19 de dezembro de 2008

Sorteio Copa da UEFA 2008/09

UEFA sorteia confrontos da próxima fase da Copa da UEFA

Na manhã desta sexta-feira foram sorteados os confrontos da 16 avos-de-final da Copa da UEFA 2008/09. Veja os confrontos:




Jogos a destacar:

Aston Villa x CSKA Moscou - Belíssimo jogo. O Aston Villa faz uma ótima temporada, figurando até aqui entre os 4 primeiros na Premier League, enquanto o CSKA, vice-campeão russo, é dono da melhor campanha da primeira fase, vencendo seus 4 jogos, e conta com Vágner Love em fase extraordinária, certamente sua melhor fase na carreira. E é esse centroavante matador que falta ao Aston Villa, que tem um Carew com problemas físicos e um Harewood que claramente não tem a confiança do técnico Martin O'Neill, jogando as últimas partidas com Ashley Young quase como um segundo atacante, ao lado do ótimo Agbonlahor, mas que também não é um centroavante.

Olympiacos x St. Etienne - Talvez nem tanto pelo confronto, mas sim pelo Olympiacos. Quem teve a oportunidade de assistir Olympiacos 5 x 1 Benfica, na fase de grupos, viu que vai ser muito difícil bater os gregos em sua casa (e na outra partida em casa fez 4 x 0 no Hertha Berlin). Se o trio sul-americano formado pelos argentinos Belluschi e Galletti e pelo brasileiro Diogo, ex-Portuguesa, jogar o que jogou contra o Benfica, o Olympiacos pode ir muito longe nessa Copa da UEFA. O St. Etienne faz péssima campanha na Ligue 1, mas terminou a primeira fase na liderança de seu grupo, e vai precisar contar e muito com os gols de Gomis pra conseguir surpreender e avançar de fase.

Fiorentina x Ajax - É daqueles jogos atrativos só pelo nome, pois são dois times ofensivos, que jogam um futebol gostoso de se ver. A Fiorentina joga basicamente com um 4-3-3, enquanto o Ajax, na ausência de Huntelaar (primeiro por lesão, agora transferido para o Real Madrid), passou a adotar um 4-2-3-1, com o uruguaio Luis Suárez na referência. Os holandeses fazem boa campanha na Eredivisie, ocupando a vice-liderança, enquanto a Fiorentina está em 5º no Calcio, e tenta apagar a horrorosa campanha na Liga dos Campeões, onde venceu apenas um jogo e não deu trabalho algum a Bayern de Munique e Lyon.

Werder Bremen x Milan - No papel, o melhor jogo. E o Milan certamente vai remoer muito o empate contra o Wolfsburg na última rodada, em casa, pois graças ao empate o Milan defrontará uma equipe vinda da Liga dos Campeões. É que esta equipe é o Werder Bremen, o time que certamente se encaixa bem na alcunha de 'time amarelão', então talvez não haja tantos problemas assim. Os italianos são favoritos, mas, a julgar pelos últimos jogos, o Milan está completamente sem um time de verdade. A zaga é completamente ultrapassada, o meio campo na ausência de Gattuso e na atual nulidade de Pirlo acaba inexistindo, e o ataque, apesar de nomes como Inzaghi, Ronaldinho, Shevchenko e Alexandre Pato, não consegue se definir, especialmente porque os brasileiros e o ucrania estão em péssima fase. Mas o Milan tem Kaká...

Zenit x Stuttgart - O atual campeão da Copa da UEFA também precisa apagar a péssima campanha na Liga dos Campeões. Tá certo que ficar em terceiro num grupo com Juventus e Real Madrid não é nenhum demérito, mas o Zenit, que apostava muito nos seus jogos como mandante, simplesmente não ganhou nenhuma partida em casa, nem do BATE Borisov. Mas, a não ser que até o dia do confronto as coisas mudem, os russos vão encarar um péssimo Stuttgart, que ocupa uma ridícula décima colocação na Bundesliga, e já trocou de treinador (Armin Veh por Markus Babbel). Como o Campeonato Russo já terminou, é provável que em janeiro o Zenit perca seus principais jogadores, especialmente Arshavin, que já declarou querer se transferir para um grande centro europeu.

Shakhtar Donetsk x Tottenham - Os ucranianos sonhavam com as oitavas de final da Liga dos Campeões. Venceram sua primeira partida e estavam vencendo a segunda, nada mais nada menos contra o Barcelona, mas nos últimos minutos tomou a virada de forma polêmica, e a partir daí o time desandou, perdeu os 2 jogos seguintes para o Sporting, seu rival direto pela segunda vaga, e perdeu a chance de se classificar. E enfrenta agora um oscilante Tottenham, que já tirou pontos no Campeonato Inglês de Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool, mas não consegue se estabilizar, e essa instabilidade torna o Shakhtar levemente favorito para o confronto.

Os jogos de ida acontecem nos dias 18 e 19 de Fevereiro, enquanto as partidas de volta acontecem no dia 26 do mesmo mês.

Foram sorteados também os confrontos das oitavas de final:



Destaque para um possível confronto entre Milan x Olympiacos e Aston Villa x Tottenham.

Nenhum comentário: