a quantidade de gols que a equipe russa perdeu. Se fosse 5 x 0 pra Rússia não seria nenhum absurdo, teve duas bolas na trave, uma numa chance clara do perdedor de gols oficial dessa Euro, Pavlyuchenko, e outras tantas chances desperdiçadas. Isso só prova o quanto Pavel Pogrebnyak tá fazendo falta ao time. Artilheiro da última Copa da UEFA pelo campeão Zenit, o matador russo lesionou o menisco num amistoso preparatório pra Euro e foi cortado.
O jogo é o que mais me causa expectativa até aqui, certamente veremos duas equipes buscando o gol, nem Holanda nem Rússia sabem jogar defensivamente.
Palpite: Holanda.

Espanha x Itália (22/06, 15h45)
O pior cruzamento possível pra Espanha. Sempre dona de campanhas excelentes na fase de grupos, definitivamente a Espanha não tem sorte quando entra na fase de mata-mata. Só pra lembrar: na Copa de 2006, após a melhor campanha na primeira fase dentre todas as seleções, cruzou com a França, que foi apenas a segunda colocada num grupo com Coréia do Sul, Suíça e Togo. Eliminação espanhola. Em 2000, novo cruzamento com a França, dessa vez nas quartas, e nova eliminação. Dessa vez, a 'lógica' era a Itália classificar em primeiro, mas ficou em segundo, pra azar espanhol. E a maneira como a Itália classificou, tendo que vencer a França na última rodada, terá o mesmo "efeito Turquia", deixará o time mais forte mentalmente, e com o favoritismo. Panucci e Chiellini ajeitaram bem a zaga italiana depois da catastrófica partida de Materazzi e Barzagli contra a Holanda. O grande problema italiano foi ter perdido Pirlo e Gattuso pra partida por causa do segundo amarelo, não será fácil substituí-los, especialmente Pirlo.
A Espanha tem problemas em sua defesa, tomou gol nos 3 jogos até aqui. Puyol e Marchena não formam uma das duplas mais seguras da Euro, o que talvez justifique o técnico Aragonés jogar com Marcos Senna bem recuado, como um nítido primeiro volante. Mas, na opinião deste que escreve, é um crime Fabregas ficar no banco, é preferível que Xavi desempenhe esse papel que faz Marcos Senna e que o brasileiro saia do time, porque em seleção alguma do mundo Fabregas seria reserva, ele pode decidir as partidas com uma assistência. Mas é pouco provável que o time com 3 vitórias(a de hoje, contra a Grécia, uma Espanha "B", que teve Fabregas como titular) o técnico pense em mudar, então provavelmente teremos novamente Fabregas no banco.
Palpite: Itália.


Blog das quartas: www.futebolaocuboeuro2008quartas.blogspot.com

Nenhum comentário: