A última rodada do Calcio cumpriu as expectativas de que seria uma rodada cheia de emoção nas duas extremidades da tabela, especialmente porque uma dependia da outra. A líder Inter enfrentaria o Parma, um dos candidatos ao rebaixamento, enquanto a vice-líder Roma enfrentaria o Catania, outro candidato ao rebaixamento, com as equipes candidatas ao título atuando como visitantes. Além dessa partida, outras três partidas de real importância: ainda na luta contra o rebaixamento, o Empoli receberia o já rebaixado Livorno, precisando vencer e torcer por derrota de Catania e Parma, e na luta pela última vaga pra Liga dos Campeões, o Milan precisaria vencer a Udinese em casa e torcer para que a Fiorentina no máximo empatasse fora de casa contra o Torino.
A Roma foi a primeira a abrir o marcador, aos 8 minutos, com Vucinic. O resultado dava o título a equipe da capital e de quebra ajudava o Empoli, que 2 minutos depois abria o placar contra o Livorno. O primeiro tempo acabou com: Inter 0 x 0 Parma, Catania 0 x 1 Roma e Empoli 1 x 0 Livorno, resultados que davam o título a Roma e rebaixavam Parma e Catania.
No segundo tempo, muitas mudanças. O Empoli fez 2 x 0 no Livorno e praticamente garantiu a sua vitória, mas a sua vida na Série A dependia agora mais de outros do que de si. E então, eis que sai um gol em Parma. Ibrahimovic, que veio do banco, fazia 1 x 0 para a Inter, resultado que lhe dava o título e complicava ainda mais a vida do Parma, que teria que virar a partida para escapar da degola. E aos 34 minutos, o mesmo Ibra fez o segundo gol, praticamente selando o título e o rebaixamento do Parma. Agora todas as atenções estavam voltadas a Catania, onde uma desanimada Roma vencia um Catania desesperado por um empate, que o salvaria. A pressão foi enorme, Doni fez milagres, bolas na trave, gol anulado(justamente), até que aos 41 minutos o uruguaio Martinez fez o gol merecido do Catania, que tirou o time da Série B. Acredito ter havido uma festa maior em Catania do que na metade azul e preto de Milão. Empoli e Parma foram rebaixados.
E no confronto pela Liga dos Campeões, o Milan saiu em desvantagem no placar, mas virou para 4 x 1, com gols de Pato, Inzaghi, Cafu e Seedorf. A partida marcou a despedida de Cafu e Serginho dos rossoneris. O Milan estava ficando com a vaga, mas aos 34 minutos da segunda etapa o argentino Osvaldo colocou a Fiorentina na maior competição de clubes do mundo ao anotar o único gol da partida. O Milan terá que se contentar com a Copa da UEFA, tal qual a Sampdoria.
Time-Base da Inter: Júlio César; Maicon, Materazzi, Chivu e Maxwell; Cambiasso, Stankovic, Zanetti e Figo ; Ibrahimovic e Julio Cruz.
Campanha:
38 Jogos, 25 Vitórias, 10 Empates, 3 Derrotas, 69 Gols Prós, 26 Gols Contra, 85 Pontos.
Gols:
Ibrahimovic 17, Julio Cruz 13, Suazo 8, Cambiasso 6, Crespo 4, Balotelli 3, Cordoba 3, Vieira 3, Jiménez 3, Maicon 1, Burdisso 1, Stankovic 1, César 1, Materazzi 1, Maniche 1, Zanetti 1, Figo 1 e Adriano 1.
Para conferir todas as rodadas do Campeonato Italiano, com classificação rodada a rodada, gols, artilheiros, classificados para as copas européias, rebaixamento e promovidos à Primeira Divisão, acesse http://futebolaocuboita.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário